glossário para eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 7 minutos de leitura

Glossário para eventos: 23 significados que precisa conhecer para fazer um evento de sucesso

Existem termos que um organizador de eventos precisa conhecer. Então confira o Glossário para Eventos com os 23 significados principais!


Já sabemos que a estratégia de produção de eventos é muito utilizada pelas empresas que querem ampliar seu conhecimento de marca e ainda gerar novos negócios. Mas ainda existem vários termos que não são conhecidos pela maioria dos profissionais. Então que tal um glossário para eventos?

Neste conteúdo, você vai conferir o glossário para eventos mais completo do mercado, com 23 palavras que são utilizadas no dia a dia de quem enfrenta o desafio de tirar a ideia de um evento do papel e colocar em prática. Conhecer cada um deles pode fazer a diferença para você criar um evento perfeito!

Está preparado? Então confere cada um deles agora!

Lista das 23 palavras que você precisa conhecer no glossário para eventos

1. Coffee break

O Coffee Break é o momento em que o evento faz uma pausa para ter um pequeno intervalo, sempre acompanhado com petiscos para os participantes. Esse é um dos momentos ideais para gerar networking em eventos e ter conversas mais pessoais entre o público.

2. Credenciamento

A primeira etapa de um evento é o credenciamento. Esse é o momento onde os participantes fazem seu check-in, confirmando sua presença e recebendo em troca a sua credencial, mais conhecido como os crachás para eventos.

credenciais CCXP 2018

Imagem das credenciais do evento CCXP 2018

3. Coletor de dados

Nos eventos, a troca de cartões ainda é a principal forma de passagem de contatos. Mas existe uma ferramenta chamada de coletor de dados, que consegue fazer a leitura dos crachás e captar automaticamente todas as informações dos participantes. É a melhor alternativa para otimizar o trabalho dos expositores em eventos.

4. Congresso

No glossário para eventos,  podemos dizer que o congresso é um dos principais tipos de eventos. Sua principal característica é trazer um tema central e uma série de palestras que promovam o debate sobre ele. Também é a oportunidade de apresentar tendências de mercado e novidades para determinado setor.

5. Cupom de desconto

Para conseguir vender ainda mais ingressos, os eventos utilizam os cupons de desconto, que são códigos promocionais ou links específicos que geram uma redução no valor do ingresso. Essa ação consegue converter mais pessoas, que enxergam nos cupons a melhor maneira de conseguir pagar um valor menor.

6. Engajamento

Para que um evento seja um sucesso, é importante que o público participe ativamente das ações propostas dentro do evento. Essa participação e envolvimento é chamado de engajamento. Para alcançar um alto nível de engajamento, é importante criar ações impactantes e que atraiam a atenção do público.

7. Expositor

O expositor é a maneira que chamamos as empresas que possuem um estande dentro dos eventos. Eles sempre aparecem nas feiras de negócios, mas hoje já existem vários eventos que possuem características de um congresso ou até mesmo de uma palestra que possuem expositores presentes. O foco deles é apresentar seus produtos e soluções para o máximo de pessoas possíveis.

estande da mobLee no RD Summit

A  mobLee foi expositor no evento RD Summit 2017

8. Feedback

O feedback pós-evento é a estratégia de realizar uma série de perguntas, usando um formato de enquete por exemplo, que consiga mostrar como foi a percepção do público sobre todas as atividades do evento.

9. Feira de negócios

As feiras de negócios são um tipo específico de evento. Nesse modelo, várias empresas, focadas em determinado setor de atuação, ficam juntas como expositores em um espaço único. Para fechar essa parceria de participação, as empresas atuam como patrocinadores, arcando com um valor de investimento para conseguir marcar presença no evento.

10. Formulário de inscrição

Quando os interessados em participar do seu evento fazem a inscrição, é preciso preencher o formulário de inscrição, que é a série de perguntas feitas para captar o máximo de dados possíveis que servirão de apoio para definir qual o perfil do público do evento. É nesse momento que pode aproveitar o espaço para fazer perguntas que ajudem a definir o que pode fazer de atividades dentro do evento.

11. Happy Hour

No glossário para eventos não poderia faltar o Happy Hour. Para muitos, esse é o principal momento de um evento. O Happy Hour é aquela hora, depois que o evento acaba, que todos os participantes – e até a organização – consegue descontraris. O chopp é um elemento indispensável se quiser gerar uma sensação positiva para todos.

12. Lotes de ingressos

Para a venda dos seus ingressos, é importante que defina as faixas de valores que vão mudando conforme seu planejamento de datas. Cada uma dessas faixas é conhecida como lotes de ingressos.

13. Métricas

Os dados que ajudam a mensurar seus resultados são chamados de métricas. Para os eventos, é importante fazer a escolha certa das métricas que vão realmente mostrar se conseguiu ou não ter sucesso nas suas ações.

14. Networking

A prática do networking é a ação de fazer interações entre participantes dentro do evento. Os canais de comunicação, como o aplicativo próprio do evento, e o relacionamento para troca de informações pode inclusive gerar parcerias e novos negócios dentro do próprio evento.

Baixe o infográfico: Jornada do aplicativo no evento

15. Palestrante

Nos eventos, os palestrantes são as pessoas convidadas ou pagas para apresentar determinado tema, geralmente em formato de palestra, para todos os participantes. São as pessoas responsáveis por disseminar o conteúdo de qualidade que atrai o público.

16. Patrocínio

Para realizar um evento de sucesso, é preciso fazer um bom investimento para tirar suas ideias do papel. E nesse sentido, é fundamental conseguir patrocínio para o evento, que é o valor recebido como investimento de uma empresa, que desprende desse valor para ter a sua marca estampada nas artes e espaços de divulgação do evento.

17. Persona

O conceito de público-alvo já está ultrapassado para os eventos. Hoje é preciso encontrar a sua persona, que é um perfil bem específico com todas as informações e características das pessoas que marcam presença como participantes do evento. Hobbies e interesses devem fazer parte do perfil de uma persona para eventos.

18. Pré-evento

Um evento é criado em etapas. E a fase que antecede o grande dia em si é conhecida como pré-evento. É nesse momento que você deve fazer todo o planejamento e definir objetivos e estratégias que precisa alcançar e cumprir ao longo do evento.

19. Pós-evento

A etapa seguinte a realização do evento é conhecida como pós-evento. O foco dessa etapa é analisar todas as ações e estratégias para avaliar os resultados do seu evento. Então é nesse momento que precisa olhar para todos os objetivos traçados e comparar com os números alcançados.

20. Programação

A lista de atividades que acontecerão no evento é chamada de programação. Desenvolver uma boa programação é essencial para que aumente o interesse do público em participar do evento, já que esse é um dos principais motivos da ida até um evento.

21. QR Code

O QR Code é um tipo de código de barras que pode ser lido por câmeras de smartphones. Ele pode trazer uma série de informações e campos específicos, ou até mesmo uma URL para abrir no navegador. Nos eventos, esse é um dos principais tipos de códigos utilizados nas credenciais. O coletor de leads vai fazer a leitura do código para disponibilizar as informações dos participantes.

22. ROI

Um dos tópicos mais importantes desse glossário para eventos, a sigla ROI representa o Return on Investment (Retorno sobre o investimento). Para eventos, essa é uma das métricas mais importantes para entender se conseguiu ter sucesso com suas estratégias. Ele representa o nível de retorno que conseguiu obter ao avaliar os ganhos em relação aos investimentos feitos para o evento acontecer.

23. Tipos de ingressos

Para fechar nosso glossário para eventos,  sabemos que na maioria que acontece, existem sempre um tipo de ingresso único, mudando apenas o valor de acordo com cada lote. Mas para eventos maiores, é importante saber que existem alguns tipos de ingressos diferentes. Você pode ter um tipo de ingresso que dá acesso a um dia específico, ou um outro do estilo VIP que dá acesso a todos os dias além de outros benefícios.

No blog Eventos de Resultados da mobLee, já falamos sobre esses e vários outros temas relacionados ao mercado de eventos. Então pesquise os assuntos que tem mais dúvidas e encontre os melhores materiais que vão ser o diferencial para fazer o seu evento além de todos esses do glossário para eventos.

Mas já deixamos aqui algumas sugestões de conteúdos que podem ajudar nas suas estratégias para fazer sucesso com seu evento.

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