Ter um site de inscrição para o seu evento é fundamental e você sabe disso. Afinal, um website pode aumentar as suas chances de vender ingressos e aumentar o número de inscritos, além de informar os participantes sobre palestrantes e a programação em geral.
Mas mesmo tendo muitos motivos para criar um site, ele pode ser um desperdício de tempo e dinheiro caso você não analise os resultados.
Os sites são mais eficazes quando possuem um objetivo que, quando analisado, determina seu sucesso ou falha. Sem esse objetivo para guiá-lo, o site do seu evento é apenas para ser bonito e estar presente na web. O que não parece trazer resultados efetivos, não é mesmo?
Pergunte a si mesmo:
- Qual é a ação mais importante que alguém pode realizar no site do seu evento?
- O que justifica sua existência?
Se você disse que o principal objetivo do site do evento é vender ingressos e inscrições, você está certo! Mas, a menos que seu evento tenha o famoso Efeito Disneylândia e se venda sozinho, o seu site precisará ajudar seus participantes no processo de tomada de decisão.
Na verdade, até mesmo grandes eventos que têm esse tal efeito precisam fazer a análise de resultados. Uma divulgação efetiva e o sucesso do evento dependem do acompanhamento de métricas e um ótimo alinhamento de expectativas, canais e objetivos.
Por isso, escrevi sobre as 4 principais métricas que você deve acompanhar no site de inscrição. Confira a seguir!
4 ações que vão fazer a diferença no site de inscrição do seu evento
1. Informações no site
Como eu disse, ter uma ferramenta eficaz não significa somente ela ser bonita.
Os dados e informações precisam estar dispostos de modo que o público consiga extrair o máximo de informações sobre o evento que você está divulgando, como datas e locais.
Além disso, todas as atrações precisam estar presentes no que será oferecido no evento. Por isso, divulgar a programação de eventos é tão importante quanto deixar o nome dos principais palestrantes e ou expositores em evidência.
Abaixo um ótimo exemplo de um site de inscrição que conseguiu informar muito bem os participantes. O evento Leader Conference, para os líderes de mercado, mostrou os seus principais participantes em destaque de forma simples e direta, entre eles: David Neeleman, Arthur Igreja, Marcelo Camorim e Alexandre Prates. Confira:
Imagem: site do Leader Conference
Viu? É simples: você deve pensar na usabilidade do usuário e entender o que ele está buscando de informações no seu site de inscrição.
Mas, cuidado! Uma página que contém muita informação também tende a confundir o leitor. Por isso a importância de sempre manter a organização da mesma, como separar por temas, otimizando assim a navegação.
Para isso, você pode contar com a ajuda de plataformas especializadas em site de inscrição e eventos, como o Promote.
2. O que está por trás do site também é importante: pense no SEO!
Outro ponto muito importante na execução de um site é a otimização de SEO (Search Engine Optimization) que nada é do que um conjunto de técnicas para conseguir potencializar e aumentar a visibilidade do seu site nas buscas orgânicas (sites de busca, como o Google e o Bing).
Nesse momento, o primeiro passo é definir o seu público-alvo, e assim o uso das palavras-chaves para conseguir atrair um fluxo de acesso mais qualificado, buscando gerar mais conversões. E agora que entra o ponto principal: a análise de resultados.
Se você quiser entender mais sobre SEO, acesse esse nosso outro texto que entramos em detalhes: A importância das estratégias de SEO para o mercado de eventos.
3. Atualize sempre!
Um dos principais erros cometidos em ter um site de divulgação é a falta de atualização das informações.
Um site que não é atualizado acabam não entregando as informações e dados necessários para que o participante de fato se interesse em adquirir seu ingresso. Isso afeta principalmente na entrega de valor e interesse para o visitante do seu site.
Afinal, o seu público vai querer se manter por dentro de todas as novidades envolvendo o evento, aumentando a chance da sua estratégia ser mais assertiva e conseguir ainda mais inscritos.
4. Seja atrativo!
Imagens e vídeos sempre são boas estratégias para que o visitante crie ainda mais interesse. Mas lembre-se que essa estratégia deve ser bem planejada, afinal, como já mencionei acima, a poluição visual também é um comum erro entre os sites de eventos.
Isso pode prejudicar o carregamento também o carregamento da página, caso você utilize imagens muito pesadas.
Outra dica importante para o uso de imagens é prestar bastante atenção no direito autorais. Hoje já existem algumas ferramentas que possibilitam o uso de algumas imagens sem custo, mas fique de olho!
Para te ajudar nesse desafio, criamos um texto com os 10 sites de banco de imagens grátis para eventos!
Site de inscrição: o que você aprendeu?
A análise de resultados e métricas do seu site é importante não só para entender se sua divulgação está atingindo o público-alvo, mas também para saber qual estratégia está sendo mais assertiva e quais as principais ações que você pode fazer para melhorar seus resultados.
Ter um fluxo de visitas saudável torna a sua taxa de conversão maior e investir em estratégias que realmente gerem um retorno sobre investimento (ROI) é umas das ações que mais atrai o público.
Se quiser aprender a calcular o ROI de um evento de uma vez por todas, acesse nosso outro artigo no link!
Vou dar uma última dica e ela é uma das mais importantes: seja responsivo! Ter um site responsivo é adequar o layout de um site automaticamente para o dispositivo que ela está usando.
Assim, em todas as tecnologias que o visitante acessar o seu site de inscrição (como smartphones, tablets, laptops, etc.) a navegação não ficará prejudicada, melhorando a experiência do público, tornando eficiente a entrega de informações e facilitando a compra de ingressos.
Espero que tenha gostado das dicas! Nesse outro texto damos algumas dicas, simples e avançadas, para fazer o site do seu evento ainda melhor. Corre lá e confira!
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