Marketing | 5 minutos de leitura

Aprenda a calcular o ROI de um evento de uma vez por todas!

Pronto para aprender a calcular o Retorno sobre o Investimento do seu evento? Nós mostramos pra você!


Evento realizado, chegou o momento de mensurar os resultados. Eis então que uma dúvida comum surge: como posso calcular o retorno de um evento? A resposta está no indicador ROI (Retorno sobre o Investimento, na tradução livre).

Basicamente, o ROI permite que a empresa saiba quanto dinheiro está ganhando ou perdendo com cada investimento. Este indicador, originário da área de finanças, pode ser aplicado em campanhas de marketing, estratégias de retenção de clientes, treinamentos de vendas e, é claro, em eventos.

O que é o ROI de um evento?

O ROI de um evento é todo o valor investido na organização e divulgação sobre os ganhos provenientes da venda de ingressos e produtos.

Porém, para se calcular o ROI de um evento é preciso levar em consideração diversos aspectos, como a definição dos objetivos durante o planejamento.

Por exemplo, caso o objetivo seja vender o maior número possível de ingressos, então o ROI será calculado baseado nos resultados de bilheteria e no consumo.

Por que calcular o ROI de um evento?

Eventos que contem com parcerias e patrocinadores ou que esperem algum retorno dos participantes devem manter um registro de métricas dos resultados para avaliação.

Dessa forma será mais fácil, na elaboração de uma próxima edição, consolidar novas parcerias e patrocínios ou então convencer os gestores da empresa de que investir no evento será uma boa estratégia para os negócios.

Apesar de sua importância parecer bastante óbvia, muitas empresas ainda não adotaram esse indicador para descobrir se vale a pena ou não continuar investindo naquela feira de tecnologia ou naquele evento corporativo.

Como calcular o ROI do seu evento?

O cálculo é bastante simples: é só subtrair o investimento inicial do ganho obtido e o resultado dividir pelo valor do investimento inicial.

Imagine que você investiu R$ 50 mil e teve um retorno de R$ 250 mil. Ao aplicar a fórmula do ROI temos que R$ 250.000 – R$ 50.000 / 50.000 será igual a 4. Portanto, o retorno foi de 4 vezes o investimento inicial.

Caso o resultado tivesse sido 0, isso significaria que o evento se pagou, mas não obteve retorno financeiro.

Há outras métricas que compõem o ROI?

Sim, existem diversas métricas que podem ser utilizadas, mas para saber quais são as melhores antes é preciso analisar qual é o objetivo do evento.

O ideal é que haja apenas uma meta principal e, no máximo, duas secundárias, para permitir que os esforços sejam mais focados e evitar que se atire para todos os lados.

E quando o valor do evento é intangível?

Como avaliar eventos em que não há venda de produtos ou serviços, somente a demonstração e exposição ou ainda apenas networking? Confira!

Participação no evento

Uma maneira de mensurar pode ser por meio das pessoas que participaram do evento ou então que visitaram o estande da empresa.

Apesar de isso poder ser feito manualmente, por meio de cartões de visita, por exemplo, é preferível optar por outras formas mais tecnológicas, como os leitores de QR codes disponíveis nos crachás. Inclusive essas tecnologias permitem integração com softwares de gerenciamento de relacionamento com clientes, tornando o trabalho mais automatizado.

Questionários e entrevistas

Aplique questionários e faça entrevistas com os participantes. Pergunte quanto de conhecimento foi agregado, quais foram as percepções deles sobre o que foi tratado, que sentimentos foram despertados, se o evento culminou em algum tipo de compromisso ou intenção com a empresa, entre outros questionamentos.

Redes sociais

Monitorar as redes sociais antes, durante e depois do evento é uma alternativa para captar as respostas das perguntas que citamos no tópico acima.

As hashtags, por exemplo, permitem que você acompanhe de forma rápida e simples as opiniões e engajamento do público. Quando um participante tuíta a fala de algum palestrante, por exemplo, isso pode demonstrar satisfação. Já comentários falando sobre sono são um sinal de que a palestra pode não estar tão interessante assim.

App para eventos

Os apps para eventos estão se tornando cada vez mais populares. E não é para menos. Além de todas as facilidades geradas aos participantes, eles ainda produzem relatórios em tempo real aos organizadores e fornecem uma quantidade enorme de dados, que podem ser utilizados para calcular o ROI de um evento.

Como converter informações sobre os participantes em ROI?

É impossível falar sobre ROI e não abordar a importância da boa utilização das informações dos participantes do seu evento.

Converter as informações do seu público em retorno financeiro não é tão difícil quanto parece e pode ser feita de diversas maneiras.

Umas delas, por exemplo, é na contratação de atrações de grande renome, forma bastante eficaz de gerar buzz. Por ser uma aposta de risco, o acesso a dados mais específicos e também aos interesses dos participantes de seu evento é fundamental.

Aproveite o momento da inscrição para criar uma lista propositiva de interesses e pedir que o participante escolha alguns. Dessa forma você conseguirá as informações que precisa e garantirá a escolha da melhor atração, a que atrairá mais a atenção do público e gerará mais buzz para o seu evento.

É possível maximizar o ROI de um evento?

Claro! Lembre-se de que os eventos são uma excelente oportunidade para ficar frente a frente com a sua persona, ouvir suas necessidades e estudar seu comportamento.

Quando planejada corretamente, esse tipo de estratégia tem o poder de gerar, de uma só vez, mais clientes potenciais, por exemplo, do que em vários meses de trabalho de uma equipe comercial, dependendo do setor e do produto ou serviço que a empresa oferecerá.

Isso sem mencionar a mídia espontânea em jornais e canais de TV e rádio, o buzz nas redes sociais, entre outros.

Mas não se esqueça: para conseguir um bom retorno sobre o investimento em eventos, não basta apenas uma boa execução, é preciso um bom planejamento. Portanto, defina metas e bole um plano para atingi-las, não deixando de focar em um ponto estratégico.

Agora que você já aprendeu como calcular o ROI de um evento de uma vez por todas, siga nossas redes sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter) e acompanhe diversos posts interessantes sobre o universo dos eventos.


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