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Organização de eventos, Tendências em eventos | 9 minutos de leitura

Efeito Disneylândia: aprenda com os eventos que fizeram a magia acontecer

Já conhece o Efeito Disneylândia? Esse é um conceito baseado na experiência incrível para o público. Veja os eventos que fazem na prática!


Você já sabe o que é o Efeito Disneylândia? Então está no lugar certo para saber tudo sobre essa ação! Bom, se existe uma empresa que sabe muito bem manter e cativar seus clientes felizes, essa empresa sem dúvidas é a Disney, concorda?

É claro que proporcionar uma ótima experiência ao cliente pode parecer uma tarefa fácil para o “lugar mais feliz do mundo”, mas o que a Disney faz vai muito além do que encantar visitantes e fazer waffles do Mickey Mouse.

O que? Bem, vamos lá.

No livro Be Our Guest, temos a informação de que 70% dos visitantes da Disney que passam pela primeira vez retornam ao parque temático. Um número surpreendente quando imaginamos que isso poderia estar acontecendo em nossos eventos também.

Imagine só: mais da metade dos participantes esperando pela próxima edição do seu evento e dando a certeza de que voltariam a participar. Seria um sonho ter essa previsibilidade e vender ingressos ainda mais assertivos? Com certeza!

Leia também: Decole as vendas dos seus ingressos (Infográfico)

Mas você acha que isso é apenas por causa das montanhas-russas divertidas e a chance de dar um abraço no Mickey Mouse? Ou por causa das experiências notáveis ​​e do serviço de alta qualidade que eles fornecem aos seus clientes? Eu fico com a segunda opção.

Quais resultados a Disney consegue ter de retorno ao criar uma experiência marcante?

Toda essa experiência proporcionada pela Disney refletem em alguns números incríveis para a empresa. Dá só uma olhada:

E por que você acha que a experiência que a Disney proporciona é tão boa a ponto de atrair tantos visitantes novamente aos parques? Por que acontece esse aumento de receita considerável ano após ano?

Porque eles não pensam apenas em ter produtos e atrações incríveis. Os colaboradores que trabalham na Disney não são chamados de funcionários, mas sim de membros do elenco. Além disso, os clientes e visitantes também ganham um nome diferente: são convidados.

Há um motivo para isso!

Isso dá uma sensação de que eles estão fazendo um show e o trabalho deles é passar para os visitantes do parque que não apenas fazem parte do espetáculo, mas são o motivo dele ser um sucesso.

Mas o que isso tem haver com eventos? O que o Efeito Disneylândia pode ajudar na gestão e no planejamento do grande dia? Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Gif animado no Mickey

O que é o Efeito Disneylândia?

Em qualquer segmento, causar uma boa impressão é fundamental para aumentar a expectativa e conquistar o público. E se você é um organizador de eventos, sem dúvidas quer tornar a experiência dos seus participantes única e excepcional, custe o que custar.

O Efeito Disneylândia é exatamente sobre isso: causar aquela sensação “wow” e conquistar o participante do seu evento, oferecendo uma experiência incrível e garantindo que ele volte nas próximas edições. Além disso, você garante que seus participantes também sejam seus promotores.

E você sabe como fazer isso? Bem, observe.

Walt Disney recusou-se a construir um prédio administrativo na Disneylândia. Sua resposta? “Eu não quero vocês sentados atrás de escrivaninhas. Quero vocês no parque, observando o que as pessoas estão fazendo e descobrindo como podem tornar o lugar mais agradável para elas”.

Esse é o diferencial: a equipe da Disney não apenas observa, mas também procura ativamente descobrir como eles podem atender melhor seus convidados.

Para isso, eles realizam pesquisas reais com os visitantes e mantêm grupos de discussão e enviam cartas e e-mails para coletar feedbacks. Eles fazem tudo o que podem para descobrir mais sobre seus clientes e como melhorar as coisas.

Leia também: Organização de eventos: 3 dicas da Disney para encantar clientes.

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Ficou com vontade de criar esse Efeito Disneylândia em seus eventos? Quer entender como fazer isso na prática? Calma, temos 6 grandes exemplos de eventos que souberam fazer o momento wow acontecer! Confira abaixo:

6 eventos que fizeram a magia acontecer

Mas para encontrar técnicas de como fazer a magia de fato conquistar seus participantes, nada melhor do que ver exemplos práticos de eventos que acertaram em cheio, não é mesmo? Confira abaixo alguns grandes nomes e o que fizeram de tão incrível:

1. Rock in Rio

O fundador Roberto Medina criou algo totalmente novo com o Rock in Rio: foi o pioneiro do entretenimento brasileiro. E não foi apenas aqui no Brasil não! O sucesso do evento foi tanto que já fez oito edições em Portugal, três em Madri e uma em Las Vegas!

Mas o que o festival tem de tão diferente? Experiência.

Além de reunir grandes nomes como Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Queen, Guns n’ Roses, Stevie Wonder, Bryan Adams e Metallica, o evento reúne uma série de atrações desde o parque de diversões e tirolesa até foods trucks e brindes.

Observe alguns números incríveis do evento:

  • 19 edições desde 1985;
  • 2.038 artistas;
  • 9,5 milhões de pessoas na platéia;
  • 75 mil árvores doadas para a Amazônia;
  • 212,5 mil empregos gerados;
  • 12 fãs online;
  • 112 dias de magia desde 1985.

Ficou com vontade de ir? Confira abaixo o que aconteceu no último evento e fique ligado no início da venda de ingressos!

2. SXSW Conference & Festivals

Todos os anos desde 1987 centenas de milhares de pessoas viajam para a cidade de Austin, no Texas para participar do SXSW, evento que dura 10 dias e oferece aos participantes três eventos principais:

  • SXSW Film: um festival de cinema;
  • SXSWi: um festival tecnológico ou “interativo”;
  • SXSW Music Music: um festival de música.

Há surpresas e muitos shows em todo o festival. Além de grandes marcas oferecendo comida e bebida de graça, brindes e grandes celebridades que aparecem de surpresa.

Veja o resumo do evento no vídeo a seguir:

3. Web Summit

Você já ouviu falar do Web Summit? Não? Então você está deixando de acompanhar uma principais conferências de tecnologia do mundo e, atualmente, um marco inegável em todas as agendas de grandes lideranças.

Estes são os principais números do Web Summit:

  • Mais de 70.000 participantes;
  • Mais de 1.200 caixas de som;
  • 68% dos participantes são gerentes e gestores;
  • Mais de 2.600 jornalistas;
  • Participantes que representam mais de 170 países.

O sucesso em torno do Web Summit pode ser um dos maiores de todos os tempos, mas faz sentido. Desde as palestras até tópicos específicos sobre indústrias e startups, o evento é incrível.

É claro que é difícil ver tudo o que queremos, mas uma coisa é certa: os participantes do Web Summit sentirão que estão perdendo muita coisa (e provavelmente perderam) se não estiverem presentes a cada ano. Todos deixam o evento com muito mais experiência, inspiração, conexão e energia.

Veja um pouco do que o evento pode proporcionar:

4. Tomorrowland

A música pode ser um espetáculo que completa perfeitamente a sua viagem para a Bélgica. Isso se você gostar de música eletrônica, é claro. Mas para os que não gostam, a Tomorrowland também é uma opção para quem quer conhecer um mundo totalmente mágico e encontrar um verdadeiro show.

A popularidade do Tomorrowland acontece desde que foi lançado em 2005, com 400 mil visitantes já no ano de estréia.

O festival eletrônico de música de dança tornou-se um evento imperdível que, para muitos participantes, inclui petiscar comidas orgânicas relaxar em uma cabana de luxo ou participar de uma aula de ginástica e crossfit.

O evento está entre os melhores festivais de música com experiências únicas que vai muito além dos artistas principais.

O DJ Armin van Buuren disse à CNBC que “O Tomorrowland vai além de um festival, é um grande evento musical que combina um parque temático, gastronomia e um evento cultural.”

5. Super Bowl

O Super Bowl é um evento anual do campeonato da National Football League (NFL). Parece ser um evento para um público específico, não? Calma! Ele é o evento esportivo mais popular dos Estados Unidos e pode ser mais cultural do que você pensa.

Grandes empresas gastam uma quantia desproporcional do seu orçamento de marketing em publicidade durante o Super Bowl. Com um anúncio de apenas 30 segundos, são cobrados mais de US$ 5 milhões.

Mas esse investimento parece valer a pena, pois assistir aos comerciais do Super Bowl tornou-se um fenômeno cultural no mundo inteiro.

Muitos programas de rádio, canais de streaming na Internet e outros profissionais de mídia ficam na função de revisar e classificar os anúncios do Super Bowl. Afinal, um número bem significativo de consumidores assistem ao evento, não só para o jogo em si, mas para ver os comerciais e os shows.

Falando nisso, além da programação comercial intensiva, existem os shows do intervalo, que – diga-se de passagem- são um espetáculo por si só. Confira abaixo os melhores shows de intervalo do Super Bowl:

Então, por que o Super Bowl é tão popular? O que há neste jogo, entre os muitos outros, que faz com que seja tão importante “ver” para tantas pessoas? Existem várias razões para isso, algumas delas relacionadas à estrutura social. Uma delas, é claro, nós sabemos: a experiência.

6. RD Summit

Quer um grande exemplo de quem sabe fazer o público ficar com “gostinho de quero mais”? Sem dúvidas, o RD Summit! E não foram só os participantes que sentiram esse efeito na pele.

Sujan Patel foi um dos palestrantes do RD Summit de 2016 e contou um pouco como foi a sua experiência em seu texto: Efeito Disneyland – como as empresas podem lançar conferências de sucesso. Ele foi escrito em inglês, mas vale a pena a leitura!

Leia um trecho que Patel fala sobre o Efeito Disneylândia causado pelo RD Summit: “Eu chamo o que experimentei na RD Summit o “efeito Disneyland” porque realmente parecia que a equipe tinha saído de seu caminho para atender a todos os detalhes possíveis. Eles tinham comediantes para entreter os participantes, e caminhões de comida na mão que tornavam possível obter comida de uma maneira nova e diferente, mas em última instância conveniente. Tudo estava incrivelmente bem organizado, mas se eu tivesse uma pergunta, havia alguém lá para me ajudar – como há na Disneylândia.”

O sucesso do evento foi tanto que foram feitos eventos itinerantes para divulgar e gerar ainda mais vontade e expectativa nos participantes. Conheça um pouco do RD on the Road e a tecnologia empregada em todos os eventos para gerar mais engajamento e valor aos expositores e patrocinadores.

A Disney é toda sobre a criação de experiências. Mas não qualquer experiência. Eles sempre criam magia. Qualquer outra coisa é inaceitável.

Como é mencionado no Be Our Guest, toda empresa lá fora está voltada para o cliente: “todo mundo precisa saber como criar uma mágica de serviço”.

Além disso, “… estamos em uma nova era de competição que eles chamaram de Economia da Experiência. Bens e serviços são simplesmente adereços para envolver os clientes nesta nova era. Os clientes querem experiências memoráveis ​​e as empresas precisam se tornar participantes de experiências. ”

E aí? Preparado para encantar os participantes do seu evento e causar o Efeito Disneylândia em todos eles? Espero que tenha se inspirado! E se está pronto para levar seus eventos a outro nível, venha conhecer as tecnologias e soluções que a mobLee pode proporcionar para você! Agende um bate-papo clicando no banner abaixo:

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