Organizar eventos é um projeto de longo prazo, trabalhoso, dá dores de cabeça e sempre surge um imprevisto. Mas mesmo com toda essa correria, o evento tem que estar perfeito no dia e hora marcados para acontecer. Caso contrário, o nome do evento e da empresa podem ser prejudicados.
E mesmo com tudo em ordem no dia, além dos infinitos fatores que influenciam no sucesso no evento, uma das maiores preocupações dos organizadores é conseguir “lotar a casa” e dar sold out (esgotar a venda de ingressos).
Por isso, um problema recorrente é não ter previsibilidade das vendas. E isso é resultado de uma série de fatores como colocar valores de ingresso sem um real planejamento e, nas vésperas do evento, abaixar muito a fim de lotar o local e chegar na expectativa de público esperada.
Para te ajudar a atrair ainda mais participantes, aqui vão 4 dicas para que você bata a sua meta de inscritos.
1. Comece a vender assim que possível
A única certeza que todos os ingressos serão vendidos, é vendendo! Por isso, assim que possível coloque o site no ar e divulgue sua programação, palestrantes, atrações e promova benefícios como desconto já nos primeiros lotes, como melhores lugares nas salas, momento com o palestrante ou qualquer outra ação que passe pela sua cabeça e seja vantajosa para quem está comprando a experiência de participar do seu evento. Mas não esqueça: faça tudo com planejamento. De nada adianta sair colocando promoções sem planejamento a longo prazo. Sempre pense no impacto que cada ação terá.
Uma boa dica é promover ações com especialistas que estarão no seu evento, para isso: realize webinars e divulgue para o seu público. Esta é uma forma tanto de gerar autoridade e passar uma prévia do que acontecerá no evento quanto de despertar maior interesse no público, sempre pensando no interesse que desperta em participar do evento.
2. Use estratégias voltadas às redes sociais e influentes
Todo mundo está nas redes sociais. Até mesmo você, talvez tenha chego aqui através de uma postagem! Por isso, esteja sempre próximo e presente onde seu público está! Divulgue onde ele costuma acompanhar notícias e desperte o interesse através de influenciadores na área do seu tema.
Muito provavelmente os participantes do seu evento já foram em edições passadas ou já conhecem a reputação do seu evento, mas no caso de não ser nenhuma dessas duas opções, há grandes chances de descobrir o seu evento através do Facebook, Twitter, Instagram ou até mesmo o WhatsApp.
Já que você conhece o público que quer atingir, participe de grupos do tema do evento, utilize #hastags para ampliar o seu alcance, faça promoções envolvendo os modos“curtir”,“comentar” e “compartilhar”.
Além disso, você pode firmar parceria com veículos e influentes do seu nicho. Já pensou em convidar o palestrante principal para falar um pouquinho sobre a expectativa dele em relação ao evento e depois divulgar nos canais de parceiros?
3. Contrate empresas que são autoridades quando se trata de eventos
Parece óbvio, eu sei, mas muitos organizadores de primeira viagem acabando batendo no peito e enfrentando sozinhos a responsabilidade de organizar um evento. Recomendo não fazer isso!
Não abra mão de um equipe especializada e que o poupará de infinitos problemas. Você pode buscar agências ou freelancers para os mais diversos tipos de trabalho, e ter opinião de pessoas que vivem de organizar eventos, que já tem parcerias, cronograma de planejamento que além de saberem precificar, conseguem montar o evento muito mais rápido (dado as devidas proporções).
Nos dias de hoje, não dá para deixar passar e assumir a responsabilidade sozinho ou com pessoas que não tem a mínima expertise no que estão fazendo. O trabalho feito de maneira estratégica e profissional, envolvendo profissionais formadores de opinião e especialistas no mercado, com certeza contribuirá para aumento de vendas e elogios ao final do evento.
4. Acompanhe métricas e entenda de onde está vindo seu público
É super fácil você desenvolver um site intuitivo, bonito, ter botões de inscrição, um cronograma para postar nas redes sociais, compartilhar o evento através de parceiros. Mas de que adianta se você não entende o comportamento dos participantes?
Saber como as pessoas estão encontrando o evento, quantas estão demonstrando interesse, em qual parte do site estão convertendo mais e qual canal está sendo mais efetivo é de suma importância para que você consiga traçar uma estratégia a fim de bater a meta de inscrições.
Quero saber mais sobre métricas em eventos
Tendo em mente a estimativa de público e acompanhando diariamente o número de inscritos, você conseguirá comprovar a efetividade da sua estratégia.
Não deixe para tomar um susto ou uma ação no mês anterior ao evento! Acompanhe diariamente sua meta, o número total de inscritos, os interessados e os canais mais assertivos. Você não conseguirá tomar ações com clareza se não tiver números para se basear.
Utilize um Sistema de Gestão Empresarial Online
Os Sistemas de Gestão Empresarial Online são softwares que trazem soluções completas e integradas que ajudam na gestão financeira do seu evento e auxiliam suas vendas. Fazendo a gestão de vendas com precisão das informações que necessita para elaborar cada evento, além de otimizar o tempo e desempenho dos vendedores.
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