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Patrocínio em eventos | 5 minutos de leitura

Como atrair e montar uma equipe de vendas para seu o evento?

Uma boa equipe de vendas é essencial para o sucesso do seu evento. Entenda tudo sobre o assunto!


O sucesso de um evento também está atrelado ao time contratado para trabalhar na ocasião. Afinal, é ele que lida diretamente com os participantes. É nesse cenário que surge a importância de selecionar bem os colaboradores, principalmente para grandes feiras, cujo principal objetivo é fechar negócios e firmar parceiras.

Para ajudá-lo a lidar com essa questão, mostramos algumas dicas práticas e efetivas de como montar uma equipe de vendas para esse momento especial. Confira:

Estabeleça o perfil desejado

O primeiro passo para obter êxito nessa tarefa é definir o perfil ideal da vaga. Determine, nesse aspecto, quais são as habilidades que o colaborador deve possuir.

Claro que existem certas características que são essenciais nos vendedores, como ser comunicativo, cordial, educado e entusiasmado. Mas é preciso ir além disso. Lembre-se de que o intuito é traçar um quadro completo, abrangendo as particularidades.

Então, nada de observar somente os atributos do candidato ou apenas o currículo. Observe todos os fatores, verificando a experiência, a personalidade e até mesmo o fator acadêmico.

Além do mais, tenha em mente que, para estabelecer um perfil apropriado, é fundamental levar em consideração o público-alvo, garantindo que haja a contratação de uma equipe que seja compatível com os participantes.

Pense nos locais de divulgação

Outro ponto que merece atenção redobrada é o local de divulgação da vaga. Vale desde panfletos em universidades, anúncios em jornais, avisos nas redes sociais ou notas em sites especializados.

É importante frisar, nesse aspecto, que cada um desses meios tem um público distinto. Pessoas mais jovens, por exemplo, estão mais conectadas às redes sociais, enquanto adultos de certa idade não abrem mão do jornal diário.

Então, não caia no erro de achar que, quanto mais locais onde divulgar, melhor. Afinal, com essa ideia existe grande chance de o anúncio da vaga não chegar aos profissionais com o perfil desejado.

O recomendado é repercutir nos canais que dialogam diretamente com os candidatos pretendidos. Essa é a maneira mais efetiva de obter sucesso no processo de recrutamento.

Defina o processo seletivo

Não há como falar em montar uma equipe de vendas eficiente sem citar a questão do processo seletivo. Afinal, para conhecer bem o candidato é preciso ter um mínimo de contato, concorda?

Por isso, é fundamental pensar nas etapas da seleção. Será realizada apenas uma entrevista diretamente com o gestor ou existirá mais fases, como uma dinâmica em grupo?

Que tal, por exemplo, criar uma atividade na qual o candidato deve simular a abordagem a um participante do evento? Assim, é possível ter uma noção da postura e até mesmo do desempenho do profissional.

Não existe uma regra. O importante é definir um processo capaz de conhecer melhor cada candidato, certificando-se de que ele atenda as necessidades da empresa e do público.

Aposte em treinamentos

Já ouviu falar que pedras brutas podem se transformadas em joias raras quando lapidadas? Esse mesmo raciocínio vale para as pessoas. Às vezes, basta realizar treinamentos para tornar o candidato um profissional de destaque.

Além do mais, ao investir nessa estratégia, a equipe de vendas estará realmente qualificada, possuindo todos os macetes e técnicas para efetivar negócios durante o evento e, claro, para proporcionar uma experiência incrível para os participantes.

Lembre-se, ainda, que os treinamentos são capazes de manter o time alinhado com as estratégias e os objetivos organizacionais.

Outro ponto positivo de tal recurso é o aprimoramento dos saberes. Com os treinamentos, os profissionais vão se tornar ainda mais capacitados, ampliando o conhecimento de forma geral.

Reaproveite talentos

Já analisou a possibilidade de aproveitar os talentos da empresa contratante em vez de selecionar novos colaboradores para o evento?

Além de ser uma alternativa financeiramente mais viável, essa opção torna o processo muito mais prático e fácil.

Que fique claro, nesse aspecto, que os colaboradores que já atuam na firma conhecem todas as metodologias e se identificam com os valores da marca.

Como estão em sintonia com os procedimentos, ele conseguem obter melhores resultados, formando uma equipe que realmente veste a camisa da organização.

Estimule a cooperação

Não basta ter etapas bem definidas, apostar em treinamentos e contratar profissionais de vendas diferenciados, sem estimular a cooperação.

O resultado da falta de colaboração é um time desentrosado que, às vezes, vai competir com integrantes da própria equipe, acreditando que existe um vitorioso.

Esse pensamento é equivocado, uma vez que o sucesso coletivo é mais importante do que o êxito individual.

Para não ter erro, incentive a cooperação entre os colaboradores. Mostre que cada um não só pode como deve ajudar o próximo.

Caso uma pessoa do time esteja com dificuldade de fechar determinada venda, por exemplo, outro funcionário da equipe pode tentar ajudá-lo, desde que respeite os limites e não tire a autoridade daquele que já começou o atendimento.

Seja objetivo nas informações

É vital ser claro e direto com o pessoal, esclarecendo todos os pontos que podem gerar dúvidas. Não esqueça de perguntar se está tudo entendido ou se alguém quer esclarecer alguma questão. Não deixe que o evento comece sem antes ter essa conversa com o time de colaboradores.

Mas não confunda objetividade com pressa. Certifique-se de que as informações estão sendo transmitidas adequadamente, tendo cuidado na pronúncia de cada palavra. Afinal, com a correria do evento, é natural sentir certa pressão nos momentos finais, o que pode afetar até mesmo a qualidade da comunicação.

Além do mais, tenha em mente que, com educação e respeito, é possível montar e manter uma equipe de vendas campeã, que vai colher bons frutos. Não se esqueça que organização é a palavra-chave para conquistar resultados positivos — independentemente do contexto.

Não menos importante é a questão das ferramentas disponibilizadas. Garanta que o time tenha em mãos todos os recursos necessários para realizar o trabalho com excelência durante o evento. A tecnologia, nesse aspecto, é uma forte aliada.

Agora que já sabe como montar uma equipe de vendas efetiva, que tal curtir a gente nas redes sociais (FacebookTwitterInstagram e LinkedIn)? Assim você ficará a par das novidades do mercado, sabendo como criar eventos inesquecíveis, tornando-se referência na área!


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