imagem de três bulldog francês
Cases de Sucesso de eventos | 7 minutos de leitura

Triplicar a equipe: os principais desafios do crescimento de uma startup

Conheça os principais desafios da área de Gestão de Talentos no crescimento da equipe


Quem trabalha direta ou indiretamente com Recrutamento e Seleção sabe a quantidade de desafios envolvidos em uma contratação. Não é nada fácil gerenciar as expectativas, tanto da empresa quanto dos candidatos, conciliar as agendas para as etapas do processo, entender qual perfil você precisa buscar, qual o melhor canal de divulgação para cada área, e assim por diante. Se uma vaga aberta já traz por si só todos esses desafios, já imaginou triplicar a empresa em número de pessoas?

Aqui na mobLee estamos passando por esse momento e espero poder contar um pouquinho de quais tem sido nossos erros e acertos ao longo deste processo.

Sobre a mobLee

O projeto da mobLee começou em 2011 e, como toda startup, começou pequenina, tanto em processos e clientes, quanto em número de pessoas. No início de 2017 tínhamos oficialmente recebido o investimento da Bzplan e, com isso, várias necessidades foram surgindo. Uma delas, foi a de crescer a equipe para conseguir atingir os resultados esperados. O plano era sair de 11 colaboradores para 51 até Dezembro, ou seja, tivemos que triplicar a equipe em 6 meses. Pensando nesse cenário, compartilho quais tem sido os principais desafios .

Encontrar candidatos com a experiência necessária

Trazer o candidato com a experiência necessária é um dos maiores desafios porque, para o nosso momento, nem sempre o candidato mais experiente é a pessoa que vai fazer a diferença na nossa equipe. “Como assim? Então a mobLee não quer pessoas com experiência?” Claro que queremos, mas o ponto fundamental é que muitos dos nossos processos ainda estão sendo construídos, repensados e reformulados o tempo todo então, em um cenário de tantas transformações, mais importante do que ter ou não experiência no que se faz é ter a capacidade de criar e a resiliência e a humildade de mudar!

A experiência nos ajuda muito quando já temos processos totalmente definidos, caminhando bem e dependendo apenas do sucesso na execução. Mas hoje, mais do que nunca, precisamos de pessoas que queiram fazer diferente, que sejam inquietas e curiosas, que questionem os processos e sejam críticas com suas atuações. Porém, entendemos que a experiência em alguns cargos é primordial para o nosso sucesso, então, temos buscado mesclar as equipes e definir bem os papéis para potencializar ainda mais o que há de melhor em cada um desses perfis.

Definir com clareza o papel da contratação na equipe

Por mais óbvio que pareça é muito difícil saber o que se precisa, quando você ainda não o tem. Com o nosso crescimento acelerado, precisamos criar novos cargos, com responsabilidades que até então estavam na mão de poucas ou, até mesmo, de nenhuma pessoa. Nesse processo de passagem de bastão, tínhamos um ótimo plano na teoria, mas que precisava se provar na prática. Abrimos as vagas, selecionamos pessoas alinhadas com o perfil pensado mas, com o tempo, descobrimos que alguns deles não eram o que precisávamos. Alguns até estavam alinhados com as expectativas, mas o perfil era restrito apenas àquele momento de empresa e, como eu já mencionei, passamos por uma fase em que o que era necessário ontem não é necessário hoje. Assim, tivemos que lidar com a troca de pessoas da equipe, com reformulação de tarefas e, até mesmo, com exclusão de cargos.

É realmente muito frustrante ver na prática que algo que parecia tão coerente não é, mas ao mesmo tempo, crescemos muito com cada erro. Aprendemos a definir com mais clareza as contratações, a considerar mais o risco e, principalmente, a repensar sempre qual perfil de time queremos construir. Ainda estamos aprendendo muito sobre valores e competências que nossos candidatos precisam ter, mas garanto que já aprendemos muito sobre quais valores eles não podem deixar de ter!

Trazer os candidatos no tempo certo

Confesso que, pessoalmente, esse tem sido o meu maior desafio. Antes da mobLee eu não tinha trabalhado em uma startup, não conhecia o mercado tão profundamente e nunca fui tão envolvida em uma meta de faturamento como agora. Mas, apesar de ser uma responsabilidade muito grande, é muito valioso presenciar esse crescimento, que tem sido não só em número de colaboradores mas, também, em reconhecimento da mobLee no mercado. E esse reconhecimento caminha lado a lado com o desafio de trazer os candidatos no tempo certo uma vez que, quanto mais a empresa é conhecida, mais potenciais candidatos conhecem a empresa e nossas vagas.

Contratar no tempo certo depende basicamente de uma coisa: ter um pipeline de candidatos linear. Nossas metas de contratação são mensais e isso significa que temos que ter sempre candidatos em todas as fases do processo de seleção e, principalmente, chegando até as nossas vagas com frequência. Neste cenário ainda é preciso administrar não só o aceite dos candidatos, mas o real início deles na mobLee, uma vez que muitos precisam vir de mudança para Floripa ou cumprir aviso nos empregos em que estavam. É sabido que o inbound recruiting é a melhor forma de manter essa consistência de candidaturas de vagas e temos tentado aos poucos aplicar algumas ações neste sentido, porém este é um dos nossos processos que precisa ser melhorado.

Encontrar candidatos alinhados com a nossa cultura

Posso ser suspeita para falar, mas poucas vezes vi uma empresa com uma cultural tão forte e particular como a mobLee. Acredito que por ser da área de RH esse sempre foi um ponto que eu observei muito nas organizações e, principalmente, que é decisor na minha produtividade se tornando, assim, decisor no que diz respeito à minha permanência em uma empresa.

Vim para mobLee em fevereiro de 2017, com o enorme desafio de estruturar os processos da área de Gestão de Talentos, além do fato de estar há apenas 1 mês morando em Floripa. Logo de cara a cultura me encantou! Fiquei perplexa quando vi como os valores eram realmente incorporados ao dia a dia da empresa e, o mais incomum, era que eles não estavam nas paredes, como costumamos ver em outras empresas, eles simplesmente permeavam o grupo e todas as tomadas de decisão com muita naturalidade. Nosso CEO, André Rodrigues, fala muito bem disso no artigo: Definindo cultura: o aspecto mais importante de uma empresa que se prepara para escalar.

Na minha primeira semana já sabia que um papel fundamental do meu cargo seria cuidar e resguardar muito a cultura da mobLee com o aumento de contratações que viriam. O entrosamento do time precisava continuar e os valores precisavam ser respeitados. É óbvio que o crescimento da empresa traz de maneira inerente muitas mudanças, mas adoro uma frase que diz “Troque suas folhas mas não mude suas raízes” (Autor Desconhecido). A mobLee está crescendo, se tornando uma versão melhor de si mesma, mas fiel às suas crenças e valores.

Por isso, quando se trata de contratações, buscamos ao máximo alinhar a cultura dos candidatos com a cultura da mobLee, temos inclusive uma etapa do processo seletivo específica pra isso, uma entrevista em que um dos nossos C-Levels conversam com os candidatos sobre os valores, código de cultura e expectativas. Se o candidato não demonstrar estar alinhado com nosso jeitinho, não importa o quão bom ele é tecnicamente, ele não terá espaço em nossa equipe.

Como lidar com os que já estão no time

Até agora, tudo que tenho pontuado ao longo do texto diz respeito a como atrair as pessoas certas, mas mais importante do que contratar, precisamos reter nossos talentos. Como comentei na introdução, a área de Gestão de Talentos é bastante nova e as demandas de seleção ocupam muito minha rotina, sobrando pouco tempo para novos projetos. Porém, com o crescimento acelerado, comecei a me preocupar grandemente com a retenção, apesar do nosso turnover de desligamentos ser bastante baixo.

Nesse sentido, entendemos que uma peça chave na retenção de talentos são as lideranças pois são elas as principais responsáveis por desenvolver e orientar as equipes, por isso, estamos investindo em programas de liderança para que os nossos líderes se sintam seguros e preparados para lidar com o nosso crescimento.

Outra medida que tomamos para conseguir focar em novos projetos foi a contratação de mais uma pessoa para área de Talentos. Desta forma, eu consigo dividir as atividades de Seleção com alguém e consigo focar mais em políticas de retenção e desenvolvimento.

imagem de um buldogue frances trocando de fantasias

Conclusão

Quando olho para trás e vejo o quanto a mobLee cresceu nestes sete meses em que estou na empresa, só consigo pensar no quão gratificante é esse trabalho. Tenho muito orgulho da equipe que estamos construindo e da maturidade que estamos adquirindo em cada desafio. Até o final de 2017, o desafio continua, mas além desses, novos virão e me empolgo em planejar tudo o que vamos construir daqui para frente!

Espero ter conseguido passar uma visão clara e realista do momento que vivemos e, que de alguma forma, consiga ajudar com o aprendizado que tive. Além disso, se você leu o artigo e quer fazer parte de todo esse crescimento e aprendizado, nós temos vagas abertas (sempre).

Quero fazer parte do time da mobLee


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!