imagem do espaço com um foguete e um bulldog francês
Cases de Sucesso de eventos | 6 minutos de leitura

Definindo cultura: o aspecto mais importante de uma empresa que se prepara para escalar

As visões do CEO da mobLee, André Rodrigues, ao escalar sua empresa


O primeiro passo para uma empresa que se prepara para escalar: definir a cultura.

Em novembro de 2016 a mobLee vivia um momento muito particular, estávamos finalizando as negociações do nosso primeiro aporte de investimento com a Bzplan. O investimento, que viria a se concretizar no ano seguinte, já mudava bastante a dinâmica da empresa.

Havíamos traçado um plano bastante agressivo de crescimento, principalmente nos anos de 2017 e 2018. O principal motor para atingir a escala prevista eram pessoas e já estava claro, naquele momento, o quanto precisaríamos crescer o time.

Lembro claramente de um café que tomei com o Rodrigo Ventura, que viria a ser um dos nossos investidores, onde fui questionado se eu tinha clareza do que define a cultura da mobLee. Naquele momento percebi que, por mais clareza que eu tivesse dos nossos valores, isso não estava escrito em lugar nenhum.

O time da mobLee tinha 13 pessoas, duas não seguiriam conosco em 2017. O plano inicial era crescer a equipe de 11 para 51 até o final do ano. Nesse contexto, entendemos a dimensão da importância de mapear os aspectos de cultura para garantir que o crescimento da empresa fosse o mais alinhado possível aos nossos valores.

Cultura não é quadro na parede e puff no chão

Cultura de Startup tem sido um tema recorrente nos últimos anos. Não é raro um dos aspectos mais importantes e fundamentais de uma empresa ser confundido com perks e benefícios que são secundários ao real objetivo de uma empresa com alto potencial de crescimento: a execução.

Em maio, a Exame publicou o artigo “7 benefícios de startup que você nunca verá em uma grande empresa” que reforça essa visão míope da cultura de empresas de tecnologia, destacando questões como no dress code, andar descalço, levar pet e outros benefícios superficiais.

Gosto muito da resposta do Felipe Wiit, Growth Marketing Manager na Meus pedidos, em seu artigo “NO BULLSHIT: Os 7 verdadeiros benefícios de startup“. Ele foi preciso ao destacar “crescer mais de 100% ao ano” e “ter real autonomia e responsabilidade” como verdadeiros benefícios de uma empresa com alto potencial de crescimento.

Autonomia, responsabilidade, transparência e agressividade nas metas são ingredientes fundamentais para o crescimento acelerado dessas empresas. Olhando em retrospecto, posso dizer que uma cultura clara e bem comunicada é o componente necessário para que seja viável para proporcionar esses reais benefícios citados pelo Witt.

Defina sua cultura ou serás definido por ela

Cultura é comportamento. Ela existe na sua empresa mesmo sem uma apresentação de slides, um texto bonito ou quadros na parede. Ela está lá, invisível, mas direcionando a forma como as pessoas lidam com seu dia a dia e como a organização lida com as pessoas.

Um dos aspectos que nos permitiu rodar por tanto tempo sem ter esse código escrito foi, sem dúvidas, meu alinhamento com o Glauco, meu sócio e CTO da mobLee. Além de termos acertado nas contratações chave nos anos iniciais de empresa. No entanto, com um plano de quintuplicar a equipe em mãos e sabendo a importância de escalar os principais aspectos culturais que eram valorizados naquele momento, tomamos ação.

Com um entendimento claro que cultura é algo que já existe, nosso plano foi o de envolver todas as 11 pessoas que continuariam conosco no desafio de 2017 para colocar no papel os aspectos culturais que já vivenciávamos no dia a dia.

Fomos passar o final de semana na praia, repassamos os nossos planos de crescimento: receita, novos produtos e, principalmente, planos de contratação. Ficou claro para todos a importância de trazer pessoas alinhadas aos nossos valores.

Fizemos um trabalho de “extração” e verbalização do que sentíamos ao trabalhar na mobLee, dos aspectos que eram mais valorizados e dos comportamentos que gostaríamos de reforçar. Criamos analogias da empresa com animais, objetos, pessoas. Levantamos características, discutimos os aspectos que faziam mais sentido, adentramos a noite de sábado conversando sobre quais eram os pontos de cultura que de fato faziam parte da nossa rotina e que precisam ser preservados.

imagem do pessoal da mobLee reunido

Dessa reflexão nasceu o nosso código de cultura. Cinco valores muito simples que norteiam nossas contratações e nosso dia a dia. O núcleo duro que permite à mobLee ter um crescimento bem menos traumático do que o imaginado. São eles:

Todos jogam o jogo

A regra é clara: ninguém senta no banco! Esperamos protagonismo de todos os jogadores. No time não existe estrelismo, todos sabem que a estratégia e o entrosamento valem mais do que jogadas individuais.

imagem do valor da mobLee todos jogam o jogo

Espírito de equipe é um dos aspectos mais valorizados na mobLee, relacionamento entre times e o entendimento que todos trabalham para atingir a meta estratégica da empresa. Outro aspecto desse valor é o conceito de horizontalidade, dando voz, envolvendo e entendendo a importância de cada indivíduo independente de cargo ou posição.

Nossos heróis estão na mesa ao lado

Somos famintos pela construção de conexões verdadeiras, marcadas pelo entrosamento e admiração que sentimos por quem convive lado a lado conosco. Queremos que a mobLee seja um terreno fértil para aqueles que buscam constantemente se tornarem versões melhores de si mesmos.

imagem do valor da mobLee nossos herois estao na mesa ao lado

Nesse ponto de cultura, reforçamos novamente a importância do entrosamento entre o time e a admiração pelas pessoas, presentes desde o início da mobLee.

O coração é aberto e o papo é reto

Vivemos em um ambiente onde protegemos a livre expressão. Por isso, entendemos que todo feedback é bem-vindo, que pretextos são apenas distrações e que a buscar por tornar-se melhor é uma expressão legítima de humildade.

imagem do valor da mobLee o coração aberto e o papo é reto

Transparência, liberdade e humildade. Se “todos jogam o jogo” e “nossos heróis estão na mesa ao lado” não devem existir barreiras ou pretextos para que não exista uma comunicação clara e direta entre todos.

@channel: tem café de alguém na garrafa

Na mobLee, cada dia guarda a certeza de que começará com um gostoso aroma de café no ar. Não importa quem fez ou quem serviu. Não importa sequer se os responsáveis bebem café. O espírito de cuidado e empatia prevalece e se traduz em pequenos e grandes gestos.

imagem do valor da mobLee tem café de alguém na garrafa

O canal #coffee no slack da mobLee é um símbolo de como tratamos os pequenos gestos. Ele é um símbolo da importância do cuidado que todos devemos ter com o espaço, com as pessoas e com o convívio.

Só acaba quando termina

Sempre colocamos o impossível em perspectiva, dispensando as conclusões fáceis e os atalhos questionáveis. Os desafios são parte do nosso dia a dia, e procuramos encará-los com naturalidade e toda a resiliência que for necessária.

imagem do valor da mobLee só acaba quando termina

A escalada de uma empresa em crescimento acelerado não vem sem desafios enormes. A confiança do time e a resiliência de cada indivíduo é um aspecto fundamental para manter a passada no ritmo necessário.

Não precisa ser doido, a gente treina você

A cultura da empresa e o comportamento do time é uma loucura muito particular. Por mais público ou bem comunicado que seja, é no dia a dia e nas atitudes que conseguimos identificar e incorporar os nossos valores. Por isso, entendemos que o onboarding cultural é tão fundamental quanto o entendimento dos processos e atividades de cada área.

Depois de formalizar o nosso código de cultura, ficou muito mais simples de lidar com eventuais desalinhamentos e entender o que está on track ou não. Ele também tem sido uma das ferramentas mais fundamentais no nosso processo seletivo, o alinhamento cultural é uma fase eliminatória e tomamos todo o cuidado para que cada novo membro da equipe esteja alinhado aos comportamentos que praticamos por aqui.

Posso dizer sem medo de errar que nosso processo de escalada não seria o mesmo se não tivéssemos a clareza que temos hoje. Por isso, considero a definição e clareza do código de cultura de uma empresa o componente principal de uma empresa que se prepara para crescer.

Aliás, nosso crescimento continua. E se você se identificou com os valores citados acima, dá uma olhada nas vagas que temos abertas :)

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