Gestão | 6 minutos de leitura

As principais métricas para avaliar o desempenho do seu evento

Como mensurar os resultados do seu evento é fundamental para tornar suas estratégias mais assertivas


Métricas são um conjunto de parâmetros que mensuram a performance de um website ou de uma campanha de publicidade no meio digital. As métricas são consideradas a parte vital de uma estratégia digital e no mercado de eventos, são essenciais para determinar se ele atendeu às expectativas tanto dos participantes quanto da organização.

Esses dados são resultantes de diversas formas e com diferentes níveis de significância, seja a partir da venda rápida dos ingressos, um grande número de interações nas mídias sociais do evento ou uma boa taxa de abertura dos e-mails enviados pela organização.

Com estes pontos em mente, você precisa ter certeza de que está usando as métricas corretas para medir o sucesso do seu evento. Por isso, nesse post vamos te mostrar as métricas que o seu evento pode ter e qual a importância de cada uma delas. Confira! :)

Dificuldades

Hoje, com a grande maioria das empresas concorrentes presentes no mundo digital, não temos espaço para errar ou perder tempo com algo que não está gerando resultados. Por isso, investir recursos em algo que não dará retorno, é um dos maiores medos dos grandes organizadores de eventos.

Embora os resultados sejam mais palpáveis e concretos que no meio tradicional, para visualizar as métricas do seu evento, o organizador pode se deparar com algumas dificuldades, como não saber medir os resultados, não ter muito tempo disponível ou até mesmo, não saber o que fazer com essas informações. Por isso, muitas vezes esse processo acaba sendo deixado de lado.

Com ou sem dificuldades, entender suas ações e identificar os reais resultados das campanhas é fundamental para sua equipe otimizar e melhorar ainda mais o desempenho, trazendo benefícios reais para o seu evento.

Definição de KPI

Até algum tempo atrás, os índices mais utilizados para definir o sucesso de um evento eram baseados nas vendas geradas, no patrocínio e no número de participantes. Mas com a mudança de comportamento das pessoas na era tecnológica, houve também uma mudança de avaliação dos indicadores de sucesso.

O KPI é um indicador que pode ajudar ao organizador a identificar possíveis obstáculos no planejamento e acompanhar o sucesso do seu evento. Mas ao contrário do que muitos pensam, o KPI não precisa estar apenas relacionado à receita, podendo também ser ligado à temas operacionais, como conversão, satisfação dos clientes, ações de marketing, etc.

Escolher os indicadores para o seu evento nunca é uma tarefa fácil, mas essa escolha deve ser feita cuidadosamente pois pode revelar o quão bem o seu evento está em determinada situação, podendo até mesmo, antecipar um desvio de rota. Acompanhe os principais KPI’s dos organizadores de eventos:

Taxa de conversão e vendas

Conversão

A taxa de conversão é o número de visitantes que compraram de fato o ingresso para o seu evento, baseado no número total de visitantes. Com pequenas mudanças, essa taxa te ajuda a ser mais assertivo e fazer ações pontuais para conquistar ainda mais participantes.

Análise de canais

Se você está divulgando o seu evento nos canais corretos, as chances de vender um número significante de ingressos é muito maior. Descubra o canal que gera mais conversões e invista nele!

Percentual de desistentes

Esse é um índice que poucos organizadores acabam dando importância, mas pode impactar o seu evento. Mesmo que consiga vender todos os ingressos que estavam na meta, é possível que o número de desistentes seja considerável. Esse percentual pode ser diminuído com ações de marketing ou retargeting, por isso, preste atenção!

Custo de aquisição de participantes

Você sabe quanto custa um novo participante? Essa análise é feita ao somar todas as despesas que você teve com marketing e vendas, dividindo esse resultado pelo total de participantes. Esse é o valor médio de gastos para conquistar um novo participante, quanto menor esse número, maior o faturamento do evento.

Preferências dos participantes

Se o seu evento possui diferentes tipos de ingressos, você já sabe qual deles a maioria dos participantes interessados ​​em comprar? E as principais atividades que eles querem ir? Ao monitorar métricas como visualizações de agenda e cliques, você pode rastrear essas informações e investir nos que realmente atrai a atenção dos seus participantes.

Retorno sobre investimento

Mais conhecido como ROI, ele é utilizado para mensurar qual o rendimento das suas ações de marketing, somando todo o seu lucro líquido e subtraindo dele o que foi gasto com as ações de marketing digital. A partir disso, é possível descobrir se o dinheiro investido gerou lucro ou prejuízo, facilitando a visualização das mudanças que você deve tomar para conduzir suas estratégias mais assertivas.

Marketing

Mídias sociais

Existem muitas plataformas de redes sociais diferentes para os organizadores considerar, por exemplo, Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram. Ao rastrear o engajamento nessas redes e as que levam mais tráfego e vendas no site do seu evento, você descobre onde de fato o seu público está e pode investir melhor nas plataformas que dão melhores resultados.

Parcerias e patrocínios

Ao fazer parcerias, é necessário avaliar se trazem de fato novas oportunidades para o seu evento e geram benefícios para o impactado. Seus patrocinadores e parceiros estão trazendo tráfego para o site de vendas dos seus ingressos?

Taxas de abertura e taxas de cliques em e-mails

As taxas de abertura indicam que se as pessoas abriram seu e-mail, acharam o assunto interessante e relevante. Se os destinatários estão abrindo seu e-mail, mas não estão clicando nos links internos, considere personalizar e segmentar seus e-mails para torná-los mais interessantes

Engajamento

Feedback do evento

A coleta de feedback em eventos é uma prática tão comum quanto saudável. Compreender as queixas, sugestões e, até mesmo, elogios de seus participantes e parceiros é fundamental para que o evento possa atingir todo o seu potencial. Você pode solicitar informações aos participantes sobre as atividades, palestras, coffee break… E usar essas informações para fazer ainda melhor na próxima edição!

Engajamento de patrocínio e exposição

Quão bem o seu evento proporcionou valor aos patrocinadores e expositores? Se você tem dados rígidos disponíveis, pode tornar muito mais fácil e provar a eles que o seu evento valeu a pena. Essas métricas também podem ajudá-lo a detectar quais patrocinadores obtêm o maior envolvimento, determinar o fator determinante de sucesso e recomendar que os seus outros patrocinadores tomem medidas semelhantes.

O que não acompanhar

Nos últimos anos, um dos principais objetivos de divulgação para muitos organizadores de eventos tem sido conquistar muitos seguidores e curtidas nas mídias sociais, além de aumentar tráfego e visualizações nos sites de venda de ingressos. Mas se a taxa de cliques do seu anúncio está extremamente alta e a taxa de conversão baixíssima, esses esforços estão realmente trazendo bons resultados? A taxa alta de cliques, curtidas e afins, não significa necessariamente que você vá ter sucesso no seu evento.

A grande vantagem do marketing digital é contar com a capacidade de fornecer dados concretos de desempenho e se não soubermos utilizá-los corretamente, essa vantagem perde o sentido. Por isso, as métricas de vaidade confundem muitos organizadores na hora de gerenciar suas estratégias de marketing digital de seu evento.

As chamadas “métricas de vaidade” não compreendem os resultados conquistados e pouco contribuem para as decisões a serem tomadas. Claro que isso não significa que você não deva prestar atenção nelas, afinal, uma grande audiência é importante para trabalhar a sua marca, marcando-a na memória dos participantes, mas todo esse esforço só é válido se te ajudar a alcançar os objetivos estipulados.

São exemplos de métricas de vaidade:

  • likes e seguidores
  • pageviews
  • publicações na mídia

Conclusão

Agora que você já sabe da importância de mensurar resultados dos seus evento, é hora de colocar em prática! É fundamental avaliar quais são os melhores indicadores para o seu evento, coletando dados e métricas consistentes para melhorar os resultados das suas campanhas. Use e abuse dos benefícios que o marketing digital disponibiliza e fuja das métricas de vaidade.

Quer baixar o ebook sobre métricas em eventos e guardar todo esse conteúdo consigo? Só clicar no botão abaixo! :)
Ebook sobre as principais métricas em eventos


Compartilhe esse conteúdo!

Gostou do que leu?

Então aproveite e continue sua leitura com alguns dos nossos conteúdos recomendados

Quer continuar o assunto?

Deixe um comentário para o autor desse artigo

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 20.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora para recebê-los também!