imagem de um organizador de eventos planejando suas estratégias digitais
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

As estratégias digitais certas pro seu evento bombar

Está organizando um evento? Descubra as estratégias certas que vão fazer dele um sucesso!


Os eventos são uma oportunidade bem interessante para divulgar marcas e fortalecer o relacionamento com os públicos de interesse. Agora, se somar o potencial de feiras e congressos com as possibilidades de mídia digital que podem ser feitas nesses eventos, os resultados são ainda maiores.

Nesse conteúdo, vamos mostrar as principais estratégias digitais para aumentar o sucesso do seu evento e contar como fizemos isso no maior congresso de marketing e vendas da América Latina.

Marketing digital

Muitas vezes é difícil mensurar o ROI de um evento justamente pela falta de métricas. Por isso, investir em estratégias digitais em eventos pode trazer os indicadores que vão comprovar se a ação trouxe resultado ou não.

Faça o download: Planilha de ROI para eventos

O poder do mobile

Segundo o dados do IBGE, os smartphones continuam sendo o principal meio de acesso à internet, com 97% das pessoas acessando a web por meio de seus celulares.

Então, a probabilidade é alta que grande parte dos participantes do seu evento esteja conectada enquanto confere a programação. Cabe a você saber aproveitar todo esse potencial.

Há várias opções, como aplicativos mobile para os participantes, onde eles podem acompanhar as informações e de onde é possível extrair relatórios sobre o comportamento dos usuários. Continue acompanhando o post e veja mais caminhos!

Relacionamento por e-mail

Quem um dia profetizou que o e-mail marketing estava nos seus últimos dias errou feio. Esse tipo de comunicação ainda é super eficiente e pode fortalecer o relacionamento com os participantes antes, durante e depois do evento.

Além dos e-mails marketing tradicionais, uma dica é criar também comunicações mais pessoais para os inscritos, oferecendo conteúdo sobre como se preparar para o evento e outros esclarecimentos importantes para que ele usufrua o máximo dessa experiência, do começo ao fim.

Redes sociais para manter perto

As redes sociais são um vício nacional. Segundo pesquisa feita pela eMarketer, O Brasil é o país da América Latina com mais usuários: 93,2 milhões em 2016. Isso significa que as pessoas que participam do seu evento estão o tempo conectadas.

Na mesma linha do e-mail, é possível criar um buzz antes mesmo do evento começar e, enquanto estiver acontecendo, oferecer materiais que gerem engajamento nas redes sociais.

Não perder o time é um dos principais cuidados, pois são mídias muito dinâmicas e que exigem interações rápidas.

Cobertura online: conteúdo exclusivo ao vivo

Nem todo mundo que gostaria vai poder estar presente no seu evento, certo? Fazer alguns vídeos ou pequenas coberturas online da sua feira ou congresso aproxima o relacionamento da sua marca com as personas. É também sua chance de despertar o interesse e curiosidade para uma próxima oportunidade.

O que fizemos para impactar 4 mil participantes do RD Summit

Nesse ano a nossa agência foi patrocinadora do RD Summit. Mas, além de receber as pessoas em nosso estande, a ideia era se comunicar por outros canais com os participantes que passavam pela feira.

A seguir você vê algumas ações que fizemos para nos relacionar com quem esteve nos 3 dias de evento.

Mídia segmentada

Participamos do RD Summit como patrocinadores master, ainda como Next Idea (futura Diwe). Então tivemos acesso às empresas e pessoas que estariam presentes no evento. Mas o detalhe importante: a lista não tinha emails, telefones e nenhum outro dado que permitisse a identificação.

Para atingir esses participantes, usamos a ferramenta de criação de público do Facebook, que cruzou as informações dos inscritos com a base do Facebook e encontrou pouco mais de duas mil pessoas.

imagem para iniciar a criação personalizada no facebook

imagem da criação de um público personalizado no facebook-1

imagem da criação de um público personalizado no facebook

Essas pessoas foram impactadas por meio de vários anúncios, convidando para uma visita no estande da Next Idea, para participar do jogo A Lenda do Marketing ou, ainda, para concorrer a um 1 iPad.

imagem de um post no facebook da Next Idea

Para alcançar participantes de um evento, a segmentação precisa ser feita de forma muito mais precisa do que em outras mídias, pois queremos falar apenas com os inscritos.

O que estes participantes têm em comum? No dia do evento, umas das coisas é a localização. Então, caso você não tenha acesso à lista de participantes, uma alternativa é segmentar pela localização e interesses dos usuários.

A Lenda do Marketing

Outro atrativo digital que usamos e que trouxe muito movimento para o nosso estande foi o jogo A Lenda do Marketing. Os participantes tinham que responder a perguntas relacionadas a marketing e as 3 melhores pontuações ganhavam prêmios.

Muita gente que visitava o estande por causa do jogo acabava ficando para conhecer melhor as soluções da agência.

Conteúdo antes, durante e depois

Já parou para pensar na quantidade de conteúdo que é disseminado durante o seu evento? É uma ótima oportunidade de explorar essas informações transformando elas em conteúdos e gerando tráfego qualificado para o seu blog ou site.

No RD Summit, nós acompanhamos as palestras e no último dia do evento divulgamos um artigo comentando os destaques da programação. Além disso, enviamos uma news para a base (participantes e também para quem não foi) apresentando os pontos altos do evento.

Antes do evento, criamos um calendário de e-mails e posts sociais para divulgar a nossa participação no evento e um post falando das nossas expectativas para o evento esse ano.

E no próprio Summit, logo depois que visitavam o nosso estande, os participantes recebiam um e-mail com mais conteúdos sobre estratégias de marketing e vendas.

O e-mail variava de acordo com a classificação de lead quente ou frio colocada pelo nosso time no aplicativo do evento, desenvolvido pela mobLee.

Você já usou alguma dessas estratégias digitais para transformar seu evento em um case de sucesso também no Marketing? Aproveite e conheça as melhores métricas para eventos, tudo para você obter resultados com as suas estratégias.


*Post escrito pela equipe da Diwe, agência referência em estratégias digitais.


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