venda de ingressos para eventos
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Como ser previsível na venda de ingressos para eventos?

Você tem dificuldade com a previsibilidade da venda de ingressos para eventos? Veja 4 ações, como o foco nos canais de venda, para otimizar os resultados.


banner convidando para bate papo

Todo evento tem um objetivo central. Mas apesar da maioria não ser o retorno financeiro em si, a venda de ingressos para eventos é essencial para que os organizadores consigam colocar em prática todas as ações que realmente precisa para que o evento seja um sucesso.

Mas na prática, existem muitos eventos que passam por uma série de problemas que causam uma grande dor de cabeça quando se fala de venda de ingressos. Alguns deles são:

  • Nunca consigo alcançar a meta de vendas para o evento acontecer;
  • Estou gastando sempre mais dinheiro em divulgação, mas as vendas de ingressos não decolam;
  • Tem muitas pessoas que colocam o ingresso no carrinho, mas não fecham a compra.

Baixe o ebook: Passo a passo para montar o funil de vendas do seu evento

O sonho de todo organizador é realmente criar um modelo consistente, que evento após evento traga um bom nível de crescimento, sem sofrer até o último minuto para torcer pelas últimas vendas que vão ajudar a atingir o seu objetivo.

Neste artigo você vai conferir uma série de 4 ações que, na posição de organizador, precisa implementar para conseguir acertar e criar um modelo previsível na venda de ingressos para eventos. Então veja agora quais são e como pode aplicar cada uma para melhorar seus resultados.

4 ações para ser previsível na venda de ingressos para eventos

1. Comece a venda de ingressos para eventos o quanto antes!

Muitos organizadores ainda se perguntam: qual é o melhor momento para começar a venda de ingressos para eventos? A verdade é que o melhor momento é aquele no qual você faz essa pergunta.

É isso mesmo, quanto antes iniciar suas ações, melhores serão as chances de avançar nas vendas. E o ideal mesmo é já pensar em ações que, ao longo do evento, já consiga fechar a participação de todo o público presente para sua próxima edição.

Ter essa garantia de participantes para a edição seguinte deve ser o seu foco assim que o evento atual começar.

Conseguindo manter um grande percentual do público presente para a próxima edição do evento, automaticamente terá uma chance bem maior de cumprir com uma meta previsível e alcançar os principais objetivos do evento.

Mas para cumprir com essa ação, é preciso mostrar muito valor e encantar todos os participantes durante o evento.

Só com esse encantamento você conseguirá mostrar a todos que a participação na próxima edição será essencial, seja para adquirir mais conhecimento diferenciado ou para interagir com as pessoas presentes.

Para isso, foque também nas ações para criar o evento perfeito, pois só com um alto nível de comprometimento e planejamento será possível criar ações que tragam resultado nesse sentido diferenciado.

2. Fale com as pessoas certas e interessadas pelo seu evento

Um detalhe essencial para conseguir ter um resultado previsível com a venda de ingressos para eventos é conhecer quem são as pessoas que formam seu público-alvo para o evento. Ou seja, conhecer o público do evento é a segunda ação para ser previsível na venda de ingressos para eventos.

Falar com as pessoas certas é um passo importante para otimizar seu processo de comunicação e divulgação do evento. Sem ter o direcionamento certo de quem deve abordar, fica muito mais difícil de trazer resultados concretos.

Algumas informações que você precisa saber para falar com as pessoas certas são:

  • O que influencia a decisão de compra dos participantes?
  • Qual o momento que preferem comprar?
  • Em que mídia o seu público costuma buscar por conteúdos relacionados ao evento?

Hoje é muito mais fácil ter esse tipo de informação porque as ferramentas de marketing digital utilizadas para divulgação já trazem dados por conseguir mapear toda a trajetória que é feita nas redes sociais ou no próprio site do evento.

Então o primeiro passo a fazer aqui é conseguir mapear esses dados para em seguida entender o que pode fazer de diferente para direcionar suas ações para as pessoas certas.

3. Foque no seu diferencial

O que fazem as pessoas irem até o seu evento? Ele pode ter uma temática central que seja parecida com uma série de outros eventos, mas na prática, qualquer evento precisa ter seu diferencial para atrair o público.

E esse deve ser o foco principal da sua divulgação do evento. É isso que fará mais pessoas conhecerem e irem até ele já que as ações são únicas e completamente diferenciadas em relação a qualquer outra edição que existe.

Na prática, ter um evento diferente de qualquer outro é o que vai causar o maior impacto na sua venda de ingressos. Afinal de contas, que outra opção existe no mercado para ter o mesmo nível de aprendizado?

Esse diferencial já deve aparecer no seu planejamento de eventos, etapa que já concentra todas as decisões sobre os objetivos e o cronograma do evento em si.

Banner para acessar o case de sucesso do evento GATE

4. Encontre seus melhores canais de venda

Uma análise que poucos organizadores fazem após terminar seu evento é sobre qual o melhor canal de vendas, que trouxe o maior número de inscritos e chamou mais atenção do público.

Para isso, é fundamental utilizar sistemas e ferramentas que possibilitem reconhecer por qual meio os participantes conseguiram chegar até a compra de ingressos para o seu evento.

Nas próximas edições, é essencial saber quais são esses canais de venda para acertar na sua estratégia desde o primeiro momento. Isso vai ajudar muito no momento de calcular também o ROI do evento, métrica essencial para entender se conseguiu alcançar um bom nível de sucesso.

Calcule o ROI de maneira fácil: Planilha de ROI para eventos

E então, quer ser previsível com a venda de ingressos para eventos? É realmente importante ter essa segurança para que os seus eventos tragam ainda mais resultados. E a mobLee possui soluções diferenciadas que vão ajudar você nessa etapa!

Clique no banner abaixo e agende uma conversa com um de nossos consultores.

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!