ROI e ROO: você sabe qual é a métrica ideal para definir o sucesso do seu evento? Embora ambos sejam indicadores de desempenho, cada um deles está focado em um tipo de resultado, podendo conduzir a análise das suas ações de forma muito diferente.
Quer saber como esses indicadores podem impactar o seu evento? Continue a leitura e saiba, de uma vez por todas, o que são e as principais diferenças entre ROI e ROO.
O que é ROI?
O ROI (Return on Investment), também conhecido como retorno sobre o investimento, mede os resultados financeiros dos valores investidos na produção de um determinado evento, identificando a relação custo-benefício. Ou seja, é uma métrica totalmente voltada para o lucro e aspecto econômico das ações.
Se o seu planejamento está direcionado para a equipe de vendas, por meio do fechamento de negócios, aquisição de novos clientes ou a simples busca por lucro com a venda de ingressos, o ROI é a métrica mais indicada para medir o sucesso do seu evento. Além disso, esse também é um dos indicadores mais interessante para os investidores.
O que é ROO?
Muito mais abrangente que o ROI, o ROO (Return on Objectives) não está interessado especificamente nos resultados financeiro, mas no retorno sobre os objetivos traçados ainda na etapa de planejamento do evento. Esse é o indicador mais recomendado caso a meta da ação não esteja no lucro, mas no engajamento, interação e reconhecimento da marca diante do seu público, por exemplo.
É muito comum, principalmente no segmento corporativo, realizar eventos com o intuito de apresentar um produto, reforçar a identidade de marca, alcançar um número X de visitantes, promover networking ou até mesmo coletar dados sobre potenciais clientes. E embora esses objetivos não possam ser monetizados imediatamente, é possível mensurar os resultados obtidos com cada uma das ações por meio do ROO.
Principais métricas para o seu evento
Como esses indicadores podem impactar o seu evento?
Embora, no geral, os eventos B2B utilizem primeiro o ROO, e os B2C foquem as suas análises no ROI, essa escolha é muito mais complexa e variável do que se imagina. Por isso, a decisão pela métrica correta é importante, podendo ser fundamental para o sucesso do seu evento.
Ao focar os esforços da sua equipe em métricas de vaidade, você pode desviar a atenção de números que são realmente importantes de ser mensurados. Afinal, se o objetivo do seu evento é apenas vender, por que perder tempo com ações que não influenciam diretamente nos resultados de venda?
Identifique os objetivos do seu evento, trace as metas a serem alcançadas e defina todo o seu planejamento e gestão de resultados a partir disso. É importante que toda a sua equipe esteja alinhada e focada de forma a contornar qualquer imprevisto que possa prejudicar o sucesso das ações, e isso só é possível se os números corretos estiverem sendo monitorados.
Acompanhe suas métricas para melhorar resultados
Como você pôde perceber, a escolha do indicador mais adequado vai depender dos objetivos do planejamento do seu evento, por isso, esteja atento e evite erros! Além do mais, lembre-se de que as métricas são complementares e, por isso, em alguns casos, será necessário apostar nos dois formatos para conseguir uma mensuração ainda mais completa dos seus resultados.
Quer saber mais sobre ROI e ROO? Confira o nosso artigo e aprenda como calcular as métricas do seu evento de uma vez por todas!
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