imagem representando as fases da gestão de eventos
Gestão de eventos | 5 minutos de leitura

Gestão de eventos: descubra quais métricas você deve abandonar

Dificuldades na gestão dos seus eventos? Descubra as métricas de vaidade que você deve deixar para lá


Em uma era cada vez mais tecnológica, as ferramentas de gestão de eventos têm se transformado. Com isso, o processo de planejamento e execução está mais eficiente e otimizado, e as métricas de vaidade vem perdendo espaço na mensuração de resultados.

Afinal, como os produtores e organizadores de eventos conseguem definir e medir os seus indicadores de desempenho? Independentemente do seu grau de experiência e atuação, conhecer os métodos de outros profissionais é essencial para se manter sempre por dentro das tendências do mercado.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo sobre gestão de eventos com todas as dicas sobre métricas que você precisa conhecer. Acompanhe o texto e esclareça suas dúvidas!

As principais métricas para avaliar o seu evento

Definindo os KPIs para o seu evento

Os KPIs, também conhecidos como indicadores chave de desempenho, são fundamentais para medir o sucesso do seu negócio ou evento. Por meio deles, é possível acompanhar o desenvolvimento de uma determinada ação em relação aos seus objetivos iniciais, identificando o retorno obtido.

Diferentemente do que a maioria das pessoas acredita, os KPIs não precisam estar necessariamente relacionados com a área financeira do seu evento, mas podem também incluir questões comerciais, operacionais, estratégicas e até mesmo de gerenciamento.

O importante é que você defina objetivos claros a serem atingidos e escolha um ou mais indicadores que sejam capazes de fornecer as informações necessárias para conduzir você por esse caminho. Assim, será possível identificar a eficiência de cada ação e realizar todos os ajustes que forem necessários.

Métricas de vaidade

Agora que você já conhece o objetivo e eficiência das métricas na gestão de um evento, deve estar se perguntando: qual é a KPI ideal para o meu negócio? Alguns gestores acreditam que precisam acompanhar todos os tipos de dados gerados a respeito de uma determinada ação e, assim, acabam atraídos pelas métricas de vaidade.

Embora, em alguns casos, elas possam fornecer informações realmente relevantes, as métricas de vaidade podem confundir os organizadores sobre os reais resultados obtidos. Isso porque elas não determinam o sucesso de uma ação, mas falam sobre outros números alcançados.

Por isso, fique atento! Listamos adiante quatro métricas de vaidade que você precisa conhecer e retirar o quanto antes dos seus relatórios finais.

Curtidas

Você criou um post nas redes sociais e atingiu um número surpreendente de curtidas na publicação. Diante disso, a equipe fica entusiasmada e garante que o evento já é um sucesso.

Embora esse seja o cenário dos sonhos, na realidade não é assim que acontece. Likes não determinam o sucesso de um evento e não são, necessariamente, convertidos em vendas ou inscrições.

Essa métrica costuma encher os olhos de gestores com pouca experiência e isso pode ser um verdadeiro atraso para entender a efetividade das ações de divulgação e trabalhar em cima delas, quando necessário.

Seguidores

Quando você cria uma página nas redes sociais, o principal objetivo é conseguir o maior número de seguidores possíveis, certo? Errado! Você precisa encontrar o seu público-alvo nas plataformas e convertê-los em participantes reais do seu evento.

Afinal, do que adianta ter um perfil super badalado e nenhum ingresso ou inscrição realizada? Por isso, muito cuidado! Foque sempre no seu objetivo inicial e não se deixe distrair por números exorbitantes.

Número de pageviews

O número de pageviews diz respeito à quantidade de visitantes e acesso que a página do seu evento recebeu em um determinado período de tempo. Embora essa informação possa ser relevante em algum momento do seu planejamento estratégico, é preciso estar atento para que ele não se transforme no foco das atenções.

Atração

Sabemos que atrair pessoas para as páginas de divulgação e vendas do seu evento é fundamental, entretanto os números de atração podem se transformar em métricas de vaidade quando não usadas corretamente.

Você deve ter sempre em mente que independente dos likes, seguidores, visitantes e potenciais participantes atraídos para as suas ações, o objetivo final é vender ingressos ou realizar inscrições para o seu evento.

Ferramenta de divulgação de eventos

Todos os números iniciais que não se convertam em participantes reais se tornam insignificantes quando você for analisar os resultados obtidos e o sucesso do seu evento como um todo. Cuidado para não se enganar!

Métricas para eventos

Ao chegar até aqui, talvez você esteja se perguntando: mas, afinal, existe alguma métrica realmente eficiente para mim? A resposta é sim! Existem diversos indicadores interessantes para eventos, que devem ser acompanhados e analisados para mensurar o sucesso de uma ação.

Pensando nisso, listamos alguns exemplos de métricas positivas que você deve incluir no seu planejamento estratégico para ter ainda mais precisão nos seus resultados.

Aprendendo a mensurar os resultados do seu evento

Número de vendas/ inscritos

Esse é o indicador de performance mais básico de todos, afinal é ele que vai determinar se o número de vendas ou inscritos atingiu a meta estabelecida anteriormente. Logo, ele será essencial para definir o sucesso ou fracasso da sua ação.

Número de presentes

O número de inscritos ou vendas realizadas não corresponde, necessariamente, ao número de participantes presentes no seu evento, principalmente se ele for gratuito.

Por isso, além do indicador acima, você também deverá dar especial atenção às métricas que indiquem a quantidade de pessoas que frequentaram o evento. A conversão entre inscritos e presentes é essencial para a maioria dos organizadores, em especial quando comparado com edições anteriores.

Engajamento

Se você busca estabelecer uma relação com os participantes que vá além dos dias de evento, as métricas de engajamento são de essencial importância e não devem ser ignoradas. Por meio desse indicador, você pode reconhecer o sentimento e percepção do público em relação a sua marca.

Vendas no evento

Quando falamos em números de vendas em um evento, elas não se limitam apenas a tickets de entrada ou inscrições. É possível aumentar o faturamento por meio do lançamento de produtos, vendas de souvenir personalizado e até mesmo da comercialização de alimentos.

E, embora muitas vezes esse indicador seja esquecido, mensurar o número de vendas em um evento pode ser um excelente KPI, principalmente quando elas estão diretamente relacionadas com a marca organizadora.

ROI

Por último, mas não menos importante: a mensuração eficiente do ROI, retorno sobre o investimento, é um dos pontos mais importantes no processo de gestão de eventos, principalmente quando eles contam com patrocinadores que esperam ansiosos pelos resultados.

Convertendo as informações sobre os participantes do seu evento em ROI

Como você pode perceber, as métricas são fundamentais para mensurar o sucesso e acompanhar a gestão de um evento de forma eficiente. Entretanto, quando usadas de maneira equivocada, podem trazer prejuízos e até mesmo levar à distorção de informações. Sendo assim, não deixe de analisar o seu negócio e avaliar quais as métricas mais estratégicas.

Agora que você já sabe tudo sobre gestão de eventos e como abandonar as métricas de vaidade, o que acha de aprender como calcular o ROI do seu evento de uma vez por todas?


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