imagem de um avião decolando representando a venda de ingressos
Gestão de eventos | 3 minutos de leitura

As vendas de ingressos do meu evento não decolaram… E agora?

Preocupado com as vendas dos seus ingressos? Está difícil bater as suas metas? Não se preocupe! Nesse post damos dicas de como melhorar a venda de ingressos em seus eventos!


Existem vários fatores que podem determinar o sucesso e o fracasso nas vendas de ingressos, como por exemplo um outro evento disputando o público, a data ideal ou problemas com o local. Diante disso, organizar todos os detalhes de qualquer atividade que não é permanente e, portanto, não permite melhorias constantes, exige atenção redobrada e muita competência da equipe.

De todos os imprevistos possíveis, a baixa nas vendas de ingressos é um aspecto que pode ser evitado com algumas precauções que reunimos neste post para você. Inclusive, incluímos algumas medidas que podem ser tomadas quando algo dá errado e as vendas não acontecem. Confira:

Como um plano de ação pode ajudar nas vendas de ingressos?

Planejar um evento resolve grande parte dos problemas mais comuns. Como qualquer projeto, existem alguns detalhes que não podem faltar. Com a venda de ingressos não é diferente, você precisa de um plano comercial que inclua metas, estratégias, projeto de divulgação, métricas de acompanhamento, os responsáveis e prazos de cada tarefa e um plano B.

Assim, você pode acompanhar o resultado com as métricas, antecipar problemas e corrigi-los a tempo, aplicando alternativas que você já pensou e estruturou antecipadamente. Vejamos alguns tópicos importantes desse plano:

Defina seu público

É muito importante que você comece definindo detalhadamente seu público. Isso inclui onde ele está, quem pode influenciá-lo e quais suas preferências de:

  • redes sociais;
  • meios de pagamento;
  • atrações;
  • datas e horários;
  • localização;
  • serviços com os quais gostaria de contar.

Quanto mais detalhes souber, mais você vai poder adequar o evento a essas preferências, o que garante maiores chances de conseguir sucesso.

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Use recursos visuais e telas intuitivas

Só um bom material de apresentação (tanto online como gráfico), transmite uma boa imagem. Além disso, é essencial que se trabalhe com uma identidade visual, pois se desenvolver peças diferentes umas das outras, as pessoas terão dificuldade de reconhecer sua marca e até o evento.

Você também deve procurar facilitar a vida do público. Os meios online de vendas de ingressos não podem faltar e devem direcionar o usuário para a compra de forma estimulante. Para isso, precisam ser funcionais e intuitivos. Além de garantir uma boa imagem e facilidade de acesso, é preciso dar importância para a criatividade. Quanto mais você conseguir envolver o seu público, maior será a adesão e o engajamento.

E quando nada dá certo?

Se você tomou as providências de planejamento e programou um plano B, você já sabe o que fazer. Do contrário, vai precisar rever o plano inicial da forma mais rápida e eficiente possível. Uma grande dica é não esperar para tomar uma atitude. Se o resultado não saiu como o esperado no início, não aguarde que a situação se reverta sozinha. Investigue o que pode estar influenciando o resultado e elabore uma ação corretiva imediatamente.

Se não der mais tempo de consertar o problema, você pode tentar negociar com os fornecedores, fazer permutas e promoções. Em uma situação extrema, o que você pode fazer é evitar prejuízos e uma baixa frequência de público. Se conseguir que o evento agrade os participantes, estará dando um passo importante para o sucesso de uma eventual segunda edição.

Para concluir, vale lembrar que as vendas de ingressos dependem em grande parte de gerar urgência no comprador — ele sempre acha que pode deixar para a última hora. Se não trabalhar com promoções para venda antecipada, você dificilmente vai conseguir prever problemas com antecedência. Ao menos, com prazo suficiente para reverter o quadro.

 

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Para organizar mais facilmente o seu plano, separamos para você o infográfico “Decole as vendas dos seus ingressos”. É prático, gratuito e muito útil! Clique no botão abaixo para fazer download!

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