O que vem à sua cabeça quando pensa no evento GATE (Global Access Through Education)? Inovação? Criatividade? Conhecimento?
Na minha também!
Se você não conhece o GATE, não tem problema! Para contextualizar, o evento de educação internacional reuniu em São Paulo renomados palestrantes, universidades e escolas internacionais para um diálogo único com estudantes, profissionais, pais e educadores.
Com formato inédito e inovador, o GATE teve o compromisso de trazer para o Brasil conteúdo sobre educação global abrindo as portas para grandes experiências de vida, estudo e trabalho no exterior.
O evento que em 2018 realizou a sua 3ª edição, apresentou palestras e workshops gratuitos e Keynotes com renomados palestrantes e professores das Universidades de Harvard, Columbia, UAL London,The School of the New York Times, dentre outras.
Foram mais de:
- 100 expositores: escolas, faculdades e universidades internacionais
- 40 palestras e workshops gratuitos
Foram mais de 40 palestras e workshops gratuitos. Apenas os speakers Tal Ben-Shahar e Paul Tough possuíam ingressos pagos.
Mas mesmo com duas palestras cobrando ingressos, foi um sucesso de vendas e inscrições! Afinal, foram as palestras dos grandes Paul Tough e Tal Ben-Shahar.
E foi sobre venda de ingressos e divulgação de eventos que vim falar para você hoje! Confira os dados dos eventos abaixo:
Site do evento GATE otimizado para SEO
Imagem: site do evento GATE
A divulgação de um evento começa pelo site! Ele é a porta de entrada para os participantes conhecerem e se interessarem pelo seu evento.
E foi assim com o GATE! O site foi o seu principal canal de aquisição de novos inscritos e participantes.
O resultado?
Um número incrível de interessados, pedidos e vendas de ingressos. Mas vamos parar de blablabla e mostrar os números e boas práticas para venda de ingressos. Pronto? Vamos lá!
Funil de vendas de ingressos do evento GATE
O que muitos organizadores sabem que é importante, mas acabam deixando de lado, é o acompanhamento de métricas. Mas se muitos organizadores de eventos sabem da importância e não conseguem acompanhá-las é por qual motivo?
Bem, podem ser vários, como:
- Falta de tempo para organizar dados;
- Dificuldades de organização para acompanhar métricas;
- Não entender quais métricas acompanhar;
- Entre outros motivos.
O pior cenário, sem dúvidas, é quando nos encontramos em todas essas situações.
Mas para ajudar nessa tarefa, existem plataformas especializadas em eventos que disponibilizam todas as informações que o organizador precisa acompanhar em tempo real.
Foi o caso do evento GATE, que usou a plataforma completa da mobLee, para melhorar seu posicionamento e divulgação na internet (principalmente no Google), controlar suas vendas, gerar valor aos expositores e engajar os participantes.
Antes de mostrar os dados, vou contextualizar quais foram esses produtos. Vamos lá?
- Promote: um criador de sites para divulgar o seu evento na internet;
- Engage: um aplicativo exclusivo para o evento;
- Register: uma plataforma para vender ingressos online;
- Collect: um leitor de crachás para expositores.
Observe alguns dados a seguir:
Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee
Viu? As principais métricas acompanhadas sobre as inscrições foram:
- Interesses em inscrição;
- Pedidos abertos;
- Pedidos confirmados.
Mas por que acompanhar todos esses dados se o que importa são as vendas efetuadas? Simples! Entender quantas pessoas tiveram interesse de fato no seu evento muda tudo!
Entendendo o funil de vendas por completo você consegue criar estratégias e decidir ações baseadas em dados concretos para melhorar essas taxas de conversão. E claro, conquistar ainda mais inscritos.
Além disso, você consegue entender quantos pedidos em aberto ainda estão disponíveis e qual a expectativa das vendas se concretizarem.
Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee
E mais! Você também consegue entender quantas pessoas solicitaram o reembolso, cancelaram a compra ou deixaram vencer o boleto?
Isso é extremamente fundamental, para criar estratégias de retomada de contato e remarketing, tentando conquistar novamente esse participante.
Formulário de inscrição
Mas o que é possível mudar para melhorar as vendas de ingressos? Que estratégias devo seguir para aumentar o meu número de inscritos?
Bem, quanto a objetivos e metas, tudo isso varia muito de acordo com o tipo de evento que você está organizando.
Por exemplo, um evento gratuito tem como desafio garantir a inscrição e também a presença dos seus inscritos. Então, conhecer bem o público atingido pela divulgação é um passo fundamental nessa estratégia.
De qualquer forma, para conseguir inscritos você precisa obrigatoriamente de um formulário de inscrição.
E principalmente, um formulário de inscrição que você possa adicionar as perguntas importantes para a estratégia do seu evento.
Isso foi possível para a organização do evento GATE, confira a visualização da equipe de gestão da plataforma:
Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee
Como eu disse, eventos são diferentes um do outro e dificilmente as perguntas serão iguais entre eles. Principalmente, quando você aproveita o formulário para entender melhor a sua persona (o seu público-alvo) e buscar novos insights de como conquistá-los.
Cupom de desconto
Outro ponto importante para muitos eventos, é criar um cupom promocional de desconto para atingir determinadas segmentações de participantes.
Esses grupos de pessoas podem variar, mas podem ser:
- Participantes que foram em outras edições de eventos;
- Demais membros da equipe de expositores;
- Pessoas que perderam o primeiro lote por determinado motivo;
- Ações promocionais de black friday;
- Ingressos especiais e exclusivos;
- Entre outros.
Por isso, existem dois tipos de cupons promocionais, adequando-se de acordo com a necessidade do seu evento. São eles:
- Com desconto: criar cupons com desconto para as suas campanhas promocionais;
- Com acesso especial: criar cupons que darão ingressos exclusivos.
Confira como é a visão da organização para gerar um cupom com desconto para o evento:
Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee
Simples e rápido! Justamente porque sabemos como a vida do organizador é corrida e muitas vezes precisamos de ações rápidas e decisões certeiras.
Informações importantes do evento disponibilizadas
Mas não é só de conversão e inscrições que a vida do evento é feita, não é mesmo?
É preciso lembrar que o site do seu evento tem como objetivo informar e dar vontade para os potenciais participantes comprarem ingressos.
Não tem nada pior do que abrir o site de um evento e não encontrar o que procura. Lembre-se: você precisa passar uma experiência saudável e otimizada para o seu evento. Então, não apenas tecnicamente (como responsivo) o seu site precisa ser. Mas também informativo e vendedor.
Não sabe que informações colocar?
Comece pelo principal:
- Nome do evento;
- Local do evento;
- Data do evento;
- Programação;
- Expositores e patrocinadores.
O evento GATE soube aproveitar muito bem os espaços no site e gerar todo o valor necessário ao usuário. Por isso, não foi à toa que conseguiu aumentar consideravelmente o interesse e vendas por ingressos em comparação aos anos anteriores!
Confira como ficou disposto no site do evento GATE:
Palestrantes
Imagem: site do evento GATE
Expositores
Imagem: site do evento GATE
Apoiadores
Imagem: site do evento GATE
Blog e Patrocinadores
Imagem: site do evento GATE
Gostou dos resultados do aplicativo do evento GATE? Está procurando uma plataforma completa que atenda as necessidades de divulgação e venda de ingressos do seu evento? Nós podemos te ajudar!
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