imagem da divulgação do evento GATE
Cases de Sucesso de eventos | 6 minutos de leitura

GATE: sucesso na venda de ingressos e número de inscritos

Já ouviu falar no evento GATE? Foi um sucesso na venda de ingressos e conquistou um grande número de inscritos. Confira tudo aqui!


O que vem à sua cabeça quando pensa no evento GATE (Global Access Through Education)? Inovação? Criatividade? Conhecimento?

Na minha também!

Se você não conhece o GATE, não tem problema! Para contextualizar, o evento de educação internacional reuniu em São Paulo renomados palestrantes, universidades e escolas internacionais para um diálogo único com estudantes, profissionais, pais e educadores.

Com formato inédito e inovador, o GATE teve o compromisso de trazer para o Brasil conteúdo sobre educação global abrindo as portas para grandes experiências de vida, estudo e trabalho no exterior.

O evento que em 2018 realizou a sua 3ª edição, apresentou palestras e workshops gratuitos e Keynotes com renomados palestrantes e professores das Universidades de Harvard, Columbia, UAL London,The School of the New York Times, dentre outras.

Foram mais de:

  • 100 expositores: escolas, faculdades e universidades internacionais
  • 40 palestras e workshops gratuitos

Foram mais de 40 palestras e workshops gratuitos. Apenas os speakers Tal Ben-Shahar e Paul Tough possuíam ingressos pagos.

Mas mesmo com duas palestras cobrando ingressos, foi um sucesso de vendas e inscrições! Afinal, foram as palestras dos grandes Paul Tough e Tal Ben-Shahar.

E foi sobre venda de ingressos e divulgação de eventos que vim falar para você hoje! Confira os dados dos eventos abaixo:

Site do evento GATE otimizado para SEO

imagem do site do evento GATE

Imagem: site do evento GATE

A divulgação de um evento começa pelo site! Ele é a porta de entrada para os participantes conhecerem e se interessarem pelo seu evento.

E foi assim com o GATE! O site foi o seu principal canal de aquisição de novos inscritos e participantes.

O resultado?

Um número incrível de interessados, pedidos e vendas de ingressos. Mas vamos parar de blablabla e mostrar os números e boas práticas para venda de ingressos. Pronto? Vamos lá!

Funil de vendas de ingressos do evento GATE

O que muitos organizadores sabem que é importante, mas acabam deixando de lado, é o acompanhamento de métricas. Mas se muitos organizadores de eventos sabem da importância e não conseguem acompanhá-las é por qual motivo?

Bem, podem ser vários, como:

  • Falta de tempo para organizar dados;
  • Dificuldades de organização para acompanhar métricas;
  • Não entender quais métricas acompanhar;
  • Entre outros motivos.

O pior cenário, sem dúvidas, é quando nos encontramos em todas essas situações.

Mas para ajudar nessa tarefa, existem plataformas especializadas em eventos que disponibilizam todas as informações que o organizador precisa acompanhar em tempo real.

Foi o caso do evento GATE, que usou a plataforma completa da mobLee, para melhorar seu posicionamento e divulgação na internet (principalmente no Google), controlar suas vendas, gerar valor aos expositores e engajar os participantes.

Antes de mostrar os dados, vou contextualizar quais foram esses produtos. Vamos lá?

  • Promote: um criador de sites para divulgar o seu evento na internet;
  • Engage: um aplicativo exclusivo para o evento;
  • Register: uma plataforma para vender ingressos online;
  • Collect: um leitor de crachás para expositores.

Observe alguns dados a seguir:

gráfico dos interessados e inscritos em comprar os ingressos do evento GATE

Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee

Viu? As principais métricas acompanhadas sobre as inscrições foram:

  • Interesses em inscrição;
  • Pedidos abertos;
  • Pedidos confirmados.

Mas por que acompanhar todos esses dados se o que importa são as vendas efetuadas? Simples! Entender quantas pessoas tiveram interesse de fato no seu evento muda tudo!

Entendendo o funil de vendas por completo você consegue criar estratégias e decidir ações baseadas em dados concretos para melhorar essas taxas de conversão. E claro, conquistar ainda mais inscritos.

Além disso, você consegue entender quantos pedidos em aberto ainda estão disponíveis e qual a expectativa das vendas se concretizarem.

funil de vendas de ingressos do evento GATE

Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee

E mais! Você também consegue entender quantas pessoas solicitaram o reembolso, cancelaram a compra ou deixaram vencer o boleto?

Isso é extremamente fundamental, para criar estratégias de retomada de contato e remarketing, tentando conquistar novamente esse participante.

Formulário de inscrição

Mas o que é possível mudar para melhorar as vendas de ingressos? Que estratégias devo seguir para aumentar o meu número de inscritos?

Bem, quanto a objetivos e metas, tudo isso varia muito de acordo com o tipo de evento que você está organizando.

Por exemplo, um evento gratuito tem como desafio garantir a inscrição e também a presença dos seus inscritos. Então, conhecer bem o público atingido pela divulgação é um passo fundamental nessa estratégia.

De qualquer forma, para conseguir inscritos você precisa obrigatoriamente de um formulário de inscrição.

E principalmente, um formulário de inscrição que você possa adicionar as perguntas importantes para a estratégia do seu evento.

Isso foi possível para a organização do evento GATE, confira a visualização da equipe de gestão da plataforma:

formulário de inscrição do evento GATEImagem: dados retirados da plataforma da mobLee

Como eu disse, eventos são diferentes um do outro e dificilmente as perguntas serão iguais entre eles. Principalmente, quando você aproveita o formulário para entender melhor a sua persona (o seu público-alvo) e buscar novos insights de como conquistá-los.

Cupom de desconto

Outro ponto importante para muitos eventos, é criar um cupom promocional de desconto para atingir determinadas segmentações de participantes.

Esses grupos de pessoas podem variar, mas podem ser:

  • Participantes que foram em outras edições de eventos;
  • Demais membros da equipe de expositores;
  • Pessoas que perderam o primeiro lote por determinado motivo;
  • Ações promocionais de black friday;
  • Ingressos especiais e exclusivos;
  • Entre outros.

Por isso, existem dois tipos de cupons promocionais, adequando-se de acordo com a necessidade do seu evento. São eles:

  • Com desconto: criar cupons com desconto para as suas campanhas promocionais;
  • Com acesso especial: criar cupons que darão ingressos exclusivos.

Confira como é a visão da organização para gerar um cupom com desconto para o evento:imagem da plataforma da mobLee e os cupons de desconto para eventos

Imagem: dados retirados da plataforma da mobLee

Simples e rápido! Justamente porque sabemos como a vida do organizador é corrida e muitas vezes precisamos de ações rápidas e decisões certeiras.

Informações importantes do evento disponibilizadas

Mas não é só de conversão e inscrições que a vida do evento é feita, não é mesmo?

É preciso lembrar que o site do seu evento tem como objetivo informar e dar vontade para os potenciais participantes comprarem ingressos.

Não tem nada pior do que abrir o site de um evento e não encontrar o que procura. Lembre-se: você precisa passar uma experiência saudável e otimizada para o seu evento. Então, não apenas tecnicamente (como responsivo) o seu site precisa ser. Mas também informativo e vendedor.

Não sabe que informações colocar?

Comece pelo principal:

  • Nome do evento;
  • Local do evento;
  • Data do evento;
  • Programação;
  • Expositores e patrocinadores.

O evento GATE soube aproveitar muito bem os espaços no site e gerar todo o valor necessário ao usuário. Por isso, não foi à toa que conseguiu aumentar consideravelmente o interesse e vendas por ingressos em comparação aos anos anteriores!

Confira como ficou disposto no site do evento GATE:

Palestrantes

imagem dos palestrantes do evento GATE

Imagem: site do evento GATE

Expositores

imagem dos expositores do evento GATE

Imagem: site do evento GATE

Apoiadores

imagem dos apoiadores do evento GATE

Imagem: site do evento GATE

Blog e Patrocinadores

imagem dos patrocinadores do evento GATE

Imagem: site do evento GATE

Gostou dos resultados do aplicativo do evento GATE? Está procurando uma plataforma completa que atenda as necessidades de divulgação e venda de ingressos do seu evento? Nós podemos te ajudar!

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