imagem de diversos participantes utilizando as redes sociais em eventos
Divulgação de eventos | 7 minutos de leitura

6 dicas e estratégias de divulgação para seu evento nas redes sociais

Precisando melhorar a divulgação e vendas dos seus eventos? Confira algumas dicas para usar as redes sociais a seu favor e obter sucesso!


Organizar e garantir que os eventos sejam um sucesso requer muito planejamento. Além de atenção aos mínimos detalhes e a capacidade de se adaptar às mudanças em um curto espaço de tempo.

No entanto, de nada adianta cumprir essas etapas com excelência se ninguém ficar sabendo do seu evento. Afinal, o sucesso de um evento também depende da sua taxa de participantes.

É exatamente por isso que a estratégia de divulgação dos eventos é tão importante. Com ela, é possível impactar as pessoas certas e aumentar o número de pessoas presentes no grande dia. Garantindo, assim, que a ocasião seja um sucesso!

Nesse sentido, usar o poder das redes sociais a favor dos seus eventos pode fazer toda a diferença. Afinal, elas permitem obter um alcance grande, sem precisar despender de altos investimentos.

Mas como aproveitar as redes sociais para promover os seus eventos? Continue com a leitura desse artigo e tenha acesso a dicas valiosas sobre o tema!

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Por que apostar nas redes sociais para divulgar eventos

Vamos começar entendendo como as redes sociais podem ajudar a aumentar a taxa de presença em eventos.

Com canais como o Facebook e o Instagram é possível criar uma expectativa sobre a data. E o melhor de tudo: você consegue direcionar a comunicação para as pessoas certas!

Dessa forma, você garante uma visibilidade muito maior para seus eventos. Ao mesmo tempo, não precisa gastar tanto tempo e dinheiro com ligações e ações promocionais offline que costumam trazer um baixo retorno.

Além disso, as redes sociais permitem avaliar o resultado obtido com as divulgações. Esses dados são altamente valiosos para que você consiga aumentar o sucesso dos seus eventos. Além de conhecer melhor o perfil das pessoas que costumam frequentá-los.

Os resultados são comunicações cada vez mais eficazes e um risco muito menor de promover um evento que não conseguirá atingir a participação necessária!

Como usar as redes sociais a favor dos seus eventos

Agora que você já está convencido de que as redes sociais são uma excelente estratégia para promover eventos, é chegado o momento de colocar a mão na massa!

A seguir, detalharemos alguns passos importantes para usar os canais da melhor forma, confira:

1. Saiba quem é o seu público

É importante ter em mente que apenas estabelecer uma presença nas redes sociais não fará milagres pelo seu evento. Afinal, o canal e a linguagem precisam estar adequados para que você atraia o interesse do público.

Por isso, o primeiro passo é conhecer a fundo qual o perfil das pessoas para as quais o seu evento se destina. Uma boa dica aqui é definir personas, ou seja, perfis semi-fictícios do seu cliente ideal.

Detalhe a faixa etária, poder aquisitivo, profissão e os problemas enfrentados pelo seu público. Depois, levante quais as redes sociais que ele mais usa e quais os seus interesses.

Para tanto, você pode contar com experiências de eventos anteriores e dados de pesquisas de mercado.

Todas essas informações serão a base para que você desenvolva a estratégia de divulgação e vendas dos eventos. Além de indicarem quais as redes sociais mais adequadas para cada ocasião.

Assim, as ações definidas terão muito mais chances de serem eficazes do que se você basear apenas na intuição.

2. Crie um calendário editorial

As redes sociais precisam de frequência e qualidade. Por isso, você precisa encontrar o equilíbrio para que as divulgações não sejam muito superficiais ou fiquem perdidas.

O calendário editorial nada mais é do que um documento para organizar as publicações. Nele, você vai definir os temas que serão abordados, as redes sociais a serem usadas, a quantidade de posts, as datas importantes, entre outros.

Veja como usar o Facebook para promover um evento

Também é fundamental que o calendário editorial aponte os prazos e os responsáveis por cada tarefa. Dessa forma, você não perderá nenhuma oportunidade por esquecimento ou por má distribuição de atividades.

Por fim, crie uma conexão entre os posts e os acontecimentos importantes dos eventos, como a virada de lotes, a programação e as ações pós-evento. Uma comunicação integrada é fundamental para que o público sinta o desejo de participar e entenda a importância do conteúdo para a sua vida!

3. Aproveite o poder dos anúncios

De nada vai adiantar, porém, você desenvolver uma excelente estratégia de divulgação nas redes sociais se ninguém ficar sabendo. Por isso, é importante apoiar o seu planejamento com a criação de anúncios também nestes canais.

Ver o checklist do planejamento de mídias sociais em eventos!

As redes sociais proporcionam uma série de variedade de formatos que vão ajudar a criar mais afinidade com o público. Assim, você pode usar o Instagram Stories para impactar os mais jovens. E o formato de carrossel do Facebook para divulgar os palestrantes, por exemplo.

A melhor parte de apostar em anúncios nas redes sociais são as opções de segmentação. É possível escolher a idade, sexo, localização e interesse dos usuários para que eles apareçam para as pessoas certas.

Dessa forma, você garante mais visibilidade e também mais eficácia para que as pessoas certas fiquem sabendo dos eventos.

Uma boa dica aqui é aproveitar os palestrantes com nomes mais fortes para que eles “puxem” a estratégia de anúncios. Como despertam o interesse naturalmente, eles costumam funcionar como uma excelente isca nas redes sociais!

Por fim, aproveite o recurso de retargeting para impactar quem abandonou o carrinho no momento de comprar o ingresso. Crie comunicações com senso de urgência para que as pessoas concluam as vendas e você aumente a taxa de participação.

4. Aproveite o durante e o pós-evento

É importante que você não limite a divulgação dos eventos apenas ao período que vão antecedê-los. Manter a comunicação durante e após a data também faz toda a diferença.

Enquanto o evento estiver acontecendo, publique fotos, vídeos e aspas dos palestrantes. Aqui, o Instagram e as lives do YouTube podem ser de grande ajuda para alcançar um bom número de pessoas.

Depois, aproveite a base de seguidores para agradecer a participação e divulgar mais materiais do evento. É possível editar trechos das palestras para usar no YouTube, criar álbuns no Facebook e publicar depoimentos dos palestrantes ou participantes.

Essa manutenção durante e após o evento fará toda a diferença para que as pessoas se mantenham interessadas e atentas para as próximas edições.

5. Integre outros recursos para a sua estratégia

Outro ponto importante é agregar outros recursos e ferramentas para potencializar a divulgação dos seus eventos.

Aqui, ferramentas de vendas como o Register vão ajudá-lo na organização e vendas de ingressos online. Além de colaborar para aumentar a visibilidade dos mesmos.

Já o e-mail marketing é fundamental para estreitar o relacionamento com os participantes. Com ele, é possível enviar lembretes e informar a respeito das datas importantes. Bem como fazer a manutenção tão importante no pós-evento.

6. Crie senso de urgência

O senso de urgência é uma estratégia muito eficaz para aumentar a venda de eventos. Afinal, as pessoas são impelidas a comprar por acreditarem que aquela é uma oportunidade que não vai se repetir.

Existem alguns recursos que podem ajudá-lo a criar esse senso de urgência, como:

Virada de lote: crie faixas de preços diferentes de acordo com a data que a pessoa vai comprar o ingresso. Assim, você estimula um volume maior de aderência nas datas mais afastadas ao evento, que terão os preços mais baixos.

Venda de lotes de ingresso: como e por que fazer?

Cupons promocionais: quem não tem a flexibilidade para trabalhar com lotes, pode disponibilizar cupons promocionais. Eles podem ser oferecidos em um prazo específico, sorteados entre os seguidores ou ofertados para quem está na lista de e-mail.

Brindes: ainda há a opção de presentear as pessoas que comprarem os ingressos com brindes. Disponibilize uma data limite para que as pessoas ganhem esses presentes, que podem ser um convite VIP, um acesso a conteúdo extra ou produtos de um parceiro.

Planejamento é a alma do sucesso

Independentemente das estratégias escolhidas, saiba que o planejamento é essencial para divulgar os seus eventos de forma eficaz.

Por isso, é preciso partir do entendimento do seu público, para depois definir os canais, frequência de posts e linguagem a ser utilizada. Além das mídias complementares e dos demais artifícios que serão usados para incentivar a adesão.

Não se esqueça de integrar a divulgação nas redes sociais com as datas importantes para o evento. Além de destacar os participantes ou as palestras que, naturalmente, chamam mais atenção dos interessados.

O sucesso da divulgação de eventos vem da frequência e da consistência. Por isso, aproveite a estratégia nas redes sociais para construir uma base qualificada e manter o relacionamento com as pessoas.

Assim, ficará cada vez mais fácil divulgar os eventos que virão a seguir e de aumentar a taxa de vendas e de presença.

Por fim, outra dica bacana é se manter informado e atualizado a respeito das novidades do mercado. Aqui, além de fazer cursos e ler notícias, pode fazer toda a diferença conhecer alguns casos de sucesso.

Que tal começar agora a se inspirar e a trazer novas ideias para os seus próximos eventos? Confira o case do SingularityU Brasil Summit e conheça mais estratégias e ferramentas para levar os seus eventos a outro patamar!


*Este artigo foi escrito pela equipe da Elévon.


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