imagem do facebook para eventos: divulgação de um evento no facebook
Divulgação de eventos, Tendências em eventos | 7 minutos de leitura

Facebook para eventos: 7 dicas que você precisa ler agora mesmo

Está pensando em promover e divulgar o seu evento no Facebook! Você encontrou o artigo certo para te ajudar nessa jornada! :)


A quantidade de pessoas que usam mídias sociais vem crescendo a cada dia. Só no Facebook, que é a rede mais acessada do mundo, existem aproximadamente 2 bilhões de usuários que entram todos os dias para conferir seus perfis. Por isso, muitas marcas começaram a utilizar o Facebook para eventos.

Com uma base de usuários dessa magnitude, podemos afirmar que esse ambiente é o local perfeito para:

  • Implantar estratégias de marketing digital;
  • Obter melhores resultados em relação ao público do seu evento.

Mas não basta apenas acessar o Facebook e começar uma divulgação indiscriminada, sem critérios. É necessário se organizar e definir estratégias para que você consiga o melhor resultado possível.

Usar o Facebook para eventos não é tão simples quanto parece, por isso separamos algumas dicas para que você consiga divulgar o seu de maneira muito mais eficaz. Ficou interessado? Então continue a leitura!

Como divulgar e utilizar o Facebook para eventos da melhor forma

Há duas opções para se iniciar a divulgação de um evento no Facebook: criar o próprio Evento na rede social ou uma Página para gerir de forma mais aberta. O primeiro passo é definir qual a estratégia a ser utilizada. Veja as principais diferenças entre essas opções:

1. Página

Neste formato, um erro muito comum tende a acontecer: confundir Página com Perfil. Essas são opções totalmente diferentes e com objetivos distintos. O Perfil é voltado para o uso pessoal, no qual é possível reunir amigos e acompanhar um feed de notícias alimentado pelas postagens desses contatos e de páginas curtidas por ele.

Justamente por ser voltado para uso particular, algumas ferramentas importantes de divulgação, monitoramento e métricas não estão disponíveis neste formato. Além disso, criar uma conta pessoal para algo que não seja uma pessoa física viola os termos de uso da rede social.

A Página (ou Fanpage), por sua vez, possui diversos recursos disponibilizados com o objetivo de ajudar a promover o seu negócio, marca ou campanha de acordo com suas necessidades. Neste formato, estão disponíveis níveis mais avançados de personalização, plataforma de anúncios (Facebook Ads), estatísticas detalhadas (Facebook Insights), entre outros.

2. Evento

A segunda opção é a criação de um Evento no Facebook. Dessa forma, você consegue disponibilizar todas as informações de que os interessados precisam. Além disso, eles podem confirmar presença, demonstrar interesse ou informar que não comparecerão — o que é muito bom para que se possa fazer uma estimativa de quantas pessoas estarão presentes.

É importante lembrar que um Evento deve ser criado por um Perfil ou uma Página. O ideal é que ele seja feito a partir da Página institucional da marca, e nunca pelo perfil de alguém da equipe.

Uma estratégia interessante pode ser a criação de uma Página para sua marca, que será responsável pela criação na rede social de todos os eventos promovidos. Por outro lado, se um desses eventos ganhar força e se consolidar como uma marca conhecida, ele pode ganhar “vida própria” no Facebook e ter sua própria Fanpage.

Só não esqueça que ter um site para o seu evento também é fundamental para a sua divulgação ser ainda mais assertiva e profissional.Imagem de LM - divulgar evento-100

Facebook para eventos: 7 dicas para melhorar a sua divulgação

1. Colocando todas as informações necessárias

Não adianta criar um Evento ou Página se você não disponibilizar as informações de que o público precisa. Lembre-se de colocar na descrição tudo aquilo que for relevante —independentemente do formato escolhido.

Na Página, isso vai evitar que sua caixa de entrada fique repleta de mensagens com dúvidas a que você precisará responder repetidamente — perdendo um tempo precioso. Já no caso do Evento, evita que o mural disponibilizado pra postagens fique tomado por dúvidas que poderiam ser facilmente resolvidas, atrapalhando a interação entre os participantes.

2. Escolhendo a foto de perfil e de capa adequadas

Esses são os principais elementos visuais. Por isso, você precisa caprichar na escolha. As fotos de perfil ou de capa podem ser o primeiro contato do público com o seu evento, portanto são elementos fundamentais para chamar a atenção deles.

Veja algumas dicas para facilitar a sua escolha:

  • No caso de Páginas, use como foto de perfil a logo do evento (Eventos não possuem foto de perfil, apenas de capa);
  • Não fuja da paleta de cores da comunicação visual;
  • A imagem de capa deve transmitir alguma mensagem, que pode ser um call to action (CTA);
  • Na Página, as imagens de perfil e capa devem ter uma sinergia e “conversar” entre si.

3. Personalizando a URL

Se você criou uma Página, é possível mudar sua URL.

Acesse o menu “Sobre” e edite o nome de usuário da página. Fazer essa mudança é muito importante, já que uma URL amigável é mais facilmente divulgada do que a padrão que o Facebook disponibiliza.

4. Impulsionando por meio do Facebook Ads

Agora que você já personalizou e atualizou a Página ou o Evento com todas as informações, é hora de começar a divulgar.

Você pode esperar um resultado orgânico — em que você vai depender do boca-a-boca dos interessados em ir ao seu evento para atrair mais público — ou você pode investir em Facebook Ads, ou seja, “impulsionar” suas publicações da Página ou do Evento, aumentando seu alcance e, consequentemente, atraindo mais público.

Você pode criar campanhas e personalizá-las — definindo, por exemplo, a idade e onde moram as pessoas que você tem interesse de alcançar. Essa personalização permite que você tenha maior eficácia ao criar seus anúncios, pois eles vão atingir exatamente o público que você espera.

5. Utilizando o Power Editor

Usar o impulsionamento na Página ou no Evento é eficaz, mas usar o Power Editor do Facebook para criar seus anúncios eleva a eficiência a outro nível.

Nesse gerenciador de anúncios, há pouquíssimas limitações de recursos — fazendo com que as possibilidades se tornem muito maiores no momento da criação. Assim, você pode personalizá-los da maneira que melhor se adequar aos seus objetivos. Isso te dará muito mais liberdade e aumentará as chances de você alcançar exatamente o público que você busca.

6. Direcionando os interessados para o seu site

Lembre-se de que o Facebook é um caminho para que o interessado chegue até seu site e compre o ingresso. Portanto, otimize os anúncios e postagens para que isso aconteça. Claro que é interessante que você tenha um tráfego grande dentro da rede social, mas isso de nada adianta se você não consegue converter essas pessoas em participantes no seu evento.

7. Medindo a taxa de conversão

Para saber se seus anúncios no Facebook estão sendo eficazes, você precisa calcular o ROI. Para isso, crie um pixel de rastreamento no Facebook e coloque-o no HTML do seu site. Com isso, você conseguirá ver quantos ingressos foram vendidos para pessoas que chegaram até você por meio dos anúncios da rede social.

Essa mensuração será importante para que você possa avaliar a eficácia de sua estratégia digital e ajustá-la sempre que ela não responder adequadamente.

O Facebook é a maior rede social do mundo, possui bilhões de usuários e é uma grande febre no Brasil. Se bem utilizado como estratégia de marketing digital, ele pode ser o divisor de águas entre um evento comum e um de extremo sucesso.

Agora que você já sabe as principais informações de que precisa utilizar o Facebook para eventos, você já pode iniciar um trabalho com muito mais qualidade e conseguir muito mais conversões!

É, a importância do Facebook para eventos realmente é incontestável e agora você aprendeu 7 passos importantes para melhorar a divulgação e promover ainda melhor o grande dia, não é mesmo? Apenas relembrando:

  1. Colocando todas as informações necessárias
  2. Escolhendo a foto de perfil e de capa adequadas
  3. Personalizando a URL
  4. Impulsionando por meio do Facebook Ads
  5. Utilizando o Power Editor
  6. Direcionando os interessados para o seu site
  7. Medindo a taxa de conversão

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam o potencial incrível que o Facebook para eventos tem para divulgar!

Ah! E precisando aprender a divulgar em outras redes sociais? Confira também o nosso artigo: 5 dicas para promover e atrair seu público através do Linkedin.


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