imagem de um organizador de eventos melhorando e otimizando o processo de envio das suas listas de email capturadas
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Como otimizar sua lista de emails capturadas?

Quer saber como melhorar o processo de envio de emails capturados em seus eventos? Confira neste post!


Participar de eventos corporativos ou, até mesmo, produzi-los, deixou de ser exclusivamente uma estratégia de reconhecimento de marca. Atualmente é possível gerar negócios, fazer contato e até mesmo prospectar novos clientes nesses ambientes, graças a ferramentas simples que facilitam o cadastro de uma lista de emails.

Mas quando o evento acaba, surge uma importante questão: o que fazer com todas essas informações coletadas? Qual é a melhor forma de converter esses contatos cadastrados em consumidores fiéis da sua empresa?

Embora essa não seja uma resposta fácil, é importante ter em mente que tudo começa pela divisão correta de cada grupo de cliente. E para isso é necessário segmentar os seus leads adequadamente.

Saber mais sobre coletor de dados em eventos

Quer otimizar a sua lista de emails, mas não sabe pode onde começar? Listamos algumas dicas de como organizar essas informações de forma prática e eficiente. Confira logo abaixo!

1. Engajamento com a marca

Esse é um dos critérios mais importante quando o assunto é segmentação de leads capturados em eventos, uma vez que um conteúdo padrão não tem a capacidade de atender a demanda de todos os seus potenciais clientes.

Informações como e-mail e telefone para contato podem ser cadastradas rapidamente através de ferramentas e coletor de dados, o que facilita (e muito!) a comunicação com os seus clientes em potencial.

Tendo em mente que você deverá definir um tipo de conteúdo específico para cada grupo de leads nutrido, é preciso identificar quem é o público que já conhece a sua empresa, se identifica com a sua marca e tem interesse no que ela tem a oferecer.

Embora não sejam necessariamente clientes, os leads que já estão engajados com uma determinada marca tendem a receber o contato de retorno de forma muito mais aberta e positiva.

Participantes com esse perfil tem chances muito maiores de fechar um negócio do que outros usuários que ainda não conhecem a sua marca. Aumentando, assim, as chances de conversão.

2. Dados demográficos

Ao apostar nessa categoria de segmentação para a sua lista de emails, você divide os seus leads levando em consideração alguns critérios demográficos que, embora muito teóricos, podem ser determinantes no processo de compra. Entre os mais relevantes, podemos destacar:

  • Região: divide a sua base de dados de acordo com o bairro, cidade, estado ou até mesmo país onde o seu potencial cliente está localizado. Assim fica mais fácil definir onde estão a sua audiência e estabelecer o nível de abrangência do seu negócio;
  • Faixa etária: a partir desse critério é possível definir a idade média dos seus leads, direcionando as suas ações de forca mais direta e eficaz. Ela é fundamental para entender as características gerais do seu potencial consumidor.
  • Gênero: embora esse critério esteja diminuindo gradativamente em alguns segmentos do mercado, a divisão por gêneros ainda é um fator determinante para definir a melhor estratégia de comunicação com o seu público.

3. Envolvimento com o negócio

Existe algum tipo de envolvimento entre a marca e o participante abordado? Segmente! Separar os emails de acordo com o interesse do lead nos seus produtos e serviços pode trazer resultados surpreendentes. Sendo assim, fique atento a clientes antigos, fornecedores, colaboradores e até mesmo a imprensa.

Você pode determinar fatores como envolvimento e interesse das pessoas no seu negócio através do histórico de navegação no seu site, interação nas suas redes sociais e consumo de conteúdo disponibilizado em seu blog.

É muito mais fácil converter em cliente um lead que já está, de alguma forma, comprometido com a sua marca do que um participante que visitou o seu estande por pura curiosidade. Por isso, você precisa desenvolver a estratégia certa para não perder a atenção desses que tem um enorme potencial para se transformarem em consumidores.

4. Nível de nutrição no funil de vendas

Se você usa a técnica funil de vendas para atrair e converter os seus visitantes em leads e, posteriormente, em clientes fidelizados, esse pode ser um potente critério de segmentação para a sua lista de emails.

O caminho percorrido pelo seu potencial cliente entre os conteúdos que você oferece ajudam a identificar em que estágio do funil ele está. Com essas informações em mãos é possível criar pontos de referência para capa etapa, criando uma mensagem específica para cada nível de nutrição.

Devido à rápida transição que pode ocorrer entre um estágio e outro, é importante estar sempre atento a movimentação do seu lead, de forma a oferecer o conteúdo mais adequado para o seu processo de decisão.

5. Comportamento de compra da lista de emails

Apesar de ser muito mais específico do que os outros critérios citados acima, a segmentação levando em consideração o comportamento de compra do seu lead pode gerar resultados surpreendentes e satisfatórios.

Entretanto, para ter acesso a essas informações, é preciso já ter alguma relação com o usuário cadastrado — que pode ser um antigo cliente — ou contar com o compartilhamento de dados de empresas parceiras, o que pode dificultar um pouco esse tipo de divisão.

Como você pode perceber, a segmentação é sempre a melhor alternativa para a otimização da sua lista de emails. Através dela é possível saber exatamente o nível de interesse de um determinado contato em fechar um negócio com você, o que garante o envio da mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa.

Collect da mobLee potencializa esse tipo de ação ao automatizar e agilizar o cadastro dos participantes que visitarem o seu estande. Além disso, também é possível classificar cada usuário de acordo com o nível de interesse e engajamento com a sua marca.

Acessar um case de sucesso do Collect

Mas, atenção! Tenha sempre em mente que não basta ter uma lista de contatos bem segmentada se você não souber como oferecer um conteúdo realmente relevante para os seus potenciais clientes. Estabeleça objetivos e estratégias claras para as suas ações e veja as suas campanhas apresentarem resultados ainda melhores.

Agora que você já sabe a melhor forma de organizar a sua lista de emails de cadastrados, que tal entender como otimizar o credenciamento e inscrições em seu evento? Confira o nosso próximo artigo e descubra como isso é possível.


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