imagem do celular representando o marketing de conteudo em eventos
Divulgação de eventos | 7 minutos de leitura

Como o marketing de conteúdo pode melhorar (ainda mais) o seu evento


Se você já ouviu falar, ou mesmo ouve sem parar sobre marketing de conteúdo, mas não faz a menor ideia do que isso significa, então chegou a hora de aprender! E se você trabalha no mercado de eventos, então tem motivos de sobra para entender o que é essa ferramenta.

O marketing de conteúdo é uma forma alternativa à publicidade feita de forma tradicional. Você, que trabalha com eventos, principalmente, com certeza já viu banners, cartazes, flyers ou qualquer outra forma de publicidade que não é tão popular nos dias de hoje.

Elas são pouco usadas hoje em dia, justamente porque as pessoas descobriram a eficiência do marketing de conteúdo, que é a propaganda feita no mundo virtual.

Mas, se você está se perguntando porque o marketing de conteúdo é tão eficiente, basta pensar um pouco. Onde a maioria das pessoas está hoje em dia? Se você respondeu “na internet”, então acertou. O marketing de conteúdo é feito na internet, justamente onde o público se encontra. O uso de mídias sociais é fundamental para o sucesso dessa ferramenta, e esse sucesso pode ser facilmente refletido na melhoria do seu evento, basta que você se proponha a aprender mais sobre essa ferramenta inovadora.

Faça mais do que qualquer conteúdo para o seu evento, faça marketing de conteúdo!

Pode ser que algumas empresas ainda não conheçam o poder do marketing, e com certeza elas estão perdendo muito com isso. Isso porque essa ferramenta é capaz de alterar, para melhor, todo o modo como uma empresa trabalha, e cada vez mais pessoas estão notando isso, portanto, não aderi-la significa estar atrás da concorrência.

No dia a dia de uma empresa, adotar o marketing de conteúdo pode fazer muito mais diferença do que se imagina. Em primeiro lugar, porque ele traz mais visibilidade para ela no que se refere ao “universo virtual”, e uma boa página na internet é, também, um bom cartão de visitas.

Em segundo lugar, as técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) são muito utilizadas nesses casos e são as responsáveis por garantir que uma página tenha uma boa colocação em sites de busca, como o Google.

Isso quer dizer que sempre que alguém pesquisar por empresas que realizam eventos ou procurando pelas inscrições daquele congresso, por exemplo, seu site será uma das primeiras opções de resposta.

E, por último, mas não menos importante, uma grande visibilidade na internet pode, também, tornar sua empresa uma autoridade no assunto, se você se dedicar à página. Conteúdo atualizado e de qualidade é fundamental para que sua empresa se torne referência.

Como disseminar conteúdo no seu evento?

O marketing de conteúdo é capaz de auxiliar não só no dia a dia de uma empresa que trabalha nesse segmento, como também potencializar o evento em períodos diferentes.

É importante disseminar conteúdo antes, durante e também depois que o evento acontece, para que ele não caia no esquecimento, e também para deixar as pessoas esperando pela próxima edição.

Antes do evento, você pode começar a direcionar publicações para sua persona. Conteúdo informativo, divulgação de atrações, entre outros aspectos que irão atrair atenção do público que você deseja que compareça a seu evento.

Antes e também durante, você pode usar alguns aplicativos ao seu favor, afinal, as pessoas ficam conectadas o tempo todo. Por isso, fica mais fácil que tirem seus celulares do bolso a qualquer hora durante o evento enviar notificações e avisar sobre possíveis alterações na programação.

Você pode, por exemplo, criar hashtags com o nome do evento, algo que faça o participante se sentir exclusivo por comparecer. Isso vai fazer com que as pessoas tirem fotos, façam vídeos e postem usando sua hashtag, o que atrai público e gera leads. No Facebook, você pode ainda usar a estratégia do check-in, de uma maneira bem sutil.

Ofereça WiFi de graça ou algum outro brinde especial em troca de um check-in no Facebook, por exemplo. Vai fazer com que cada vez mais as pessoas se perguntem qual evento é esse que aparece o tempo todo em suas linhas do tempo na rede social.

Calculadora grátis para saber a velocidade ideal de internet

E depois que o evento acaba, é hora de reunir tudo. Você pode não só criar uma página na internet para disponibilizar imagens, como pode deixar alguém responsável por interagir com participantes que tenham feito publicações usando as hashtags do evento.

Essa estratégia é um diferencial, porque de novo, traz a relação de proximidade entre público e empresa, e as pessoas gostam disso.

Conteúdo em tempo real? Como isso é possível?

Gerar conteúdo de comunicação é importante enquanto o evento está rolando, e, para isso, é preciso contar com pessoas que fiquem responsáveis, basicamente, só por essa função. Mas, nem só de comunicação vive um evento.

O conteúdo precisa ser gerado em tempo real, e você precisa também de uma equipe para ficar responsável por essa parte. Você deve apostar em conteúdo de verdade.

E para auxiliar com outras funcionalidades, pode contar com a ajuda de aplicativos, que facilitam a execução de várias tarefas durante um evento. Algumas delas são simples, mas demandam tempo e nem sempre, com a correria do evento, você consegue ficar atento a todas elas.

Clique para saber tudo sobre aplicativos de eventos

Mas, através de um dispositivo móvel, você já pode controlar coisas como a organização de lugares, pagamento (débito, crédito, dinheiro), movimentação da sua equipe, ingressos sendo transferidos por usuários, entre vários outros aspectos que compõem um evento de forma geral.

a) Gera um engajamento maior

Otimizar o seu conteúdo, quer dizer que você pode usar um aplicativo para deixar o seu público todo concentrado em um único local da rede, e por dentro do conteúdo que está sendo disponibilizado nessa página, ou seja, promove um engajamento.

Isso também abre precedentes para o networking, que estabelece conexões entre as pessoas, e as deixa livre para trocar experiências através de um sistema, que no caso, vai ser a sua página.

Isso é ótimo para que os participantes do seu evento troquem contatos, o que pode influenciar inclusive na vida profissional deles, e terá sido graças a uma porta que você abriu, o que fará com que eles se lembrem para sempre do seu evento, e estejam ansiosos pela próxima edição.

b) As pessoas vão querer saber sempre o que está acontecendo durante o evento

Quem está presente quer saber o que está acontecendo em outros ambientes, e quem não pôde comparecer, quer saber o que está acontecendo de uma forma geral. E para abastecer toda essa curiosidade, nada melhor do que o marketing de conteúdo. Esteja presente onde seu público está, essa com certeza é a chave para conseguir conquistar a atenção de cada vez mais pessoas e deixa-las interessadas na programação do seu evento.

c) Gera audiência para o evento

Se você vai oferecer palestras em seu evento, por exemplo, e faz uma live (um ao vivo) de cada uma delas, então estará gerando cada vez mais audiência para o evento, e com conteúdo de verdade, em tempo real.

E o melhor disso tudo é que você só precisa de um dispositivo móvel com internet para filmar tudo e transmitir ao vivo na sua página. Muitas vezes as pessoas gostariam de estar ali presentes, mas por algum motivo não puderam.

Mas, deixá-las a par do que está acontecendo é uma boa forma de fazê-las se sentirem inclusas pela empresa.

d) O conteúdo vai ser totalmente estratégico, com os gatilhos corretos para seu público curtir ao máximo o evento

Tudo o que for oferecido como atração para um evento, que foi organizado através de um aplicativo, terá sido um conteúdo estratégico. Esse é o diferencial de contar com o serviço de uma ferramenta tecnológica, porque tudo é pensado para o tipo de público que o seu evento atinge, levando em conta aspectos como conhecimento e, principalmente, diversão.

Além disso, também são oferecidos coffee breaks e atrações para que o público se divirta enquanto tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e ampliar sua rede de contatos, afinal, nada melhor do que juntar essas duas coisas para tornar um evento inesquecível.

Calculadora para quantidade ideal de comes e bebes em seu evento

Conclusão

Se você é referência no assunto e trabalha organizando eventos, pôde notar que com o marketing de conteúdo, você pode atrair ainda mais participantes, gerando muitos mais inscritos para o seu evento, afinal, o público atual sente cada vez mais a necessidade de saber sobre o que está consumindo. O público quer a história, a parte emocional da empresa.

Essa relação de proximidade com o que o cliente consome faz com que ele se sinta mais interessado em comparecer a um evento da sua empresa.


Este artigo foi escrito pela Gabriela Bueno, da Camaleão Conteúdo.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!