imagem do marketing de conteúdo dando resultado para o organizador de eventos
Divulgação de eventos | 6 minutos de leitura

Técnicas para utilizar marketing de conteúdo na divulgação de um evento

Como o marketing de conteúdos pode fazer a diferença e gerar ainda mais resultados em seus eventos


O Marketing de Conteúdo é um assunto que tem ganhado bastante atenção nos últimos tempos. Em poucas palavras, trata-se da criação de conteúdo de qualidade cujo tema é direcionado a certos segmentos de público, promovendo engajamento e posicionando a empresa que o produz e dissemina como referência no assunto.

Considere o seguinte: você organiza um evento sobre fisiculturismo. Durante o processo de divulgação do evento, ao invés de produzir conteúdo relativo ao próprio evento, você começa produzindo conteúdo em torno do tema do seu evento, ou seja, sobre fisiculturismo. Você pode fazer postagens no blog do evento sobre dietas ou treinos, além de uma série de outros tópicos em torno desse universo temático.

Com o tempo, o conteúdo produzido passa a receber reconhecimento do público interessado que, consequentemente, também passa a conhecer e a se interessar pelo próprio evento.

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O conteúdo produzido pode assumir formatos variados, como postagens em blogs, ebooks, webinars, infográficos, vídeos e afins. O objetivo final é a geração de leads, ou seja, aumentar o número de pessoas que entra em contato com a sua marca, a princípio, interessados em conteúdo de qualidade relativo a área de atuação e, em seguida, passando também a se interessar pelo seu produto.

Estratégias de divulgação de evento

Se você chegou nesse post e ainda nem sabe o que é Marketing de Conteúdo, dá só uma olhada nesse vídeo do Peçanha, fundador da Rock Content:

O conteúdo produzido tende a ser segmentado de acordo com o chamado funil de vendas, que estabelece os conceitos de topo, meio e fundo de funil.

No topo de funil encontramos pessoas que estão começando a se interessar pelo assunto relativo ao seu evento. Seu fascínio é pelo tema, não pelo evento. Já no meio de funil está o público que começa a demonstrar maior engajamento. Esse público consome o conteúdo produzido com certa frequência e passa a demonstrar curiosidade pelo próprio evento.

Por fim, no fundo de funil, se encontra o público que já está ciente sobre o seu evento a ponto de, talvez, efetivamente participar dele. Os conteúdos produzidos para esses diferentes níveis de funil, portanto devem ser distintos, se alinhando aos variados perfis de público.

Um conteúdo para o público topo de funil tende a ser mais generalista, enquanto o conteúdo para o público de meio de funil se torna mais específico. Finalmente, o conteúdo para o público de fundo de funil passa a informá-lo sobre o produto ou serviço oferecido, no caso, sobre o evento.

Durante todo o processo, é fundamental que se utilizem mecanismos para fidelizar o público. Uma postagem em blog pode ser um meio de entrada para que o público tenha seu primeiro contato, todavia, tende a não ser o suficiente para que ele retorne. Para tanto, a criação dos chamados “conteúdos ricos” é muito importante.

Se tratam de materiais que abordam certo tópico de maneira mais extensiva e, dessa forma, costumam necessitar de um suporte diferenciado, como um eBook ou um seminário online. Como se tratam de materiais que demandaram maior tempo e esforço para sua construção, pode-se disponibilizar o seu acesso mediante o preenchimento de um breve formulário, normalmente solicitando, pelo menos, informações básicas, como nome e e-mail.

A partir daí, pode-se criar um vínculo maior com o público, analisando seus interesses e sugerindo conteúdos que ele possa gostar.

Blog posts

Blog posts são, simplesmente, os textos que você irá publicar no seu blog. São responsáveis por informar o seu público sobre diversas dúvidas referentes ao seu setor de atuação.

Quando pensamos na produção de textos para o marketing de conteúdo para eventos, também devemos seguir o funil de conteúdo. A redação de textos que abordem topo, meio e fundo do funil é de extrema importância para que você atinja diversos estágios do seu público e garanta que o mesmo possa evoluir e aprender novidades dentre de determinado segmento.

Blog posts também são extremamente importantes para uma estratégia de SEO. Através da utilização de palavras-chave, conteúdo relevante e de qualidade o Google seleciona, quais textos e sites aparecerão nas primeiras posições do buscador.

Você pode ver o exemplo claro sobre isso no nosso próprio blog, aqui mesmo onde você está lendo este texto.

ebooks

ebooks são, em termos mais leigos,”livros ou manuais”online. Eles são considerados materiais ricos, desenvolvidos para nutrir possíveis clientes e entregar um conteúdo muito mais completo e preparatório.

Os materiais ricos trazem maior valor aos leitores e muitas vezes podem conter informações valiosas e exclusivas. Por isso, é comum que em troca desses materiais, as empresas peçam informações de contato antes de liberar o conteúdo para download.

Isso também é uma forma das empresas conseguirem leads a serem trabalhos pela equipe de vendas. No processo de inbound marketing, o marketing de conteúdo para eventos é um dos canais responsáveis por trazer pessoas interessadas em determinados assunto, nutrindo-os e quem sabe, em um futuro próximos, tornando-os clientes do seu produto ou serviço.

Confira um exemplo de ebook aqui

Infográficos

Infográficos são uma forma bem mais visual de divulgar informações. Ganham destaque por serem didáticos e juntarem texto com elementos visuais, o que pode simplificar a forma como algumas pessoas enxergam o seu conteúdo.

A vantagem de se criar infográficos é que você pode aproveitá-lo como postagem em diversos lugares, como por exemplo. nas redes sociais. Muitas vezes o conteúdo ilustrado tem um engajamento maior e necessita de menos tempo para ser compreendido.

É uma ótima estratégia de marketing de conteúdo para eventos, pois atinge organizadores e outros profissionais do mercado que possuem uma rotina bem corrida!

Confira um exemplo de infográfico aqui

Webinars

Webinars ou webinários, são transmissões online, geralmente feitas ao vivo para participantes cadastrador previamente. Um palestrante, sendo colaborador da empresa ou convidado, apresenta o conteúdo aos espectadores, que por sua vez acompanham a transmissão, podem ter a oportunidade de ao final tirarem as suas dúvidas.

Muitas empresas não possuem um orçamento compatível com a organização de eventos presenciais, por isso, adotam as transmissões ao vivo como uma alternativa de valor.

Lembre-se que: os webinars podem ser gravados e para uma possível divulgação futura e também para que seja enviado aos usuários que não puderam o assistir. assistiram.

Saiba tudo sobre webinars e como produzir eventos online no nosso infográfico!

Podcasts

Podcasts são mais um modelo alternativo de divulgar o seu conteúdo. O conteúdo em formato de áudio, tem como principal modelo o bate papo entre 2 ou mais pessoas.

Visto que, muitos organizadores têm uma rotina corrida, essa estratégia de marketing de conteúdo para eventos resolve dores como: falta de tempo para ler um conteúdo extenso, necessidade de absorver conhecimento de forma rápida, mesmo ao realizar outras tarefas em paralelo.

Conclusão

A criação de estratégias de marketing digital para eventos se consolida cada vez mais no mercado, sobretudo agora que diversos organizadores tem utilizado a internet como o principal meio para a construção de canais de comunicação com o seu público.

Entretanto, o conceito de marketing de conteúdo ainda não se encontra plenamente estabelecido nesse meio. Trata-se de uma solução que já vem sendo bastante utilizada por diversas empresas, sobretudo aquelas atuantes no mercado de tecnologia.

O potencial é gigantesco e os resultados têm se provado bastante efetivos. Cada tipo de evento possui suas especificidades que podem ou não tornar o marketing de conteúdo para eventos uma poderosa ferramenta. Cabe ao organizador determinar a validade da implementação dessa estratégia e, então, desfrutar dos seus benefícios.

 


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