o-que-e-um-webinar
Organização de eventos, Tecnologia em eventos | 3 minutos de leitura

O que é um webinar? Aprenda como realizar eventos online

Saiba o que é um webinar e como usar essa estratégia do marketing de conteúdo para realizar eventos online


Atualmente, a facilidade de acesso à internet permite que transmissões online sejam realizadas de qualquer lugar, gerando conteúdo para muitas pessoas, sem a necessidade de um espaço físico que as acomode. Se você sabe o que é um webinar e já participou de um, provavelmente sabe do que estamos falando!

Neste texto vamos explicar um pouco sobre o que é um webinar e como você pode usar essa estratégia de marketing de conteúdo para realizar eventos online.

O que é um webinar?

A palavra webinar vem da junção das palavras web-based + seminar em inglês e significa “seminário baseado em rede”, em português.

Como já está claro, o webinar é um tipo de seminário ou conferência online, que geralmente ocorre ao vivo para participantes cadastrados previamente.

Enquanto o palestrante ou convidado apresenta o conteúdo online, os espectadores assistem e interagem tirando suas dúvidas. O conteúdo apresentado também pode ser gravado e utilizado posteriormente pela sua base de contatos.

A transmissão de webinars facilita também a vida do telespectador, pois ele não precisa sair da sua casa ou do seu trabalho para ter acesso ao conteúdo.

Confira o Infográfico:

Como fazer um bom webinar

  • Estude as necessidades do seu público para definir o tema do seu webinar e oferecer um conteúdo que desperte interesse;
  • Monte um bom roteiro e uma apresentação. É importante também disponibilizar um material visual;
  • Escolha quem será o apresentador, sendo um convidado externo ou alguém da sua própria empresa;
  • Defina uma data e horário que faça sentido para o seu público, levando em conta outros acontecimentos, como outros eventos já marcados e garantindo que os inscritos realmente apareçam para assistir ao seu webinar;
  • Divulgue o seu webinar considerando um planejamento estratégico como: criar uma landing page para cadastrar participantes, criar call to actions no seu site/blog, enviar e-mails notificando sobre o webinar e divulgar nas principais redes sociais;
  • Monitore sua base de leads durante todo o processo para, se necessário, criar alguma ação de reforço.

Como se preparar para uma transmissão ao vivo

Procure verificar tudo o que você precisa para estar ao vivo com antecedência. É importante pontuar todos os imprevistos que poderão acontecer e estar pronto para contorná-los.

O problema mais comum em transmissões ao vivo é o mau funcionamento da internet, o que gera bastante insatisfação pelos participantes.

Confira também se o local e a iluminação são agradáveis e pelo menos uma hora antes envie o link do webinar novamente para os possíveis participantes.

Seja pontual e interaja com os participantes do seu webinar para gerar feedbacks positivos.

Se você for convidado a apresentar um webinar, não deixe de conferir nosso e-book sobre Técnicas de oratória: Como falar bem em público, criar vídeos incríveis e ser influente nas redes sociais.

O que fazer após apresentar meu webinar?

Atualizar a landing page e oferecer o material gravado para continuar gerando leads é fundamental!

Lembre-se de enviar o material aos participantes, disponibilizando o link do conteúdo gravado. Assim, aqueles que já se cadastraram em sua base, mas não puderam participar do conteúdo ao vivo, poderão assistir.

Você também pode fazer uma pesquisa de qualidade do seu webinar e coletar feedbaks e opiniões dos participantes.

Bônus: como lucrar com eventos online?

Além de realizar apenas eventos online, o seu evento presencial também pode ter uma cota de participação online. A transmissão do seu evento garante que pessoas que não poderão comparecer fisicamente, ainda assim tenham acesso ao seu conteúdo.

Alguns eventos já trabalham com essa modalidade de ingresso para a plataforma online e possuem um preço diferenciado na venda desses ingressos que não contemplam uma presença física.

Agora que você já sabe o que é um webinar já está pronto para realizar um? Não deixe de conferir nosso guia completo para transmissão ao vivo em eventos!

Precisa de ajuda para montar seu evento? Com a mobLee você divulga, gera inscrições e engaja pessoas no seu evento com uma plataforma digital estável e descomplicada.

Da fase de implementação ao pós-evento, o nosso time estará por perto, garantindo que você obtenha os melhores resultados possíveis a partir da nossa plataforma. Fale agora com um especialista e saiba tudo sobre os nossos serviços.

banner convidando para bate papo

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!