Produzir eventos como parte da estratégia de marketing da sua empresa, é uma forma de melhorar o reconhecimento da sua marca, gerar negócios e até mesmo criar um posicionamento. Mas não basta apenas ter uma ideia para um evento de sucesso, é preciso se preocupar também com a divulgação e com o engajamento dos participantes.
Confira 50 dicas rápidas sobre engajamento em eventos
Trabalhar com a produção de eventos não é uma tarefa fácil e aqui na mobLee, sabemos que, além do volume de atividades a serem desenvolvidas, é grande o número de tarefas relacionadas ao marketing que são realizadas pelos organizadores de eventos.
No post de hoje, iremos falar de uma poderosa ferramenta: as campanhas de email marketing. Um recurso que não exige grande investimento financeiro, mas que poderá garantir o sucesso no engajamento e na aquisição de participantes para o seu evento. Confira!
O que é uma campanha de email marketing?
Bem, acho que isso não está tão fora dos seus conhecimentos, não é mesmo? Alguns exemplos de email marketing são: promoções, newsletters, ofertas de passagens aéreas, confirmação de compras online, entre outros.
Acredito que você, assim como eu, receba alguns (ou muitos) emails relacionados ao seus interesses – ou não. Isso ocorre porque provavelmente você faz parte de uma base de contatos que interagiu em algum momento com determinada ação ou produto de uma empresa. Esses emails fazem parte de uma estratégia de email marketing.
O email marketing foi, durante muito tempo, a melhor forma de atingir o público, garantindo resultados relevantes para as estratégias de marketing. Mesmo hoje, o email marketing continua sendo uma excelente ferramenta e também uma das melhores maneiras de entregar a mensagem certa, na hora certa e para as pessoas certas!
Porém, muitas pessoas acreditam que ele não possui mais a mesma relevância que antigamente ou que está fadado ao desuso. Essa opinião também surgiu após muitas campanhas de email marketing serem consideradas um problema, já que diversos emails iam diretamente para a caixa de Spam.
Aí está o maior dos segredos ao se trabalhar com emails: é preciso cuidado ao definir o fluxo e a periodicidade de cada campanha a ser enviada e direcioná-la corretamente ao seu público-alvo.
Como criar uma estratégia efetiva de email marketing para o seu evento
Bem, agora que falamos sobre o conceito de email marketing, vamos direcionar nosso texto para o que realmente nos interessa: às campanhas voltadas à eventos.
Como toda campanha de email marketing, devemos seguir algumas etapas fundamentais para garantir que as taxas de abertura e cliques sejam boas:
Defina o objetivo da sua campanha
Você deve pensar na seguinte pergunta: Qual resultado você pretende atingir com essa campanha?
Lembre-se que é possível ter mais de um objetivo por campanha, mas o importante é que você mantenha o foco em cada ação determinada, para que não sejam realizadas pela metade ou sem o total empenho necessário. Alguns exemplos de objetivos podem ser: venda de ingressos para o seu evento, divulgação, fomento de informações, posicionamento da marca, etc.
Monte e segmente sua base de emails
Antes de falarmos sobre as boas práticas para montar a sua base de emails, devemos lembrar que comprar listas ou enviar muitos emails, fazendo com que se tornem spam, são alguns dos perigos do email marketing e podem influenciar sua estratégia negativamente.
Por isso, tendo objetivos definidos e uma lista segmentada de acordo com o seu público, você poderá garantir que cada pessoa receba o conteúdo mais adequado aos seus interesses. Afinal, o email é um canal direto entre sua empresa e seus potenciais participantes!
Se você ainda não possui uma lista de emails, pense em investir em uma estratégia de inbound marketing. Através dela, você conseguirá ser mais eficiente na prospecção de leads qualificados para os seus eventos.
Tenha um cronograma
Assim como na elaboração de um evento, é importante definir um calendário para sua campanha de email marketing. Pense na frequência de quantos e quais emails podem ser enviados conciliando com outras ações como, por exemplo, um fluxo de nutrição, emails sobre seu produto, etc.)
Você pode pensar em demandas diferentes como: vendas de ingressos, viradas de lote, principais novidades sobre o evento, confirmação de palestrantes, envio de cronograma para já cadastrados, entre outros.
Nunca envie muitos emails de uma vez, isso com certeza irá saturar os seus leitores e fazer com que as pessoas se descadastrem da base.
Envie conteúdos relevantes
Mais do que promover o seu evento e enviar informações sobre ele, é importante que você crie oportunidade para se tornar referência no assunto a ser abordado. Isso pode ser feito, de forma muito efetiva, nutrindo sua base com conteúdo de qualidade e educando o seu público previamente ao seu evento. Aqui, mais uma vez, citamos uma estratégia de inbound marketing.
Como utilizar o Marketing de Conteúdo para os seus eventos
Se o seu conteúdo online for um sucesso, é muito provável que as pessoas dêem mais credibilidade à sua empresa e sintam vontade de aprender mais, conhecer sobre o seu produto, participar do seu evento e até mesmo indicá-lo a alguém.
É muito importante também pensar sobre o conteúdo presente no seu email, a forma como você irá abordar as pessoas, como irá falar com elas, o que irá oferecer que passe um valor único e resolva um problema, por exemplo.
Crie ótimos assuntos de email
Uma das métricas mais importantes para avaliar o sucesso da sua estratégia de email marketing é a taxa de abertura. Uma boa taxa de abertura varia entre 20% e 30%, sendo possível alcançar até 50% de abertura quando o assunto certo é direcionado ao público certo.
Como engajar seus participantes com emails marketing
Nesse caso, é importante pensar em um assunto que chame atenção e aguce a curiosidade da sua base e até mesmo gere algum senso de urgência, incentivando as pessoas a abrirem seus emails.
Lembre-se de criar chamadas curtas (20 à 40 caracteres), de ser claro e objetivo, usar a criatividade, fazer perguntas, investir em personalização e até mesmo colocar alguns emojis. :)
É importante que você não ofereça no assunto algo que não irá condizer com o conteúdo entregue no corpo do email. Isso faz com que as pessoas não queiram mais abri-los por sentirem-se enganadas, o que pode acabar com a credibilidade da sua estratégia e também da sua empresa!
Crie call to actions focados em conversão
O Call to Action, ou CTA, é muito importante para incentivar que o leitor do email tome uma ação. Eles são importantes para direcionar e influenciar em outra métrica de sucesso para emails marketing: a taxa de cliques (uma boa taxa de cliques, seja em botões ou links, varia entre 2% e 3%).
Uma forma de estruturar os seus CTAS é pensar em um conceito chamado AIDA, que consiste em:
atenção > interesse > desejo > ação
O AIDA determina que cada uma dessas etapas, desde o momento em que um leitor tem o primeiro contato com o conteúdo até que decida fazer uma ação, exigindo uma atenção e cuidado próprio.
Essa técnica é muito utilizada em páginas online, mas também pode servir para que você obtenha um melhor direcionamento e melhore seus resultados de conversão em emails marketing.
Faça a análise dos resultados
Depois de todo o esforço realizado para planejar e colocar em prática sua campanha de email marketing direcionada ao seu evento, você deve analisar todos os resultados. O objetivo aqui é, não apenas avaliar como um todo, mas sim cada email enviado, suas taxas de abertura e de cliques.
Uma das oportunidades dessa estratégia, é poder avaliar os resultados e traçar novos caminhos a partir de resultados positivos ou negativos.
Algumas das métricas que podem ser avaliadas são: taxas de abertura, taxas de cliques, taxa de descadastro e marcação de spam, CTR (proporção de cliques comparado à base que abriu o email), leads gerados, entre outros.
Conclusão
As campanhas de email, assim como outras ferramentas de marketing, não possuem uma fórmula mágica para o sucesso. A execução das estratégias varia muito de acordo com as necessidades do seu evento e dos resultados buscados.
Mantenha o foco nas ações que realmente trarão retorno para o seu evento, conquiste o seu público, tornando-o fiel e engajado. Por isso, lembre-se que além de divulgar o seu evento, é fundamental enviar informações e links úteis ao seus leitores! Afinal, gerar bons conteúdos e posicionar-se como autoridade no seu segmento, ajudará a conseguir novos participantes.
O sucesso do seu evento depende das suas ações, mas será fortemente definido pelo seu empenho!
Os emails marketing do seu evento são realmente eficazes?