Engajamento, Marketing | 8 minutos de leitura

Utilizando o inbound marketing para atrair inscritos para o seu evento

Saiba como o inbound marketing pode te ajudar a atrair participantes para o seu evento e vender mais ingressos!


Bom, vamos começar esse texto pedindo para você refletir um pocuo sobre alguns dados tanto de marketing digital quanto de marketing tradicional:

  • 86% das pessoas hoje não assistem mais os anúncios de TV;
  • 44% dos chamados e-mail de massa não são abertos;
  • 200 mil contatos telefônicos são classificados como “sem resposta”;
  • 63% dos usuários do Facebook e do Twitter afirmam que utilizam as plataformas como fonte de informação.

Sabe o que eles querem dizer? Eles deixam claro que o consumidor não dá mais atenção para aquilo que não o interessa, que não conversa com as suas vontades e necessidades. Mas apesar disso, muitas empresas ainda fazem marketing igual ao que faziam décadas atrás, o que gera um gap entre o que o novo consumidor quer e precisa e o que está sendo oferecido a ele.

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, consiste em atrair os clientes dando algo que eles valorizam, que realmente faz sentido para as suas vidas. É uma metodologia baseada em informações e pesquisa sobre o seu público-alvo, com foco em como melhor trazê-los até você e transformá-los em clientes fiéis em longo prazo.

Em outras palavras, o Inbound oferece conteúdo de qualidade, relevante e focado no que a sua persona quer, e em troca, ela se torna seu consumidor e, quem sabe, até o promotor da sua marca.

E apesar de ter como foco o mundo digital, ele também pode ser utilizado para resultados offline. E temos mais dois dados que comprovam isso: 72% dos consumidores que realizaram uma pesquisa sobre produto, visitaram uma loja física depois e 78% das pesquisas por localidade feitas em celular (procura de serviços ou endereços, por exemplo) resultam em compras offline.

Ou seja, em uma estratégia de Inbound Marketing com foco em convergência online e offline, as possibilidades de atuação e resultados aumentam exponencialmente, o que se traduz em mais resultados para você. E para te mostrar como isso funciona na prática, vamos mostrar como aplicar esse conhecimento para atrair mais inscritos para o seu evento.

Atraia visitantes com Inbound Marketing

Eventos são uma excelente oportunidade para utilizar Inbound Marketing, justamente porque eles trazem conteúdo e informação para quem participa. Mas há também algumas estratégias que você pode utilizar para aumentar o seu número de inscritos. Separamos 7 delas. Confira!

# Planeje com antecedência e defina uma clara estratégia de atração para pré-evento

Antes de qualquer ação, tenha claro e definido o seu planejamento estratégico para esse evento: quais são objetivos macro a serem alcançados, com qual estratégia (como fazer), quais serão as metas e métricas utilizadas, os resultados que pretende alcançar e, acima de tudo, quem será a persona (o participante) que você quer atrair para esse evento.

Entendendo melhor a sua persona, você saberá quais ações de fato fazem sentido para ela, onde o seu cliente está, como gosta de ser abordado e qual é a sua necessidade mais premente (e trabalhar em prol de mostrar que você tem essa solução).

Lembre-se: o princípio da atração do Marketing tem a ver com interesse e relevância.

Exemplos de ações práticas:

  • Tenha um site Inbound-friendly com foco claro em gerar leads (com CTAs atrativos e bem posicionados);
  • Invista na experiência do usuário, ou seja, nos sentimentos de uma pessoa em relação à utilização/contato com a sua marca.

# Foque em conteúdo relevante e nos melhores

canais para divulgá-lo

Um dos pontos principais do Inbound é atrair a sua persona por meio de conteúdos que tenham valor para ela, a encantando e despertando o seu desejo de compra. Assim sendo, na hora de pensar em conteúdo, foque não somente em divulgar o seu evento e sim, despertar a curiosidade, interesse e vontade de saber mais sobre o mercado que o envolve.

Tenha sempre em mente: nem todo mundo que acessa o seu site quer comprar alguma coisa ainda. Ou seja, você precisa respeitar isso, mas ajudá-lo a chegar o mais próximo possível do momento decisório, nutrindo com um conteúdo que faça sentido dentro do momento da jornada de compra em que ele se encontra.

Com base nesses conteúdos que pode abordar, descubra quais sãos os canais pelos quais seus (futuros) clientes melhor engajam e defina as ações que tomará em cada um deles. Divulgar certo é tão importante quanto produzir.

Exemplos de ações práticas:

  • Produza conteúdos claramente desenhados em cima de uma jornada de compra (basicamente, conteúdos voltados para mostrar como esse evento irá agregar a sua vida, solucionando alguma necessidade ou dor que ela tenha);
  • Crie uma lista segmentada com clientes e potenciais clientes da região e envie conteúdo sobre o tema do evento, para suscitar a curiosidade;
  • Encontre influenciadores para divulgar o link do seu evento. Os influenciadores são pessoas com forte presença digital e grande audiência e autoridade entre os seus seguidores. Procure aqueles de maior relevância dentro do seu mercado;
  • Identifique as redes sociais que terão seu foco e qual linguagem/abordagem utilizará em cada uma delas. Por exemplo, para eventos voltados para o lado profissional, dê uma atenção especial para as campanhas no LinkedIn.

# Ofereça benefícios para quem realizar a inscrição antecipada

Utilizamos essa na participação da WCK no RD Summit 2016! ????????????

Criamos um quiz especial para os dias do evento, e para ajudar na divulgação tanto do game, quanto garantir que o visitante fosse até o nosso estande, criamos uma Landing Page, na qual as pessoas que se inscrevessem antecipadamente já começariam a jogar com 100 pontos de vantagem.

Dos quase 300 participantes que jogaram o quiz, mais de 20% deles vieram dessa LP (temos um blog post que conta como foi a nossa participação).

Ou seja, oferecer alguma vantagem ou benefício ajuda a aumentar os seus inscritos e divulgar a sua marca.

Exemplos de ações práticas:

  • Crie uma Landing Page para permitir que novos clientes se inscrevam e ganhem cupons de descontos e outros benefícios para conhecer a sua solução/produto;
  • Crie uma segmentação de e-mail com cupom de desconto para quem se inscrever pelo link que você enviar.

# Publique muito conteúdo e incentive outros a também criar

Conteúdo é a chave para o sucesso – para SEO (search engine optimization), branding e Relações Públicas. O conteúdo do site do evento e o evento em si são o principal mecanismo de geração de de tráfego, interesse e inscritos para o evento. E também uma forma de aumentar a sua autoridade no mercado.

Para isso, além de trabalhar a produção e divulgação dentro de cado, incentive os palestrantes, patrocinadores e participantes a criar conteúdo para você (aumentando o engajamento desses materiais).

Exemplos de ações práticas:

  • Convide os palestrantes para escrever artigos de Guest Post relevantes para os temas ao redor do evento.
  • Incentive os palestrantes a fazer um artigo sobre as sessões com antecedência e incentive os participantes a produzirem conteúdos sobre o que eles estão ansiosos para aprender no evento;
  • Faça hangouts ou webinars com especialistas do mercado;
  • Tire fotos e vídeos no evento e incentive os participantes a fazer o mesmo.

# Crie uma comunidade ao redor do evento

Permita que participantes, palestrantes, patrocinadores e organizadores interajam antes, durante e depois do evento criando comunidades em que possam compartilhar informações e experiências.

Exemplos de ações práticas:

  • Use um grupo ou página do Facebook como um local para sua comunidade se encontrar, interagir, fazer perguntas e compartilhar idéias;
  • Crie uma hashtag do Twitter para o evento para que a comunidade possa acompanhar e contribuir para a conversa do Twitter em torno do evento;
  • Use blog posts como uma oportunidade para apresentar algumas das conversas em torno de tópicos do evento.

# Gere redundância

Nem sempre o seu cliente está pronto para comprar, como dissemos anteriormente, mas você pode ajudá-lo nessa jornada, e a redundância é uma forma de fazer isso. Relembrando-o do evento, por meio de conteúdos diversificados (e não somente fazendo propaganda), acaba fixando na sua memória a importância da sua participação.

Exemplos de ações práticas:

  • Invista em anúncios no Públicos Semelhantes do Facebook e no LinkedIn Matched Audiences. Com eles, você pode subir uma lista de emails, focado nos seus clientes ideais/atuais e criar uma campanha para pessoas com perfis semelhantes aos que você indicou;
  • Faça retargeting – Isso é ótimo para captar aquelas pessoas que precisam de um tempo para avaliar uma oferta. Usar o retargeting é uma forma de garantir que elas não esquecerão do evento e que constantemente vão pensar na compra.

# Utilize gatilhos nos seus conteúdos

Os gatilhos mentais são direções que a nossa mente aceita seguir para não ter o trabalho complexo da tomada de uma decisão. Essa estratégia, que é formada por argumentos favoráveis ao seu produto, faz toda diferença no processo de decisão pela compra, transformando leads em clientes mais rapidamente. Confira 4 gatilhos ideais para eventos:

  • Escassez – O inconsciente coletivo associa escassez a valor. Então quando você deixa claro que o número de vagas é limitado, ele entende que se não comprar, estará perdendo uma grande oportunidade (e que outra pessoa aproveitará em seu lugar).
  • Urgência –  Esse é um gatilho atrelado a questão prazo: você deixa claro que existe um tempo determinado para que ele tome a sua decisão, e que depois disso, poderá se arrepender, e ainda pelo medo da perda, incentiva-o em favor da compra. Um exemplo de uso: “Primeiro lote com preço promocional até amanhã”.
  • Autoridade –  Falei anteriormente sobre utilizar conteúdos produzidos pelos palestrantes. Esse é o gatilho da Autoridade:  da influência de cada uma destas empresas e pessoas e mostrando que entende do assunto (e que seu evento é de qualidade).
  • Prova Social –  Pessoas se identificam com outras pessoas, e esse gatilho explora esse ponto. Com ele, você disponibiliza depoimentos de especialistas ou clientes que participaram de outros eventos sobre os benefícios dessa participação.

Mais do que gerar resultados, utilizar o Inbound Marketing para eventos também reforça o compromisso da sua marca com o seu cliente, estreitando o relacionamento entre vocês e saindo do lugar-comum.

Com a transformação digital que vem acontecendo no mundo, o seu consumidor mudou a forma como consome e se relaciona, então você também precisa acompanhar essa mudança para se manter atualizado e com diferencial competitivo.

* Post escrito por Taynar Costa e Eduardo Fonseca, da Agência WCK, parceira estratégica de Marketing e Vendas para pequenas, médias e grandes empresas.


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