imagem do coletor de dados da mobLee para eventos
mobLee, Tecnologia | 15 minutos de leitura

Conheça o Collect: tudo sobre o coletor de dados em eventos

Procurando por um coletor de dados para os seus eventos? Saiba tudo sobre eles aqui neste artigo!


Não é segredo para ninguém que os eventos são ferramentas importantes para o marketing de qualquer empresa. Se antes a participação das grandes empresas era pautada por mera formalidade e obrigação, hoje esse tipo de ação pode gerar métricas e atingir objetivos cada vez mais específicos.

Os eventos podem ser classificados como uma vertente do marketing promocional. E, dentro desse grupo, é a ação mais efetiva e de maior destaque. Devido à dificuldade da mensuração de resultados, até pouco tempo atrás a ferramenta foi muito subestimada pelos profissionais do mercado. Mas hoje, devido ao avanço da tecnologia, está a cada dia mais fácil fazer uma avaliação eficiente do retorno obtido com cada ação.

Em uma era onde as marcas buscam respostas cada vez mais claras, os eventos oferecem oportunidades diversas, seja para realizar vendas imediatas, estreitar relacionamentos ou para conseguir estabelecer contato com possíveis clientes. Nesse terceiro caso, a coleta eficiente de dados é fundamental para garantir uma correta geração e nutrição de leads.

Na correria característica dos grandes eventos, muitos expositores se queixam de guardar centenas de cartões de papel ou anotar as informações de contato em um formulário que não faz muito sentido. Geralmente, esses dados são perdidos assim que o evento é encerrado. Ou, em outros casos, se transformam em informações sem sentido, já que ninguém lembra ao certo o que cada visitante do estande desejava.

Pensando nesse cenário, que na maioria das vezes pode ser bem caótico, o Collect surge como uma solução rápida e eficiente para a coleta de dados em eventos. Prometendo ser uma verdadeira referência de coletor para o mercado do marketing promocional.

Quer saber mais sobre essa ferramenta e descobrir como ela pode auxiliar a sua empresa na geração de resultados ainda melhores? Confira o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas!

O que é o Collect?

Collect é um coletor de dados inteligente, desenvolvido de forma integrada e complementar ao aplicativo de eventos da mobLee, o Engage. A ferramenta permite a captura de contatos, geração de métricas e inserção de comentários sobre cada participante que é conectado.

Quero saber mais sobre aplicativos para eventos

Focado na geração de leads, o aplicativo surgiu a partir de uma lacuna do mercado de eventos na coleta de informações sobre possíveis clientes e empresas parceiras. Diante desse cenário, o Collect foi desenvolvido como uma oportunidade de inovar e apresentar um produto eficiente e indispensável para qualquer expositor.

Embora já existam algumas máquinas coletoras de dados – que geralmente são grandes e pouco cômodas para o transporte – o Collect é a única ferramenta que integra um aplicativo de eventos a um coletor de dados. Oferecendo todos os recursos que os expositores precisam ao alcance das mãos.

O principal foco da ferramenta são as feiras de exposição e vendas de grande porte, além de eventos como o RD Summit e RD On The Road, que já utilizam o Collect em suas edições. Ou seja, ele quer estar presente em situações onde, além de mostrar serviços e produtos, o expositor tenha como uma de suas principais prioridades capturar o contato dos participantes.

Ei, você é um organizador, certo?

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Você faz eventos?






Para que serve essa ferramenta?

O Collect auxilia, entre outras coisas, na geração de receita para o organizador e para os expositores de um evento. Mas você deve estar se perguntando: Como isso acontece na prática? A resposta é simples! A ferramenta funciona coletando informações sobre os participantes, entregando assim ainda mais oportunidades de venda para as marcas expositoras.

Além dos dados captados, o aplicativo gera métricas de desempenho em tempo real, o que pode ser essencial para definir o valor de um determinado participante para a marca. É possível fazer anotações e classificar cada pessoa de acordo com o nível de interesse em fazer negócios, viabilizando o descarte de pessoas que não se enquadrem como possíveis clientes.

Em vez de acumular papéis e cartões de visita de cada pessoa que foi ao estande, com o Collect a empresa consegue coletar todos os dados necessários de forma rápida, automática e totalmente digital. A partir disso, você pode classificar todos os participantes pelo grau de engajamento com a sua marca, definindo os próximos passos para nutrição de cada lead.

A integração com o aplicativo Engage possibilita inúmeros benefícios e facilidades para os usuários. Dentre eles podemos destacar a mobilidade oferecida, já que a ferramenta pode ser conectada a partir de qualquer celular em que for instalada.  Além disso, todas as informações são partilhadas entre as plataformas, o que auxilia o acesso.

Embora já esteja claro que os eventos oferecem excelente oportunidade para a geração de leads, a forma com que esses leads são alcançados é o grande desafio das empresas. E o Collect surge como uma ferramenta para facilitar essa captura e conversão, gerando ainda mais valor para os expositores.

Seguindo a tendência de integração do marketing digital, o Collect incorpora-se facilmente com diferentes ferramentas de registro e credenciamento de participantes, como o próprio Register, da mobLee e, como já citamos, com o aplicativo para eventos Engage, também da mobLee. É possível, inclusive, realizar a compra das plataformas em conjunto, o que pode otimizar ainda mais o trabalho da sua equipe.

Como a ferramenta funciona?

Existem diversos aplicativos de inscrições e credenciamento e, quando um participante decide comparecer a um evento, ele faz um cadastro simples através de algum deles. A partir disso, são fornecidos dados como nome, telefone, email, profissão e outras informações que podem variar de acordo com cada tipo de organização.

Quero melhorar meu evento com o Collect

O Collect funciona de forma integrada com a maioria das ferramentas de inscrições disponíveis no mercado, o que já possibilita o segundo passo da ação. Nos estandes, é feita a leitura digital da credencial dos participantes, através de QR Code ou códigos de barra, e a partir disso todos os dados fornecidos anteriormente vão diretamente para o sistema dos expositores.

Com os dados em mãos, os expositores podem inserir comentários em cada perfil, destacando desde interesses específicos de cada participante, como recados e datas preferenciais de contato. Além disso, cada lead é classificado de acordo com o nível de interesse e engajamento com a marca.

Buscando facilitar a vida dos usuários,em vez de recolher inúmeros cartões de visita, os dados são transferidos diretamente da credencial do participante para o aplicativo do expositor. Dessa forma, é possível exportar uma planilha após o evento e fazer um contato mais rápido e eficiente, enquanto o acontecimento ainda está recente e o participante mais propenso a comprar.

Além da praticidade, a ferramenta ainda apresenta sua função sustentável ao reduzir consideravelmente o desperdício de papel. E você pode perguntar: E se por acaso eu perder o meu celular durante o evento? Não se preocupe! Graças a integração das plataformas, todos os dados podem ser recuperados e organizados com facilidade.

O Collect é uma ferramenta direcionada aos expositores de evento, mas também pode ser adquirida por organizadores que desejam oferecer o serviço para as suas empresas parceiras. Para que funcione corretamente, cada expositor precisa adquirir a sua própria licença, que pode ser cobrada de forma automática através da mobLee ou diretamente com a organização do evento.

Quais são as métricas geradas pelo Collect?

Como você pode perceber até aqui, mais do simplesmente coletar dados, o Collect oferece uma captação de leads facilitada, gerando uma excelente oportunidade para a criação e análise de métricas para o seu negócio. Ou seja, é uma ferramenta determinante para o sucesso das suas conversões durante e após o evento.

Mas você sabe como funciona isso na prática? Que tipo de análise o coletor de dados pode te fornecer? Pensando em te orientar da melhor maneira possível, listamos as principais métricas geradas pela plataforma. Confira:

Qualificação de leads

Com estrelinhas que vão de 1 a 5, para maior ou menor interesse de compra, você poderá qualificar o valor de cada lead. Ou seja, é possível destacar, de maneira clara e objetiva, quem são os participantes mais ou menos propensos a fechar algum tipo de negócio com a sua marca.

Um exemplo foi a Contentools que foi expositora no RD Summit. A empresa criou então, para cada classificação do aplicativo, uma qualificação própria de acordo com o seu funil de vendas, que consiste em um modelo estratégico para conduzir o participante através de etapas, desde o conhecimento da solução que a empresa fornece até fechar a compra. Cada categoria, então, representa sua relação com esse funil:

imagem do funil de vendas da Contetools como expositora do RD Summit

Dessa forma você evita de perder tempo com aqueles que não representam potenciais clientes, e consegue concentrar os seus esforços naqueles que estão realmente engajados com o que a sua empresa tem a oferecer.

Acessar o case de sucesso da Contentools

Quantidade de leads capturados

Através dessa ferramenta é possível mensurar todos os leads que foram capturados no evento. Ele representa a soma total de dados coletados por todos os expositores e profissionais participantes e pode ser separado por dia de interesse.

Esses dados são de extrema importância para fazer uma análise geral sobre o resultado do evento, tanto para expositores como para a organização. Além disso, são métricas que podem ser apresentadas como um fator de venda decisivo para as próximas edições.

Quantidade de leads por expositor

O Collect também fornece a opção de avaliar a quantidade de leads capturados por expositor. Essa pode ser uma excelente estratégia para acompanhar o desempenho dos seus concorrentes e aplicar alguma medida corretiva, caso seja necessário.

Em alguns eventos, os organizadores usam esses dados para identificar e premiar os expositores que apresentarem melhores resultados. O que é uma boa estratégia para motivar as empresas participantes e gerar um relacionamento das mesmas com a marca do evento.

Quantidade de leads por profissional

Algumas empresas desenvolvem estratégias de bonificação para os vendedores e profissionais responsáveis pelas maiores vendas ou captações de leads qualificados. Com o Collect, chegar a esse tipo de resultado ficou ainda mais fácil e rápido!

plataforma disponibiliza uma listagem com a quantidade de contatos cadastrados por profissional da sua empresa. O que pode contribuir positivamente para o empenho e competitividade entre os funcionários. Além disso, é possível identificar quem precisa de apoio ou atenção especial para realizar uma abordagem mais efetiva.

Quais os benefícios de usar o Collect?

Você já deve ter percebido os inúmeros benefícios que o uso do Collect pode proporcionar para a sua empresa, não é mesmo? Mas para te ajudar a não ter mais dúvidas sobre as vantagens de investir nessa plataforma, listamos os principais proveitos que você pode tirar da ferramenta. Descubra abaixo!

Diga adeus ao velho coletor de contatos

Com um mercado a cada dia mais atualizado e focado em novidades, você não vai querer se agarrar a velhos costumes, não é mesmo? Você quer que a sua empresa seja reconhecida como antiquada e desatualizada? Se a resposta for não, chegou a hora de dizer adeus ao seu velho sistema coletor de contatos!

Aproveite tudo o que a tecnologia tem a oferecer em favor do seu negócio e usufrua de todas as ferramentas e utilidades que o Collect possui. Esqueça os cartões de visita, formulários de papel e gigantescas máquinas de coleta de dados. Você tem tudo o que pode precisar direto no seu celular.

Evite possíveis falhas

Falhas são inerentes aos seres humanos e acontecem com maior frequência do que podemos imaginar. Mas quando o assunto é fechar uma venda ou negócio de grande valor, qualquer erro pode ser fatal! Por isso, as falhas devem ser evitadas a todo custo.

Imagine a situação: Você faz contato com um grande investidor que está interessado no seu produto. Na hora de anotar suas informações pessoais para um futuro telefonema, você anota um número errado. Ou, envolvido com o fim do evento, você acaba perdendo o cartão de visita daquele potencial cliente.

Você não vai querer que isso aconteça com a sua empresa, não é mesmo? E a melhor forma de evitar esse tipo de erro é contar com um sistema coletor de dados inteligente, eficiente, digital e integrado.

Economize tempo durante e após o evento

Ao utilizar um sistema de inserção de dados automática, você economiza tempo com anotações e organização de papelada e pode dedicá-lo exclusivamente para estabelecer um relacionamento com os participantes que visitam o seu estande.

Além disso, na hora de analisar os relatórios e gráficos com as métricas produzidas, o processo será muito mais simples e efetivo. Com a exportação direta das informações do sistema para as planilhas, você ganhará um tempo precioso para se dedicar a outras atividades.

Obtenha mais argumentos de venda para o seu próximo evento

Se você é um organizador de eventos, deve saber que nem sempre é fácil convencer as empresas expositoras sobre o valor e importância do seu evento para o mercado. Mas, fique tranquilo. Esse problema pode estar com os dias contados!

Através do resultado das edições anteriores, você pode conhecer e divulgar de forma mais eficiente o potencial de geração de novos negócios no seu evento. Você deixará de ter apenas palavras e contará com dados concretos que comprovem os resultados que a ação pode trazer.

Todas essas informações podendo ser organizadas em forma de gráficos claros que se transformam em um poderoso argumento e impulsionador de vendas para as futuras edições.

Tenha acesso a todas as métricas e controle as suas ações

Nos últimos anos, as empresas passaram a buscar respostas cada vez mais analíticas, concretas e orientadas para os resultados em suas ações. Por isso, oferecer métricas, dados e maior possibilidade de controle aos expositores é fundamental.

O Collect garante aos expositores o acesso direto ao desempenho da sua equipe, avaliando as conquistas individuais de cada colaborador e a qualidade dos contatos gerados em cada dia do evento. Além disso, é possível comparar a performance da sua empresa com o desempenho médio dos demais expositores.

Ao investir na ferramenta da maneira correta, você deixa de ter um retorno aproximado e passa a conhecer o resultado exato de cada uma das suas ações. Assim, é possível concentrar os esforços da sua equipe nas áreas mais importantes e necessárias.

Crie uma nova oportunidade de receita

É possível que os organizadores adquiram as licenças de uso do Collect e o ofereçam como um recurso adicional para os seus possíveis expositores. Dessa forma, é possível criar uma oportunidade de receita para o evento.

Em alguns casos, quando há orçamento disponível, o organizador oferece a ferramenta como uma cortesia para os seus parceiros a fim de gerar mais valor para o evento. Mas, em geral, é possível incluir a funcionalidade como um diferencial e obter um lucro sobre a venda do serviço para cada expositor.

Como transformar os leads em resultados?

A principal razão que leva as empresas a participarem de eventos é a oportunidade de geração de leads. E por falar nisso, ao longo desse texto, você deve ter encontrado a palavra “lead” em inúmeras ocasiões. Mas você sabe o que ela realmente significa? E como esses “leads” podem gerar resultados concretos para a sua empresa?

Na linguagem do Marketing Digital, o lead é um potencial consumidor que demonstrou algum tipo de interesse em adquirir determinado produto ou serviço. Ou seja, é aquele participante do evento que visitou o seu estande e informou o seu contato ou forneceu dados em troca de algum tipo de conteúdo ou informações sobre a sua marca.

Quantidade x Qualidade

Embora os leads sejam usuários que estão ao alcance da empresa, nem todos podem ser classificados como potenciais clientes. Ou seja, não existe nenhum tipo de garantia que essa pessoa vai fechar algum tipo de negócio com a sua empresa.

Por isso, é essencial identificar e focar suas ações em leads qualificados, que apresentam uma probabilidade muito maior de se tornarem clientes e realmente estão considerando adquirir o seu produto ou serviço. Assim é possível criar ações específicas para alcançar esse consumidor.

Nutrição de leads

A partir disso, com todos os dados coletados, chegou a hora de nutrir esses leads qualificados com o objetivo de transformá-los em clientes. É importante deixar claro que não basta atrair e reunir informações sobre os participantes durante o evento. Você precisa criar um relacionamento após esse primeiro contato, conduzindo o seu lead em todas as etapas do funil de venda, finalmente chegando ao momento da compra.

Lembre-se sempre: É bem mais fácil fechar um contrato poucos dias após o evento do que passado um mês. Por isso, com esses dados em mãos, você deve entrar em contato com os leads o mais rápido possível e começar a nutri-los através de email-marketing e conteúdos relevantes e personalizados.

Levando em consideração que a aquisição de novos clientes é o principal objetivo da presença de uma marca em um evento, a mensuração do retorno sobre o investimento é de extrema importância. A partir dele você será capaz de saber o resultado exato que a ação te gerou, assim como é feito em plataformas online.

A construção de metas e o registro exato dos leads gerados em um evento garantem, não só um maior aproveitamento deles, como também um investimento mais assertivo em suas próximas ações de marketing em eventos. Por isso, a conversão é tão importante.

Como implantar essa ferramenta?

Embora ainda existam muitas técnicas tradicionais de coleta de dados, você pode perceber nesse artigo que essas ferramentas são limitadas e oferecem pouca eficiência de resultados. Talvez seja por isso que existem muitos expositores insatisfeitos com o resultado de suas ações e retornos obtidos.

Você já sabe que o investimento em marketing de eventos é muito eficiente e tem o potencial de gerar respostas incríveis e surpreendentes. Para isso só é preciso saber implantar a ferramenta da maneira correta, trabalhando cuidadosamente os seus potenciais clientes durante e, principalmente, após as ações.

E você? Vai aproveitar tudo o que o Collect tem a te oferecer ou continuar desperdiçando a chance de otimizar suas ações de atração de clientes? Esteja sempre de olho nas tendências do mercado e ganhe vantagem competitiva sobre os seus concorrentes!

Mas lembre-se! Antes de executar qualquer tipo de ação em um evento é fundamental definir as suas principais metas com aquele investimento. Sem isso, sua equipe pode ficar desmotivada ou até mesmo perdida em relação as suas ações. De nada adianta contar com um excelente coletor de dados se você não souber qual é o motivo de usar a ferramenta. Reúna o seu time e, juntos, construam objetivos encorajadores!

Quer saber mais sobre o Collect e como ele pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com a gente! Nossos consultores estão disponíveis para realizar uma apresentação do produto e tirar todas as suas dúvidas.

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