Engajamento em eventos, Tecnologia em eventos | 5 minutos de leitura

Plataformas e aplicativos: veja como eles otimizam palestras e seminários

Descubra como o seu evento pode obter resultados ainda mais satisfatórios com o uso de tecnologias


Todo produtor tem como objetivo realizar um evento com palestras e seminários que sejam memoráveis para o público, que fortaleçam a imagem de sua marca e que garantam próximas edições, certo? Aplicativos para eventos podem ser a chave para esse sucesso.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, até o final de 2017 o Brasil terá um smartphone por habitante, o que significa que você pode investir sem medo na tecnologia mobile.

Uma plataforma mobile é útil em todas as etapas da organização de um evento: antes, durante e depois. Por meio do aplicativo, os participantes podem começar a vivenciar o evento antes mesmo de seu começo.

Isso pode acontecer por meio de releases, discussões e conversas disponibilizadas por essa plataforma. Nomes de palestrantes e convidados já podem incitar o público e contribuir para gerar expectativa.

Após o evento, o aplicativo serve como uma boa base de networking para os participantes que comparecerão, aproximando possíveis compradores e vendedores, permitindo a interação contínua entre o público e a marca, e ainda servindo como um canal de comunicação no qual você pode enviar mensagens e notificações para os usuários.

Quer saber mais sobre como os aplicativos podem ajudar durante atividades do seu evento, como palestras e seminários, e torná-lo ainda mais memorável? Entenda em cinco tópicos:

1. Engajamento do público

Aplicativos para eventos são essenciais para qualquer produtor que busca se diferenciar no mercado e conseguir se aproximar do nicho que deseja conquistar para a sua marca. Isso porque eles oferecem soluções práticas, fáceis e acessíveis aos participantes do evento.

Durante palestras e seminários, por exemplo, os participantes podem enviar perguntas que estarão disponíveis para que o palestrante as responda durante sua apresentação. Elas podem aparecer no telão do palco ou no próprio celular do palestrante, que também estará conectado pelo aplicativo.

Além disso, a plataforma mobile pode servir como uma rede social exclusiva para a audiência que compareceu ao evento. Você pode criar um espaço dentro do aplicativo onde participantes, organizadores e influenciadores tenham a chance de colaborar livremente e construir conhecimento, fazendo com que o evento atinja o seu potencial máximo.

Dessa forma, é possível criar uma comunidade que permanece viva e engajada mesmo após o encerramento do evento, uma vez que o aplicativo continua on-line e disponível para o público. Podendo participar de forma ativa, o público se sente mais próximo da sua marca, cria confiança no seu serviço e fica mais predisposto a comparecer a futuros eventos.

2. Enriquecimento de debates

O envio de perguntas por parte dos participantes ao longo das palestras e seminários é uma forma inegável de fazer com que essas atividades se tornem mais dinâmicas, interessantes e interativas.

A participação do público contribui para conversas mais ricas, uma vez que podem surgir dúvidas que o palestrante talvez não fosse responder sem estímulo, pontos de vista da plateia podem fomentar debates com diferentes opiniões e posicionamentos, além de contribuir para que a conversa seja sempre pontual e condizente com a expectativa dos participantes.

Isso garante que cada atividade do seu evento seja diferente e única, com conversas exclusivas que ficarão na mente do público, que com certeza lembrará do seu evento.
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3. Programação acessível

Um bom aplicativo permite que você centralize ao máximo os processos relacionados ao seu evento, otimizando-os. Isso pode ser feito ao concentrar a comunicação dentro da plataforma com avisos que serão recebidos diretamente pelos participantes, além de filtros temáticos e listas cronológicas que permitem uma leitura mais simples da programação do evento.

Esse é outro item que garante a eficiência dos aplicativos para eventos. Os participantes, por meio da sua plataforma, terão acesso à programação com todas as atividades de forma acessível e prática. Eles poderão criar lembretes e adicioná-los à programação e aos horários.

Oferecendo essa facilidade, você garante que palestras e seminários contarão com o maior número de pessoas possível e tem a certeza de que essas atividades serão  sucesso de público e participação.

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4. Custos reduzidos

Atualmente, marcas que adotam posturas ecologicamente corretas são vistas pelo público de um jeito muito positivo. Isso porque, além de mostrar preocupação com o meio ambiente, representam a busca por alternativas e inovações eficientes.

A aplicação de tecnologia para substituir a impressão desenfreada de papel, por exemplo, além de contribuir para uma imagem mais sustentável, reduz custos que farão a diferença no orçamento do evento.

Aplicativos para eventos substituem milhares de folhetos e informativos impressos que, além de desperdiçar papel, são menos eficientes no que diz respeito a informar os participantes. Os papéis têm limite de espaço e de impressão dentro de um orçamento e podem não ser entregues a todo o público.

Por meio de um aplicativo, você pode fornecer todas as informações necessárias aos participantes, como programação, horário, releases, informações sobre palestrantes e convidados, textos completos sobre os assuntos abordados nos debates do evento, mapa do local etc. Tudo isso sem se preocupar com impressões constantes e pessoal para distribuir esses papéis ao longo do evento.
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5. Feedback

Para todo produtor de eventos, o feedback dos participantes é essencial para garantir melhores resultados no futuro, para aproximar a sua marca da sua audiência e para garantir que a experiência do público seja a melhor possível, o que garante a divulgação orgânica.

No que diz respeito às palestras e seminários dos seus eventos, o feedback de quem compareceu às atividades é imprescindível para avaliar os palestrantes e convidados, entender quais se saíram melhor, quais surpreenderam ou decepcionaram o público etc.

Por meio de pesquisas de satisfação personalizadas, os usuários respondem diretamente no seu aplicativo a questões que você considera importantes. Você pode pensar em perguntas envolvendo os palestrantes, o tempo de fala de cada um, os assuntos abordados, a tecnologia usada, a temática de workshops etc.

São inúmeras as possibilidades que garantirão que você entenda melhor o seu público e planeje melhor as próximas edições do seu evento.

Viu como os aplicativos para eventos podem representar um diferencial para a sua marca? Além de garantir que os participantes sintam-se mais motivados a interagir durante as palestras e seminários, uma plataforma mobile garante mais facilidade no acesso às informações relevantes ao evento, reduz custos e serve como uma ferramenta valiosa de feedback!
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