imagem com os novos produtos e identidade da mobLee
Cases de Sucesso de eventos | 6 minutos de leitura

Tecnologia para os eventos do futuro: uma nova visão de produto

Descubra como o time de Produto lidou com a mudança de apenas uma solução para quatro: Promote, Register, Collect e Engage


Como comentei nesse post, a mobLee começou lá em abril de 2011 com a finalidade de desenvolver aplicativos para celulares. Tínhamos uma equipe bem técnica e de pouco conhecimento em mercados B2B. Nossa premissa era que em algum momento a onda de smartphones chegaria no Brasil e tínhamos que estar preparados para surfá-la com algum produto mobile nosso, mas não sabíamos nem a solução, nem o mercado.

imagem com o logo do reviravolta, evento de design que aconteceu em 2011

Por mais sorte que juízo, como costumo falar, ainda no primeiro ano fizemos nosso primeiro aplicativo para um evento. O Reviravolta (ou R Design Floripa 2011) era o encontro regional sul de estudantes de design. Com o nosso app, naquela época, os participantes já conseguiam acompanhar a programação do evento e outras novidades através de notícias, fotos e Twitter.

Quando a finalidade se torna o meio

Entre o Reviravolta e hoje passaram-se mais de seis anos, centenas de organizações, milhares de eventos e milhões de participantes. Durante toda essa jornada tivemos a oportunidade de trabalhar com os principais organizadores de eventos de diversos segmentos, no Brasil e no mundo. Deixamos de ser uma fábrica de aplicativos para nos tornarmos uma empresa que soluciona dores reais do mercado de eventos, ou seja, o aplicativo deixou de ser a finalidade e passou a ser o meio.

imagem de um aplicativo ao lado de uma chave de fenda representando os produtos tecnologicos

Entendemos, então, que nosso produto é uma ferramenta que resolve os problemas de comunicação entre organizador e visitante, de geração de receita para o evento, de engajamento entre os participantes, de redução de custos, de otimização de processos, entre outros. Tudo isso através de um meio chamado aplicativo com funcionalidades que incluem agendas customizáveis, rede social privada, matchmaking entre participantes, gamification, troca de mensagens e muitas mais.

A lacuna entre o Marketing Digital e o offline

Um dos grandes benefícios que oferecemos é trazer mais inteligência para o evento. Fazemos isso através da mensuração de adoção e de engajamento dos usuários, da assertividade e melhoria na comunicação com os participantes e da geração de gráficos e relatórios de toda a informação que circula pelo produto. Esses são alguns dos benefícios que o marketing digital ajudou a popularizar.

Ao aplicar esses conceitos no mercado de eventos começamos a enxergar a lacuna que existe entre o marketing digital e o mundo offline.

imagem representando o abismo que existe entre o marketing digital e o mundo offline

Mais que uma lacuna, podemos dizer que existe um abismo entre o digital e o offline quando estamos falando de eventos. Uma das comparações que costumo fazer é entre um e-commerce e o expositor de um evento:

Se você tem um e-commerce é possível saber quantas pessoas visitaram seu site, daqueles que visitaram, você sabe quantos adicionaram itens no carrinho, e dos que adicionaram, quantos deles realmente efetivaram um compra. Com esses números em mão, a tomada de decisão fica muito mais assertiva. Mas e aqui no evento? Das pessoas que vieram no evento, quantas delas viram seu stand? Das que viram, quantas vieram falar contigo? Das que vieram falar, quantas converteram em vendas? Difícil encontrar alguém que tenha essa resposta.

Os eventos de hoje

Esse ano tivemos a oportunidade de sermos expositores no RD Summit pelo quarto ano seguido. O RD Summit para quem não conhece é o maior evento de marketing digital da América Latina e um dos maiores do mundo. Sempre aproveitamos esse momento de exposição para lançar novidades de produto. Em 2015 lançamos a rede social privada para os participantes, em 2016 popularizamos a captura de contatos qualificados e esse ano trouxemos a Tecnologia para os Eventos do Futuro.

foto do time da mobLee em seu estande no RD Summit 2017

Entre os brainstorms que tivemos sobre como seria a estrutura do nosso stand no RD Summit entramos na discussão de como serão os eventos do futuro. Hoje muitos eventos utilizam tecnologias ultrapassadas e vivem do histórico dos seus eventos anteriores. Alguns engatinham aos poucos na adoção de novas tecnologias e poucos se arriscam em imergir no que há de mais novo.

Tecnologia para os eventos do futuro

No futuro, porém, acreditamos que os eventos serão os grandes exemplos de uso de tecnologias de ponta, usando elas ao seu favor para potencializar resultados para organizadores, expositores e patrocinadores enquanto maximizam a experiência para os participantes. Um contexto que antes era considerado offline será tão conectado quanto a internet, e todas as vantagens de metrificação, automação e segmentação estarão ao alcance das mãos.

imagem da identidade visual do estande da mobLee representando a tecnologia para os eventos do futuro

A nossa nova visão de produto é escrever esse futuro hoje!

Lançamos uma série de produtos que permitem a mobLee entregar uma solução de ponta a ponta. Começando desde antes do evento com auxílio na promoção e divulgação, passando pelo entendimento e o aumento na conversão das vendas de ingressos, promovendo o engajamento e maximizando ele durante o evento, e permitindo que seu evento vá muito além do acontecimento físico.

Nossos produtos

Para facilitar a vida de quem organiza eventos, dividimos essa proposta de valor em quatro produtos diferentes: Promote, Register, Collect e Engage. Esses quatro produtos compõem nosso leque de soluções para eventos.

imagem com os icones representando os quatro produtos da mobLee: Promote, Register, Collect e Engage.

Com o Promote você potencializa as inscrições divulgando o seu evento na web de forma mais previsível e estratégica. Pelo Register você torna a venda dos ingressos mais ágil, inteligente e integrada à sua estratégia de divulgação. Com o Collect os patrocinadores e expositores do seu evento facilitam a captura de contatos, gerando mais receita com a entrega de mais oportunidades. E usando o Engage você otimiza a comunicação, gera mais engajamento e promove networking com um aplicativo exclusivo do seu evento.

Promote: o primeiro da nova família

O Engage e o Collect são produtos que já estão sendo desenvolvidos há anos, mas para dar nosso passo em direção à uma solução ponta a ponta precisávamos construir um novo membro para essa nova família. Decidimos então começar pelo Promote uma ferramenta focada na divulgação do evento. Conversamos com diversos clientes e entendemos que existe uma dificuldade em mensurar o sucesso da promoção do evento. Muitas vezes a única métrica acompanhada é a de inscritos no evento.

imagem com design sprint envolvendo pessoas de toda a empresa que a mobLee realizouCom essa problemática em mãos, dados de entrevistas e formulários, rodamos uma design sprint envolvendo pessoas de toda a empresa (seguindo as fases da imagem acima). Escolhemos novas tecnologias que permitiriam não só um rápido desenvolvimento, mas um desenvolvimento de qualidade e com uma experiência incrível para o nosso usuário final.

imagem do promote da mobLeeDepois de 3 meses lançamos então o Promote. Sabendo que o site do evento é o principal meio de aquisição de novos participantes construímos um produto onde é possível extrair muito mais informações sobre a jornada dos usuários e gerar insights importantes que impactam o evento e principalmente a conversão de novos inscritos. Além de apoiar na tomada de decisão, ajudamos a estruturar o SEO do seu evento e fornecemos um site-builder focado em conversão.

Agora, além de continuar evoluindo nossos produtos estamos construindo o Register, nossa solução de venda de ingressos (se você tiver interesse em usar em primeira mão é só se inscrever aqui)

A nova mobLee

Quer conhecer essa nova mobLee? Dá uma conferida nesse vídeo e no nosso site!


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