imagem dos benefícios do marketing digital para os eventos
Divulgação de eventos | 5 minutos de leitura

Marketing digital para eventos: o que pode ser feito?

Como o marketing digital pode potencializar os resultados do seu evento


Quando falamos em marketing digital, muita gente questiona se é possível agregar o seu uso a negócios variados, empresas de segmentos distintos e até mesmo se é válido para quem trabalha com eventos.

E se em algum momento essa dúvida surgiu para você, a resposta que podemos dar, é que sim, é possível agregar o valor de uma boa estratégia em qualquer segmento e também em eventos.

Além do mais, o marketing digital para eventos é visto de maneira enriquecedora, uma vez que é uma possibilidade de melhorar o reconhecimento da marca e de garantir fatores que são valiosos para o crescimento e divulgação de um evento.

Para entender ao certo o que pode ser feito e como a estratégia pode aumentar resultados de forma visível, prossiga com a leitura do conteúdo! Vamos nessa?

O marketing digital para eventos

Antes de tudo é fundamental compreender de forma exata como é a estratégia da sua empresa e quais são os resultados que ela tem buscado. Se é em relação ao crescimento, a divulgação, vendas, etc.

Para isso é indispensável traçar um plano de ação e agregá-las ao seu evento, além de entender o que pode ser feito antes, durante e depois após a realização do mesmo.

É possível visualizar o plano de ação da mesma maneira que um plano de marketing, ou seja, criando uma definição bem detalhada de quem é o público-alvo, em quais canais é possível encontrar esse público, quais são os diferenciais do evento em relação aos concorrentes e como é o posicionamento buscado pelo evento.

Com essas definições em mãos é possível estipular um plano de mídia e buscar por ações positivas, como você vai acompanhar ao longo do conteúdo.

Mas antes de ir para as estratégias em si, é necessário entender que a forma mais fácil de garantir sucesso e resultados positivos na divulgação do evento com marketing digital, é não pensar somente em uma promoção momentânea para aquele evento específico, e sim, buscar um relacionamento contínuo com os participantes e possíveis participantes.

E então, o que pode ser feito?

Para garantir efetividade no processo é possível criar uma série de pequenas estratégias dentro do marketing digital. Elas podem ser tanto estratégias rápidas a curto prazo, quanto estratégias que vão buscar novos participantes no futuro.

O certo é pensar da seguinte forma: se não houver venda concretizada agora, ela pode acontecer depois. O essencial é que a credibilidade e a confiança do participante aconteça.

E para isso você pode utilizar:

E-mail marketing

O e-mail marketing não morreu. Ele é mais efetivo do que grande parte das pessoas imagina. Serve tanto para garantir uma boa relação cliente-marca, quanto para anunciar que um evento se aproxima, que os ingressos estão encerrando, que o participante pode assistir a palestra X e a palestra Y e assim por diante.

Além do mais, o e-mail marketing é totalmente mensurável, fica sob o controle total da empresa e pode ser usado de maneira simples, como com a criação de um calendário mostrando quantos e-mails serão disparados, em qual período, etc.

Redes sociais

Que é possível encontrar grande parte do público nas redes sociais não é uma novidade. Mas como alcançá-los de maneira efetiva? A resposta é: desenvolvendo anúncios voltados ao público do evento.

Com os anúncios nas redes sociais você pode direcionar as campanhas para o público ideal, filtrando a cidade, a idade, o alcance, etc. São fatores simples, mas que determinam visivelmente o sucesso da campanha.

Outra dica que não pode ser deixada de lado é em relação aos posts de divulgação. Criar pequenas artes falando sobre o evento e mostrando algumas dicas, citando informações dos expositores e palestrantes, é uma maneira de despertar a curiosidade e de aumentar a divulgação.

Remarketing

O remarketing é um grande aliado de quem deseja uma divulgação certeira. Você pode saber o que ele é na prática, mas vamos explicar a teoria. Sabe quando você acessa uma página de e-commerce e olha um certo produto, pensa em comprá-lo, mas ainda não está certo disso? Você sai da página, entra em uma rede social e lá está o anúncio do produto. Isso é o remarketing. É nada mais do que uma maneira de mostrar novamente o evento e facilitar a tomada de decisão do possível participante.

Estratégias de Inbound Marketing

Dentro do marketing digital existe uma vertente conhecida por Inbound Marketing. O inbound é um conjunto de estratégias que visa educar o público para o momento da compra. A pessoa passa por algumas etapas e até que toma a decisão de compra.

Desta forma usar a criatividade para engajar o público com ações específicas e exclusivas, usando hashtags, conteúdos ricos e educativos, textos relacionados ao tema, podem fazer a diferença no seu evento. Pense nisso!

O que fazer após o evento?

Enfim o evento acabou, foi um grande sucesso… Mas as estratégias não acabam por aí. Nós também temos algumas dicas do que pode ser feito para aumentar o engajamento e a autoridade do no pós-evento:

Transforme as palestras em conteúdo

Tudo o que foi dito durante as palestras no evento podem se tornar um conteúdo rico para o blog do evento, assim, além de agregar conteúdo aos participantes é possível passar conhecimento para outras pessoas.

Feedback sim

O feedback não pode e nem deve ser deixado de lado. Uma pesquisa de opinião pode ajudar muito no próximo evento. Além do mais, quem não gosta de ser ouvido? De ter sua opinião respeitada Desta forma, saber escutar as críticas e opiniões é um segredo que poucos seguem, mas que é uma prática extremamente positiva.

E então, gostou das nossas dicas? É possível criar outras estratégias, traçar metas e definir diversos objetivos através do marketing digital para eventos, já que o mesmo é completamente amplo e pode englobar tanto as ações online quanto ações off.

Se você quiser acompanhar outros conteúdos de marketing digital, confira o blog da Eixo Digital, que é uma agência de Inbound Marketing focada em resultados. Esperamos a sua visita.


*Este conteúdo foi desenvolvido por Eixo Digital – Agência de Inbound Marketing.


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