imagem de um homem sentado trabalhando em um evento
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Como organizar as informações e aprendizados dos seus eventos

Dicas de como organizar as informações e conhecimentos de seus eventos


A experiência do consumidor é uma das principais preocupações das empresas, pois são eles que usam seu produto ou serviço, e irão ajudar na divulgação da sua empresa depois. Eles serão os embaixadores da sua marca.

Há muitas empresas que realizam eventos, e isso não é um processo fácil. Exige muito trabalho, e principalmente organização. Para um evento sair conforme o planejado, existem algumas etapas que os organizadores precisam seguir a fim de entregar para o público tudo aquilo que propuseram na divulgação e transformá-lo em uma experiência única para todas as pessoas que ali depositaram a sua confiança e tempo.

Com uma boa organização e gerenciamento de informações sua empresa poderá realizar os eventos da melhor maneira possível, e o risco de erros durante o processo será reduzido.

Gestão do conhecimento

O processo de gestão do conhecimento consiste em armazenar os conhecimentos e informações da sua empresa ou projeto. Você poderá ter acesso a todas informações importantes a qualquer momento que precisar, sem se preocupar em perder qualquer conhecimento em meio a conteúdos irrelevantes.

Gerenciar o conhecimento da sua equipe irá trazer diversos benefícios para a organização dos seus projetos e eventos. Ainda, utilizar uma plataforma para gestão do conhecimento é a maneira mais simples e rápida de organizar suas informações de forma que tudo fique ao alcance de todos.

Nela você poderá armazenar arquivos, fotos e vídeos que irão auxiliar na forma com que essas informações são disponibilizadas para o seu grupo. Assim, ficará muito mais claro para o usuário compreender as informações que são compartilhadas na plataforma. Além da busca fácil por cards de conhecimento, onde você poderá encontrar o que precisa de maneira rápida e fácil, sem ter medo de perder informações importantes em meio a conversas e conteúdos que acabam dispersando a atenção dos envolvidos.

Pode-se dizer que a gestão do conhecimento é uma área de atuação abrangente a toda a organização e busca mapear e organizar o conhecimento presente na empresa, na mente das pessoas, nos departamentos e nos processos executados. Ainda, é possível medir os resultados práticos da coleta de novos conhecimentos por parte de quem a desenvolve. O gerenciamento de informações passou a ser pauta presente no cotidiano das empresas quando começou a se estudar o valor econômico que o conhecimento presente dentro desse contexto corporativo possuía, que se revelou gigantesco.

Você terá um ambiente profissional que irá ajudar seu grupo a se organizar da melhor maneira possível, para realizar todas as etapas da construção do evento de maneira certeira, fácil e eficiente. Por fim, será proporcionado para os participantes do seu evento condições melhores, atendendo suas necessidades e expectativas.

Veja como uma plataforma de gestão do conhecimentos poderá otimizar de maneira simples e fácil todas as etapas de administração de eventos.

Pré-evento

Para realizar um evento é necessário muito esforço e dedicação, além do tempo que os organizadores investem para fazê-lo sair da maneira que foi planejada. Muitas vezes são exigidos meses para tirar um evento do papel.
E o processo de realização de um evento é o mais importante, porque precisa-se de uma organização eficiente para que tudo ocorra dentro do esperado. Uma boa gestão do conhecimento facilitará que esses processos sejam cumpridos de maneira eficiente, e com o mínimo de erros.

Nela poderá ser disponibilizado todo o planejamento do evento, e informações importantes, junto com arquivos, vídeos e imagens que poderão ser utilizados para ajudar no entendimento da execução das tarefas.

Você poderá ter um controle de fornecedores, patrocinadores, entre outros que farão o seu evento possível, assim, tudo o que for combinado estará previamente arquivado na plataforma.

Ainda, você poderá orientar as pessoas de forma mais fácil e rápida, sem correr o risco de perder informações importantes em conversas nas redes sociais e outras formas de comunicação. O que for importante não pode estar disperso, deve ser registrado em uma plataforma apropriada para isso.

Durante o evento

Continuar com a gestão durante o evento poderá facilitar muitos processos que irão evitar erros básicos. Você poderá cadastrar dados e informações de participantes, como credenciamento, direto na plataforma.

Ainda, possuindo uma base de informações essenciais, se alguém da sua equipe precisar de qualquer dado, ele estará disponível de maneira rápida e fácil, sem ter a necessidade de parar o serviço que estava sendo executado, ou ainda, interromper algum colega da equipe para respondê-lo.

Em uma boa plataforma para a base de conhecimento, ainda é possível imprimir as informações contidas em cada card, a fim de integrar ainda aquelas pessoas que não são tão adeptas à tecnologia. Vale lembrar, também, que é muito importante revisá-la antes do evento, a fim de evitar que informações fiquem desatualizadas.

Pós-evento

Depois da gestão do conhecimento ajudar sua equipe antes e durante a realização do evento, chegamos ao pós-evento.
Nessa etapa você poderá arquivar todos os feedbacks e pesquisas de opinião que fizer durante o evento. Assim terá uma boa base de dados para quando for realizar outros eventos. Podendo analisar o que foi realizado com sucesso, e o que deu de errado, a fim de evitar possíveis erros para os próximos.

A organização do evento ainda poderá criar um grupo público com os participantes que tiverem interesse. Nele podem ser disponibilizados vídeos de palestras, materiais utilizados, informações gerais, e qualquer conteúdo que tenha sido explanado no decorrer do evento. Esse é um bom método de pós-venda, pois manterá seus potenciais clientes junto da empresa, fidelizando-os.

Bons eventos!

Agora que você viu como uma boa plataforma de gestão do conhecimento irá auxiliar você e sua equipe a realizar o melhor evento possível, proporcione para seus clientes uma experiência incrível. Além disso, evite futuros erros na realização de seus eventos integrando toda a equipe com uma metodologia para registrar todos os aprendizados ocorridos durante a execução do seu trabalho.


Nós somos do Pulpo, uma plataforma para gestão do conhecimento para grupos. Nela você poderá compartilhar todas as informações importantes para seus grupos, empresa e eventos.

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