Vários pontos precisam de atenção durante a preparação e a execução de um evento corporativo. Mas aquele que pode contribuir para gerar melhorias é o feedback pós-evento. É preciso tratar a avaliação de todos os participantes como um dos seus principais objetivos.
Mas qual a forma ideal de receber o feedback pós-evento?
Como posso fazer a coleta de dados de participantes de forma natural, sem demonstrar que é uma exigência?
Encontrar essas respostas será fundamental para que no fim você tenha em mãos os dados que ajudarão a entender se os objetivos foram realmente alcançados ou não.
Para ajudar você a evitar os erros e continuar com os acertos através dos dados fornecidos pelos participantes, preparamos essa lista com três ideias criativas para coletar feedback pós-evento. Confira:
3 ideias para receber feedback pós-evento
1. Faça enquetes sobre cada etapa do evento
O que será que o público achou da última palestra?
E do primeiro coffee break, será que todos gostaram do que estava disponível?
Ter essas respostas é interessante para que você possa analisar se todas as fases do evento estão de acordo com os objetivos traçados no planejamento do evento.
Fazer o feedback em etapas pode inclusive mostrar um panorama geral ao longo do evento, ajudando o organizador a tomar medidas ou realizar algum tipo de mudança enquanto ele está acontecendo.
Depois, esses dados podem se juntar a avaliação geral do feedback pós-evento para análise de como foi o desempenho durante e após o evento.
É importante ter enquetes claras e de preferência curtas. Os participantes precisam se sentir à vontade para responder sem demandar tanto tempo e não atrapalhar nenhuma outra atividade.
Foque nos pontos mais importantes e relevantes para elaborar suas avaliações.
2. Utilize o aplicativo próprio do evento
Uma forma criativa de fazer a coleta de dados de participantes e conseguir o feedback pós-evento é fugir dos métodos convencionais. Fuja das velhas planilhas e use as tecnologias que auxiliam nesse processo.
Muitos acabam utilizando mídias sociais que permitem a criação de enquetes, mas certamente haverá participantes que não se sentem a vontade de expor alguma opinião dessa maneira.
Já com um aplicativo próprio para o evento, você consegue captar todas essas informações de forma única, prática e inovadora.
Além de outros benefícios que o aplicativo para eventos pode trazer, você pode utilizá-lo como a principal ferramenta para buscar o feedback pós-evento de cada pessoa que participou.
Facilite o feedback do seu evento com um aplicativo3. Ofereça brindes aos participantes que deram um feedback
Apesar de existirem diversas opções para coletar o feedback pós-evento, não há garantia de que a maioria dos participantes respondam e passem os dados que você precisa para fazer uma boa avaliação do evento.
Por isso é importante encontrar formas criativas também para incentivar essa participação. Uma boa ideia é oferecer brindes, mesmo que sejam itens simples, para todos que passaram seus contatos e ofereceram um feedback.
Outra boa opção é realizar sorteios ao final do evento, mas apenas para aqueles que deixaram a sua avaliação sobre cada etapa e também a avaliação do evento como um todo.
[EXTRA] +4 dicas sobre a ficha de avaliação de evento
1. Não espere! Peça feedback dos participantes imediatamente após o término do evento, enquanto a experiência ainda está fresca em suas mentes.
Você pode enviar sua pesquisa pós-evento por e-mail, carregá-la em iPads no local ou compartilhar o link de pesquisa por sms. Basta escolher um método de distribuição de pesquisa que faça mais sentido para o seu evento e para o seu público.
2. Adicione fotos e vídeos à sua pesquisa. É uma ótima maneira de enquadrar suas perguntas e gerar um feedback pós-evento mais relevante. Os participantes podem ter se distraído durante uma apresentação ou não terem tido a chance de assisti-la ao vivo. Ao revisitar momentos importantes em sua pesquisa pós-evento, você pode chamar a atenção das pessoas depois que o frenesi acabar.
3. Faça perguntas que forneçam dados mensuráveis. Você pode seguir as práticas recomendadas de pesquisa básica para capturar informações confiáveis. Por exemplo, limite o número de opções de resposta para 4 a 6 por pergunta no máximo.
Muitas opções de resposta podem sobrecarregar os entrevistados e deixar você com resultados duvidosos de feedback pós-evento.
4. Promova seu próximo evento ou inclua outro chamada de ação (CTA), especialmente para convidados satisfeitos. O feedback pós-evento pode recompensar os participantes e promover ações poderosas de acompanhamento, como inscrições em eventos e doações.
Curtiu nossas ideias de como conseguir feedback pós-evento? Saiba como usar esses feedback de eventos para melhorar a experiência dos participantes neste outro post do nosso blog.
Gostou no nosso texto? Viu que você pode conseguir mais contatos usando um aplicativo próprio?
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Um profissional das palavras amante de Tecnologia, Internet, Marketing de Conteúdo e tudo que envolve o mercado de eventos. Produzindo conteúdos para educar o mercado com base na experiência dos eventos que participo ao longo dos anos, como feiras, congressos e eventos corporativos.