imagem de um homem em uma escada construindo um gráfico crescente
Divulgação de eventos | 6 minutos de leitura

Marketing digital para eventos: como aplicar para criar um evento sucesso?

Dicas para aplicar o Marketing digital em seu evento e obter resultados surpreendentes!


As empresas que buscam melhorar o reconhecimento da marca, se consolidar no mercado e criar uma comunidade ao seu redor sabem que os eventos são importantes ferramentas estratégicas para alcançar esses objetivos. Porém, as organizações ainda perdem boas oportunidades de usar o marketing digital para eventos por não entenderem a melhor forma de aplicá-lo com sucesso.

Se você já organizou ou organiza eventos, saberá que, por mais surpreendentes que sejam em conceito, eles raramente se “vendem”. Para vender ingressos, você precisa estar armado com uma estratégia de marketing de eventos que efetivamente divulgue o seu evento para os seus potenciais participantes.

Tudo bem termos uma ideia vaga sobre o uso de mídias sociais, e-mail marketing e branding para impulsionar a venda dos seus ingressos, mas as melhores estratégias de marketing digital para eventos seguem um cronograma e uma sequência lógica, com cada uma das promoções reforçando a última.

Muitas empresas acreditam que basta divulgar nas redes sociais e acabam não investindo em mais planejamento, definição de personas, entre outras estratégias fundamentais. Por isso, separamos algumas dicas para você aplicar o marketing digital com sucesso em seu evento. Confira agora mesmo!

Como aplicar com sucesso o marketing digital para eventos?

gif demonstrando as metricas do marketing digital nos eventos

Aumentar o engajamento de funcionários, clientes e fornecedores; fortalecer a marca; gerar receita; lançar produtos; criar uma comunidade. Qualquer que seja o objetivo do seu evento, saiba que há várias formas de alcançar os resultados esperados por meio do marketing digital.

Caracterizado como um conjunto de atividades cujo objetivo é criar e melhorar a rede de relacionamentos, atrair novos negócios e desenvolver uma identidade de marca, os principais benefícios do marketing digital para eventos são: maior comunicação com o público-alvo, alcance global, mais interatividade, segmentação, mensuração, entre outros.

Porém, para aproveitar de todos esses benefícios para o seu evento, antes é preciso entender como aplicar com sucesso o marketing digital. Por isso preparamos este post com algumas dicas essenciais que você deve seguir. Confira!

Pré-evento

Um dos erros mais comuns cometidos pelos organizadores de eventos no marketing, acontece antes mesmo de iniciar o planejamento! Muitos organizadores se esquecem de que podem criar um site para o seu evento e ativá-lo para capturar os potenciais participantes, mesmo que todos os detalhes ainda não tenham sido finalizados.

Divulgue o seu evento na internet

Ao criar uma página para o seu evento, você pode ter um lugar para atrair pessoas e usá-lo para ganhar inscritos. Mas é claro que, para isso, você terá que seguir três passos básicos!

1. Defina uma persona para seu evento

A definição da persona é uma das técnicas primordiais utilizada por profissionais de marketing e consiste em descrever com detalhes o comprador ideal do seu produto ou serviço.

A criação de personas torna sua estratégia muito mais efetiva e também serve como guia para a produção de conteúdo. Ela é muito importante, pois possibilita que a empresa entregue a mensagem certa para as pessoas certas, no momento mais oportuno. É o que chamamos de conteúdo relevante. E com o mercado de eventos não é diferente.

Por exemplo, se todos os anos você organiza uma conferência sobre educação, é possível criar uma persona específica para focar na divulgação. Isso vai te ajudar a ter muito mais resultados do que se mirar em um público-alvo genérico.

Com tudo isso explicado, agora você deve estar se questionando como criar uma persona para seu evento, não é mesmo? Pois saiba que não é tão difícil.

Entreviste atuais e potenciais participantes e descubra desde informações básicas como idade, profissão, escolaridade, até hábitos de compra (frequência, se prefere lojas físicas ou online etc), desafios pessoais e profissionais, formatos de eventos que costuma participar, entre outras.

Por meio dessa pesquisa você entenderá o comportamento do seu público e então conseguirá definir sua persona. Faça uma ilustração dela, com um nome fictício e um resumo dos dados mais relevantes. A partir daí, toda vez que for trabalhar sua estratégia de comunicação, você deve considerar esse perfil.

Para te ajudar nessa, criamos um template para criação de personas e um guia completo para ajudá-lo!

2. Saiba em quais canais seu público está presente

O marketing digital possui diversos canais que podem ser usados para alcançar seu objetivo: melhorar e otimizar o processo de vendas de ingressos de seu evento. Os mais comuns são os sites e as redes sociais, sendo que estas, por sua vez, se diversificam em várias outras opções como o Facebook e o YouTube, por exemplo.

Por isso mesmo é importante saber em quais canais o público do seu evento está presente e evitar o desperdício de tempo e de recursos em outros. Sabendo dos canais ideais e do perfil da sua persona, você pode entregar o conteúdo relevante, no momento exato que prepara sua estratégia de marketing digital para eventos.

Basicamente os canais de marketing digital funcionam da mesma forma que o marketing tradicional, ou seja, é importante saber onde disponibilizar os melhores conteúdos para que a persona os encontre no momento certo da jornada de compra.

Você pode dividir os canais de marketing digital para eventos em:

  • tráfego orgânico: é aquele proveniente de um motor de buscas, como o Google. Por ser mais difícil de alcançar, é importante trabalhar o SEO nas páginas e dedicar esforços à produção de conteúdo;
  • tráfego direto: é aquele gerado toda vez que um visitante acessa o site do seu evento diretamente na URL do navegador. Para ampliar seus resultados com esse tipo de canal, é necessário manter o site sempre atualizado;
  • e-mail: o e-mail é eficaz para ser usado na nutrição de leads, uma vez que por meio dele você consegue entregar informações relevantes. Fique atento com a falta de segmentação, um dos principais problemas de campanhas que apresentam baixo desempenho;
  • mídia paga: publicidade em canais ou veículos onde está sua persona. Os mais famosos são o Google Adwords, o Facebook Ads e o LinkedIn Ads;
  • tráfego de referência: é a indicação (link) que se ganha de outro site. Isso ajuda de duas formas: gerando visitas e aumentando a autoridade perante o Google, o que garantirá mais visitas orgânicas;
  • social: são as redes sociais, ótimos canais para atrair o público e que, ao mesmo tempo, permitem uma segmentação mais específica das pessoas que deseja alcançar.

3. Crie urgência

Que tal lançar mão de uma das mais importantes estratégias de marketing digital para gerar mais negócios? Os chamados gatilhos mentais ajudam muito nas campanhas e criar urgência pode aumentar muito as suas vendas de ingressos! Aposte em criar escassez e em gerar urgência na compra.

É possível fazer de diversas formas. Veja só:

Uma das mais comuns são as chamadas venda em lotes, também conhecidas como “escadinhas de preços”. Essa é uma estratégia que funciona, pois quando as pessoas sabem que o valor dos ingressos subirá em uma data específica, elas sentem que podem perder dinheiro. Ao contrário, elas podem antecipar a compra e, dessa forma, economizar.

Caso não queira optar pela venda em lotes, aposte nos cupons profissionais. Eles criam os mesmos efeitos ao conceder descontos limitados a uma quantidade X de primeiras pessoas que adquirirem os ingressos.

Por fim, é possível também trabalhar com brindes extras para quem comprar antecipadamente o ingresso. Por exemplo, quem garantir seu lugar no evento até determinada data garante um lugar VIP no auditório ou então ganha um curso online.

Agora que você já sabe como aplicar com sucesso o marketing digital para eventos, descubra como a tecnologia pode influenciar eventos na sua estratégia de marketing.

Você também pode nos seguir nas redes sociais FacebookTwitterLinkedIn e Instagram e acompanhar diversos posts como este.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!