Marketing | 7 minutos de leitura

Por que você deve mensurar o marketing do seu evento?

Saiba os principais motivos e benefícios das métricas do marketing de seus eventos


Não precisamos voltar muito no tempo para notar que os canais de divulgação mudaram. Há uns anos, a maioria das informações e serviços eram transmitidos através da mídia de massa, como anúncios na TV, rádios e jornais. Embora as mídias tradicionais tomassem conta do mercado, uma questão não deixava de perturbar muitos publicitários: como realmente saber quem viu o seu anúncio? Afinal, a mídia poderia estar ligada e ninguém de fato estar assistindo ou escutando. Ainda assim, colocar um anúncio no horário nobre era o sonho de muitas empresas. Mas, a não ser que fosse feita uma pesquisa, era e ainda é muito difícil calcular o impacto causado por esse investimento.

Nesse meio tempo, a internet se tornava mais popular, atingindo cada vez mais pessoas. Com ela, novos recursos e estratégias surgiam e disponíveis até mesmo quando os custos para implementação e acompanhamento eram escassos. O marketing viu nesse crescimento um possível canal de divulgação, mas deparou-se com um novo tipo de consumidor.

O marketing digital, além de mais prático e gerar menos gastos que o tradicional, adaptou-se melhor ao novo perfil dos participantes, que se tornaram muito mais exigentes pelo acesso fácil à uma quantidade muito maior de informações. Com ele, o público tem acesso mais rápido às informações, além de ficar muito mais fácil mensurar os resultados das ações de marketing, para descobrir se ele está sendo eficaz e está valendo o investimento.

Tudo isso não é diferente no mundo dos eventos. O que não significa que o marketing tradicional tornou-se obsoleto, afinal, os dois podem trabalhar juntos para impulsionar o marketing do seu evento. Nesse post, falaremos quais os benefícios de mensurar os resultados do seu marketing e como isso pode melhorar o desempenho do seu evento.

Por que medir resultados não é perda de tempo

Não é difícil encontrar organizadores insatisfeitos com as ações de marketing dos seus eventos, seja por não aumentarem o engajamento com seus participantes ou por não encontrarem resultados concretos que comprovem o aumento da receita. Independente dos seus objetivos com o marketing digital, é importante entender os reais motivos para esse investimento. Afinal, pra que continuar investindo tempo e dinheiro em algo que não está dando retorno significativo?

O marketing digital nos proporcionou maior agilidade na veiculação das informações, além do seu menor custo, maior engajamento e a precisão de dados. Mas com tantas opções de canais, fica difícil saber qual a opção mais assertiva para divulgar. A partir das métricas estabelecidas, podemos detectar falhas e corrigir possíveis erros, otimizando as campanhas e buscando uma tomada de decisão mais inteligente.

As maiores dificuldades quando o assunto é medir ações de marketing

Hoje, com a grande maioria das empresas concorrentes presentes no mundo digital, não temos espaço para errar ou perder tempo com algo que não está gerando resultados. Por isso, investir recursos em algo que não dará retorno, é um dos maiores medos dos grandes organizadores de eventos.

Embora os resultados no marketing digital sejam mais palpáveis e concretos que no meio tradicional, para visualizar o retorno do investimento, o organizador pode se deparar com algumas dificuldades, como não saber medir os resultados, não ter muito tempo disponível ou até mesmo, não saber o que fazer com essas informações. Por isso, muitas vezes esse processo acaba sendo deixado de lado.

Com ou sem dificuldades, entender suas ações de marketing e identificar os reais resultados das campanhas é fundamental para sua equipe otimizar e melhorar ainda mais o desempenho do marketing digital, trazendo benefícios reais para o seu evento. Mas afinal, quais são essas métricas e como medi-las?

Cuidado com métricas que não são tão pertinentes para o seu evento

Nos últimos anos, um dos principais objetivos de divulgação para muitos profissionais de marketing tem sido conquistar muitos seguidores e curtidas nas mídias sociais, além de aumentar tráfego e visualizações nos sites das empresas. Mas se a taxa de cliques do seu anúncio está extremamente alta e a taxa de conversão baixíssima, esses esforços estão realmente trazendo bons resultados? A taxa alta de cliques, curtidas e afins, não significa necessariamente que você vá ter sucesso no seu evento.

Como falamos no começo desse texto, a grande vantagem do marketing digital é contar com a capacidade de fornecer dados concretos de desempenho e se não soubermos utilizá-los corretamente, essa vantagem perde o sentido. Esses indicadores são conhecidos como KPI’s – Key Performance Indicators – e confundem muitos organizadores na hora de gerenciar suas estratégias de marketing digital de seu evento.

As chamadas “métricas de vaidade” não compreendem os resultados conquistados e pouco contribuem para as decisões a serem tomadas. Claro que isso não significa que você não deva prestar atenção nelas, afinal, uma grande audiência é importante para trabalhar a sua marca, marcando-a na memória dos participantes, mas todo esse esforço só é válido se te ajudar a alcançar os objetivos estipulados.

Verificando resultados reais para o seu evento

Um exemplo de métrica fundamental para a sua empresa é a taxa de conversão. Nela, contabilizamos a quantidade de vendas que você obteve a partir de determinada ação de marketing. A taxa de conversão pode ajudar a indicar a existência de possíveis problemas, mesmo que não diga necessariamente qual é o problema em si que deve ser resolvido. Mas a partir desses dados você pode desenvolver melhor suas ações e planejá-las para melhorar o desempenho do seu marketing digital, tornando-o mais assertivo.

Uma das métricas mais importantes para avaliar os resultados do seu evento, sem dúvidas, é o cálculo de retorno sobre investimento. Mais conhecido como ROI, ele é utilizado para mensurar qual o rendimento das suas ações de marketing, somando todo o seu lucro líquido e subtraindo dele o que foi gasto com as ações de marketing digital. A partir disso, é possível descobrir se o dinheiro investido gerou lucro ou prejuízo, facilitando a visualização das mudanças que você deve tomar para tornar suas estratégias mais assertivas. O ROI é calculado com uma fórmula bem simples:

ROI = (Ganho obtido – Custo de investimento) / Custo de investimento

O resultado que você obtiver através dessa conta, pode ser multiplicado por 100 para encontrar o valor percentual. Se esse índice for inferior a 5%, você pode considerar mudar algumas ações de marketing para melhorar esses resultados.

Ou seja, se você realizar um evento que o investimento em marketing digital foi de R$ 2.000 e o seu ganho foi de R$ 7.000, temos:

ROI: (7.000 – 2.000) / 2.000

ROI: 5.000 / 2.000

ROI: 2,5

Portanto, o retorno obtido desse investimento foi de 250%. Parece muito, mas cada objetivo possui uma característica diferente. Alguns casos, um ROI de 15% seja adequado para aquele evento e em outros, que um ROI de 500% não atenda todos os objetivos propostos.

Em resumo, o ROI é importante para analisar quais ações estão contribuindo de fato para aprimorar os resultados do seu evento, auxiliando no planejamento de metas e identificação de retornos investidos.

Como otimizar o seu ROI

Bem, já vimos como o ROI é importante para descobrir o que melhorar em suas ações de marketing para torná-las mais assertivas para o seu evento. Mas como otimizá-lo?

Para aumentar cada vez mais a qualidade dos resultados do seu ROI, é importante focar no seu planejamento estratégico, atraindo tráfego e engajando ainda mais seus participantes. Mas mesmo com um bom planejamento, erros podem ocorrer. Por isso, lembre-se de mensurar constantemente seus resultados para direcionar melhor suas ações, aprimorando os resultados da sua campanha e aprendendo com seus erros.

Ferramentas para facilitar o cálculo ROI do seu evento

Para acompanhar as ações realizadas e estar por dentro dos resultados do que tem ou não contribuído para o sucesso do seu evento. O Google Analytics é um exemplo de plataforma que permite que você acompanhe as ações dos usuários em sites ou redes sociais. Ele gera relatórios conforme suas necessidades e a partir dos dados informados, é possível compreendê-los e criar um diagnóstico eficaz, mensurando por exemplo, quais os principais caminhos que os participantes fizeram para chegar até seu site ou quais os reais motivos para clicarem em seus anúncios.

Se você quer saber mais sobre o Google Analytics, temos um manual pra você! Clique aqui e descubra quais das ações de divulgação online do seu evento obtiveram os melhores resultados.

Outra ferramenta que oferece o recurso de análise de ROI é o Facebook Ads. O grande benefício de usá-lo é que você pode atrair os potenciais participantes, aqueles que ainda não tem real interesse no seu evento, informando-os antes que busquem pelo assunto. Além disso, você tem acesso a todos os números das campanhas que foram feitas através do Facebook, como números de curtidas, comentários, compartilhamentos, dados demográficos e quando o anúncio foi visualizado.

Conclusão

Agora que você já sabe da importância de mensurar resultados dos seus evento, é hora de colocar em prática! É fundamental avaliar quais são os melhores indicadores para o seu evento, coletando dados e métricas consistentes para melhorar os resultados das suas campanhas. Use e abuse dos benefícios que o marketing digital disponibiliza e fuja das métricas de vaidade.

 

Gostou do post?

Não perca tempo e veja agora esse material:

ebook O guia rápido para economia inteligente em eventos

Compartilhe esse conteúdo!

Gostou do que leu?

Então aproveite e continue sua leitura com alguns dos nossos conteúdos recomendados

Quer continuar o assunto?

Deixe um comentário para o autor desse artigo

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 20.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora para recebê-los também!