imagem de um teatro representando os Eventos Artísticos e Culturais
Patrocínio em eventos, Tendências em eventos | 5 minutos de leitura

Por que sua empresa deve investir em eventos artísticos e culturais?

Confira os benefícios de investir em eventos artísticos e culturais


É cada vez mais comum encontrar grandes empresas apoiando eventos artísticos e culturais e não é difícil entender o porquê. Além de trazer alguns benefícios financeiros, esses eventos são ferramentas poderosas no fortalecimento da imagem de uma empresa.

Essa prática, chamada de marketing cultural, pode ser responsável por chamar a atenção de forma positiva para a sua empresa, atrair potenciais clientes e promover a cultura em determinado lugar.

Tudo isso pode ser feito de várias formas diferentes e vamos falar um pouco a respeito de como você pode realizar o apoio a um desses eventos e quais são todos os reais benefícios e vantagens por trás dessa ação. Confira:

A importância de investir em eventos artísticos e culturais

Já faz algum tempo que as empresas viram a possibilidade de ter um alto nível de retorno ao investir e incentivar os eventos artísticos e culturais. É possível colher vários benefícios e ainda oferecer um grande apoio à sociedade.

Entenda agora alguns deles e veja como esse é um ótimo caminho para conseguir melhorar seus resultados:

Ganho de imagem

Eventos artísticos e culturais atraem um grande número de pessoas, o que faz com que sua marca seja vista por todos os participantes, anunciada na mídia e nas divulgações.

Ganhar destaque se torna inevitável e a imagem da sua empresa pode ser muito beneficiada com toda essa exposição, principalmente se for um evento de grande apelo na sociedade.

Talvez os resultados sejam difíceis de medir através desse resultado, mas o impacto pode ser sentido pelo aumento da procura pela sua empresa e pelos novos contatos realizados.

Será que os seus participantes também são seus promotores?

Agregar valor

Uma das maneiras de calcular o valor de uma empresa é compará-la com negócios semelhantes ou equivalentes, principalmente se tiverem o mesmo mercado de atuação.

Ao optar por investir em segmentos que promovam o ganho de imagem, a aproximação com o público ajuda a agregar valor ao seu negócio, como é o caso de eventos artísticos e culturais. Você ainda consegue ter de retorno:

  • Se destacar no mercado;
  • Se diferenciar em relação aos concorrentes;
  • Agregar valor ao seu negócio;
  • Tornar sua empresa única;
  • Deixar sua marca mais poderosa no mercado.

Todos esses são pontos valiosos para que possa evoluir como empresa e ter novos resultados.

Diferenciação nas formas de comunicação com o público

Apoiar eventos artísticos e culturais é uma forma de se comunicar com o público de sua empresa de maneira mais profunda do que apenas fazendo uso de propagandas e publicidade direta, como é o caso da maioria das ações que vemos no mercado.

Um ponto importante é apoiar uma causa que tenha apelo com seu público-alvo. É possível criar um vínculo com seu nicho e associar a imagem de sua empresa ao evento em questão para conseguir alcançar seus principais objetivos.

Reforço do papel da empresa na sociedade

Ao investir nesses eventos, a sua empresa se mostra preocupada com a promoção da cultura na sociedade e afirma seu papel como segmento importante no local em que atua. É uma forma de divulgação que conversa diretamente com o bem-estar e a procura por lazer do seu público-alvo.

Empresas que apenas se preocupam com divulgação simples, sem ter essa preocupação como um dos pontos centrais, não consegue adquirir hoje um papel relevante perante a sociedade.

Como criar personas para o meu evento

Como apoiar eventos artísticos e culturais

Depois de entender quais os pontos principais que você pode alcançar ao realizar esse investimento, é importante entender quais as melhores formas de colocar isso em prática (assim que você terminar de ler o post se preferir!).

O fato é que existem diferentes formas de apoiar eventos, ou seja, é possível escolher aquela que mais se encaixa nos interesses do seu negócio. Confira agora quais são as principais:

Patrocínio

Por meio de um patrocínio, determinada empresa provê recursos financeiros para um evento em troca de uma exposição de marca. O que isso significa? A veiculação do nome da sua empresa cria uma associação com o evento e, consequentemente, ganha força junto ao público.

Essa é a forma mais comum que é trabalhada na maior parte dos eventos, e faz parte inclusive da estratégia de captação de recursos desse mercado de eventos.

Como conseguir patrocínio para os meus eventos

Doação

Aqui a propaganda não pode ser exigida pelo doador, apenas se o evento cultural não tiver como objetivo central obter lucros.

De toda forma, é essa ação que pode diferenciar o seu negócio no mercado, principalmente se a ação for inversa, ou seja, se sua empresa trabalhar pela divulgação pelo evento que recebeu sua doação.

Agentes culturais

Outra forma de investir em eventos artísticos e culturais é estabelecer parcerias. Isso pode ser feito por meio do contato com agentes culturais responsáveis pelos eventos de interesse da sua empresa.

Um ponto importante é sempre estar aberto a receber esses responsáveis para conseguir fechar parcerias valiosas com os agentes culturais.

Cases de sucesso

Grande parte dos eventos relacionados à arte e à cultura levam nomes de grandes empresas que os apoiam de alguma forma. O Banco Santander, por exemplo, investiu em seu próprio teatro, que leva o nome da empresa.

Ao oferecer um local que promove os mais diversos espetáculos, a empresa consegue ganho de imagem em diferentes segmentos, aumentando assim sua visibilidade.

Outro exemplo de incentivo cultural é a Coca-Cola com seu patrocínio em alguns dos eventos esportivos mais famosos do mundo.

A cada edição da Copa do Mundo, a Coca-Cola é sempre uma de suas principais patrocinadoras, estampando a logomarca da empresa não apenas durante os intervalos dos jogos, mas em todas as propagandas relacionadas ao evento.

Viu como investir em eventos artísticos e culturais é extremamente benéfico para a sua empresa? Incentivar esses eventos é interessante não apenas do ponto de vista financeiro e publicitário, mas é também uma maneira de garantir que a sua empresa ajude a promover os valores culturais da sociedade.

Gostou do post e quer aprender mais? Então entenda a importância de ações inovadoras na produção de eventos!


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