imagem de três organizadores de eventos coletando dinheiro de patrocínio
Patrocínio em eventos | 5 minutos de leitura

Patrocínio para eventos: como montar uma apresentação irrecusável?

Você sabe como conseguir patrocínio para eventos? Confira as dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa


Realizar um evento não é tarefa fácil. São muitos os itens a serem organizados, e é preciso muito planejamento e trabalho duro. Além disso, conquistar parcerias é essencial para a rentabilidade e sucesso das ações. Mas você sabe como conseguir patrocínio para eventos?

A primeira coisa a se fazer é desenvolver uma apresentação de patrocínio, que deve ser completa, objetiva e contar com todos os itens necessários para atrair os parceiros ideais. Por meio dela, você agrega ainda mais profissionalismo para a sua proposta, valorizando o seu evento.

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Pensando nisso, fizemos uma lista de 6 passos para que você monte uma proposta irresistível de solicitação de patrocínio. Confira!

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6 passos para criar uma apresentação de patrocínio para eventos

1. Explique os objetivos do evento

Pense na seguinte situação: uma empresa de cigarros é a principal patrocinadora de um evento voltado para o estilo de vida saudável. Parece meio contraditório, certo? E é mesmo! E para evitar que isso aconteça com você, é preciso estar sempre atento à nossa primeira e mais importante dica.

Lembre-se de que o primeiro passo para montar uma proposta de patrocínio é definir e explicar, de forma bem clara e sucinta, quais são os objetivos do seu evento, sejam principais ou secundários. É preciso apresentar tudo o que se pretende realizar, além dos resultados esperados com cada uma das ações.

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Tenha sempre em mente que nenhuma empresa vai se aliar a um projeto que não conhece ou com que não se identifica. Por isso, a apresentação dos objetivos é uma das etapas mais importantes para captar a atenção dos patrocinadores e gerar valor para o seu evento.

2. Fale sobre a experiência da empresa organizadora

Se você conta com uma empresa consolidada no mercado à frente da organização do seu evento, não pense duas vezes antes de usá-la como vantagem e diferencial para a apresentação do seu projeto a potenciais patrocinadores.

A credibilidade, profissionalismo e eficiência da empresa em questão serão vistos como características que agregam ainda mais valor para o seu projeto, facilitando a negociação. Afinal, nenhuma marca vai querer se aliar a um evento fadado ao fracasso, certo? E se você já conta com um fornecedor de confiança, já está um passo mais próximo do sucesso.

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Por isso, mostre trabalhos anteriores e casos bem-sucedidos no seu segmento. Ao contar com uma empresa experiente e reconhecida na organização, você transmite segurança para os seus patrocinadores, que passam a confiar no sucesso das ações que você realiza.

3. Apresente dados sobre o evento

Outro item que não pode faltar na sua apresentação são dados simples sobre o seu evento. Informe data, horário, atrações e local escolhido para a sua ação. Além disso, não esqueça de incluir informações sobre o perfil e estimativa do público e participação da imprensa.

Para isso, nada melhor do que criar um site para o seu evento e nele, colocar todas as informações.

O grande erro dos gestores é não incluir esse tipo de dado nas apresentações, acreditando que são apenas detalhes que não interessam às empresas. Mas não se engane! Essas informações são essenciais e podem definir o “sim” ou “não” do seu potencial patrocinador.

Lembre-se sempre de que uma empresa inteligente só se associa a eventos que possam acrescentar positivamente para a imagem da sua marca diante do público. Por isso, cada informação é relevante.

4. Mostre o seu planejamento de marketing

Ao patrocinar um evento, as empresas estão interessadas nos benefícios que vão receber. Por isso, mostrar o seu planejamento de marketing e divulgação é essencial para garantir a elas que as ações têm o potencial de atingir os objetivos e expectativas estabelecidos.

Quem é o seu público? Quais são as melhores formas de atingi-lo? Em que formatos serão realizadas as campanhas? Qual é o orçamento disponível para o marketing? Todas essas perguntas devem ser respondidas de forma objetiva, mostrando a organização e o profissionalismo do seu projeto.

Crie uma estratégia bem detalhada, composta por um calendário de ações, e apresente-a para as empresas interessadas. Lembre-se de que o planejamento é o seu principal aliado e de que quanto antes você definir o tipo de campanha mais adequado, maiores são as chances de encontrar pessoas interessadas em compartilhar desse projeto.

5. Exponha as vantagens do investimento

Como falamos no tópico anterior, nenhuma empresa entra em uma parceria para perder. Ao fornecerem um patrocínio, as marcas estão interessadas principalmente no que podem ganhar a partir dessa ação. Por isso, exponha todos os benefícios de investir no seu evento e conquiste um número ainda maior de interessados.

Em geral, ao participar de um evento, um patrocinador aumenta a visibilidade da sua marca em mercados específicos, aparece na mídia, gera buzz no mercado, divulga os seus produtos, aumenta o número de vendas e, consequentemente, ganha novos clientes.

Encontre a relação entre o seu evento e o público-alvo do seu potencial patrocinador e mostre como essa parceria pode favorecer a imagem da marca com os consumidores, gerando mais engajamento e fortalecendo a relação entre as partes, seja por meio de merchandising ou simplesmente pelo clima proposto no ambiente das atividades.

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6. Apresente as cotas de patrocínio

Depois de apresentar os benefícios de patrocínio, mostre de forma objetiva como cada empresa pode contribuir com o seu evento. Geralmente, os organizadores criam diferentes categorias de patrocinadores, que variam de acordo com o valor do investimento.

Essas categorias são conhecidas como cotas de patrocínio, e a sua proposta deve apresentar com clareza cada uma das opções, incluindo os valores e as vantagens recebidas a cada nível. Isso facilitará — e muito! — a escolha dos empresários e, consequentemente, o seu processo de negociação.

Embora o ideal seja receber o incentivo financeiro, tenha em mente que nem sempre isso será possível. Nesse caso, você poderá oferecer outras opções de recursos a serem disponibilizados, como brindes, impressões de material gráfico ou até mesmo divulgação em veículos de comunicação.

Para alcançar resultados ainda melhores, é fundamental que o documento tenha um bom design, seja objetivo e não contenha erros.

E lembre-se: pedir patrocínio não é pedir favor! Muito pelo contrário, essa é uma negociação que envolve benefícios para ambos os lados, bastando que tudo seja feito de forma planejada, organizada e profissional.

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