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Patrocínio em eventos | 5 minutos de leitura

Patrocínio em eventos online: Como gerar valor para patrocinadores


Entenda quais as diferenças e similaridades entre patrocinar um evento presencial e virtual, quais estratégias podem ser utilizadas em ambos e confira exemplos de estratégias para gerar valor para o patrocinador em eventos online. Além de algumas ideias a mais no final!

Crescimento dos eventos online

Os eventos online ganharam destaque nos últimos meses. À medida que os organizadores de eventos adaptam-se globalmente à pandemia, há o aumento de eventos online entregando muita qualidade para os participantes.

Mas e para os patrocinadores?

As mudanças no mercado de eventos não afetaram somente organizadores e participantes, mas também patrocinadores. Para muitos, os eventos são um canal direto de contato com clientes, possíveis clientes e parceiros.

Com o cancelamento de eventos físicos, não é possível apenas esperar. É preciso se adaptar à nova realidade e buscar novas formas de gerar negócios. Para isso, precisamos primeiro entender, de fato, quais são as possibilidade que eventos presenciais e online têm em comum e no que os dois diferem. 

Patrocinar eventos presenciais x patrocinar eventos online

Patrocínios digitais não são novidade. Geralmente eles são implementados junto à estratégias físicas da marca, como estandes, brindes. Por isso, comece com o que você já sabe, pois, mesmo o evento sendo presencial, online ou híbrido, algumas propostas serão parecidas. Ao começar a criação dos seus pacotes de patrocínio, pense no que você ofereceria aos patrocinadores em eventos presenciais e como essas opções se comportam no virtual. Alguns exemplos de ofertas que podem ser utilizadas independente do formato do evento:

– Postagens patrocinadas em redes sociais
– Slogan no site do evento
– Oportunidade de e-mail marketing
– Patrocinador presente no aplicativo do evento

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Com o evento online você impactará pessoas que não conseguiriam participar do seu evento físico, ou seja, o potencial do alcance do seu evento aumentará (e muito), consequentemente o alcance e visibilidade dos seus patrocinadores também. 

Em eventos presenciais, muitas vezes conseguimos trazer uma imersão que transforma a experiência do participante, fortalecendo a conexão e engajamento. Não acredito que com eventos online seja diferente, só que temos pouca experiência e nos faltam referências para nos inspirar.

No online acabamos não tendo tanto controle sobre a experiência do participante quanto no presencial. A internet pode cair, ele pode ter dificuldades com conexão, pode ter pouco conhecimento tecnológico, além de estarmos disputando a atenção com as demais abas do navegador e distrações externas. 

Por isso eu acredito que o primeiro passo é ter consciência sobre tudo que pode acontecer e pensar em soluções para cada uma das hipóteses. Depois de mapear cada uma das possíveis situações, pense em como o patrocinador pode entrar como uma solução. Como você gera valor para o seu patrocinador, trazendo conexão e engajamento com os participantes?

Pontos importantes para gerar valor ao patrocinador em eventos online

Vídeos dos patrocinadores durante os intervalos

Inspire-se em outros canais de transmissão já consolidados do mercado, como o Youtube, e Twitch, por exemplo. Durante os intervalos você pode introduzir vídeos sobre cada patrocinador do seu evento. Preste atenção para alinhar o conteúdo do vídeo com o assunto do evento, isso aumentará o nível de engajamento e interesse do participante.

Ofereça um estande virtual

Tenha um espaço no seu evento online para que o patrocinador publique conteúdos e se disponha para para uma comunicação direta com o participante. Assim, o participante consegue acessar página com informações do seu patrocinador e iniciar uma conversa com ele, caso queira. Essa estratégia pode ajudar a conectar leads mais quentes diretamente com os seus patrocinadores.

Conteúdo patrocinado

Junte a expertise do seu patrocinador com um tema que se associe ao seu evento e que os participantes tenham interesse e pronto! Você gerará interesse nos participantes pelo conteúdo e, consequentemente, conectará o seu patrocinador com leads interessados nas soluções que seu patrocinador oferece.

Use (ainda mais) o aplicativo! 

Os aplicativos de eventos são cada vez mais importantes em eventos presenciais e podem ser utilizados para conectar e engajar (ainda mais) os seus participantes, seja no pré-evento, durante ou pós-evento. Incorpore banners, mensagens na timeline do evento, notificações programáveis… as estratégias podem ser muitas. Entenda as possibilidades do seu aplicativo, pense fora da caixa e use a sua criatividade para gerar valor para o seu patrocinador.

Métricas, relatórios e leads

Como estamos falando de eventos online, quase tudo se transforma em dados e, consequentemente, pode ser metrificado. Ofereça aos seus patrocinadores métricas de acessos na palestra patrocinada e no seu estande virtual. Dê a ele relatórios que mostram o engajamento que o participante teve com a marca. Isso fará com que ele tenha um resultado palpável sobre sua participação no evento. 

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Algumas outras ideias

  • Venda banners e espaço para anúncios pop-up em sua transmissão ao vivo: Crie uma interface com espaços reservados para os seus patrocinadores. Mas cuidado para não poluir a visualização do participantes com muita informação na tela, pode gerar o resultado oposto.
  • Organizar encontros VIPs pré ou pós eventos: Caso faça sentido para o seu evento, deixe que o patrocinador organize uma sessão extra ou até mesmo um happy hour virtual. 
  • Surpreenda participantes com kits entregues nas suas casas: Pense em formas de transformar a experiência do seu participante, desde cabo HDMI até uma caneca do evento. Planeje junto ao seu patrocinador também.
  • Construa com o seu patrocinador: Entenda perfeitamente as possibilidades do ambiente virtual contratado e construa estratégias com o seu patrocinador.

Para terminar

A ideia deste artigo não é entregar estratégias infalíveis para gerar valor para os patrocinadores, até porque cada evento tem um contexto e o que funciona pra um não necessariamente funcionará para outro. A ideia é fazer você refletir, instigar a sua criatividade e fazer você pensar em como você pode gerar valor para o patrocinador em eventos online. Pense fora da caixa e boa sorte no seu evento!


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