evento híbrido
Colunistas mobLee, Organização de eventos | 4 minutos de leitura

Por que o evento híbrido já é tão importante?


Com o digital sendo o único meio de comunicação profissional (entre as marcas e consumidores) e pessoa (entre pessoas), os eventos virtuais floresceram intensamente desde março/2020.

É verdade que foi muito árduo aprender sobre o evento virtual (aquele que é realizado 100% no ambiente digital) e como organizá-lo. E mesmo após um ano de difícil aprendizado, ainda é fácil encontrar quem tenha alguma ou muita dificuldade com ao menos um aspecto relacionado ao seu design, operação, escolha das plataformas mais adequadas e definição das melhores opções de monetização disponíveis.

Mas a expectativa da vacinação ampla para toda a população ficando mais real, traz a esperança de um retorno em breve aos eventos presenciais. É fato e certo que eles serão sempre muito relevantes.

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Afinal, o que é um evento híbrido e quais são suas vantagens?

Como seres sociais, desejamos e precisamos do contato e interação com outros seres humanos ao vivo. Entretanto, todos os melhores experts são categóricos para afirmar que essa nova fase girará em torno do evento híbrido. Leia também esse conteúdo que fala sobre tendências para o 2º semestre de 2021 para eventos.

Para poder se preparar melhor para esse novo cenário, é essencial entender os porquês e as principais diferenças entre o evento presencial e o virtual. Afinal, o híbrido é a modalidade que agrupa o melhor dos dois mundos, o real e o virtual.  Eis alguns pontos de destaque:

O outro lado do mundo ao alcance de um click

Se no presencial estamos restritos à capacidade e a infraestrutura do local de eventos disponível naquele momento para a sua realização, o virtual oferece pouquíssimas ou nenhuma restrição de quantidade máxima de participantes e tem cada vez mais fornecedores e plataformas online no mercado.

Sem falar na total facilidade de acesso, dentro no conforto das nossas casas, dispensando qualquer deslocamento físico para viabilizar a participação. Confira algumas inspirações para eventos online e ajudar a melhorar ainda mais o seu.

$$$$$ & ROI

Ao unir as duas modalidades (presencial e virtual) o híbrido exponencializa as opções de patrocínio, de inscrições e da quantidade de inscrições que podem ser comercializadas.

O evento virtual é muito mais perene que o presencial, pois o conteúdo gravado pode ser disponibilizado on demand depois do evento gerando maior renda e aumentando a exposição da marca do evento e dos patrocinadores na memória do participante.

Diferenças que se opõe e que se complementam

As necessidades do participante virtual são bem diferentes do seu colega presente ao evento, uma vez que o ambiente de onde assistirá o evento não possui a vibração e energia envolvente que só face-a-face oferece.

Através da tela do seu device, a atenção é muito fugaz, demandando atenção redobrada para conseguir que a audiência seja mantida.

Trabalho dobrado para o organizador de eventos

Ao fazer o design do evento híbrido é preciso pensar no evento presencial, no evento virtual e encontrar e estruturar os pontos que possam fortalecer a ponto que une esses dois.

Ou seja, é como se tivesse que elaborar 3 designs em um único projeto, combinando duas experiências diferentes, mas complementares.

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6 principais erros ao organizar um evento online e como evitá-los
Experiência em eventos online: 4 formas de melhorá-la para o participante

O que não importava, agora é essencial

No passado recente, o fuso horário ficava bem no final do checklist de qualquer organizador brasileiro, ou até mesmo nem era citado.

Mesmo para eventos em português, com o evento virtual, esse pode ser um detalhe essencial no design, garantindo a adesão de brasileiros residentes em outros países, ou de comunidades de língua portuguesa pelo mundo.

O conteúdo é rei

Você já deve ter lido isso. Mas será que prestou a devida atenção ao tópico? Em qualquer navegação feita através de um browser, facilmente encontramos tanto conteúdo que as vezes é difícil dar conta de tanta leitura.

Então, por que alguém iria assistir ao seu evento? A resposta é uma só: conteúdo de muita, muita qualidade, ofertado por quem entende muito sobre o assunto. E ainda tem que ser palestrante que sabe cativar a audiência.

A entrega do conteúdo também conta muito

Lembrando ainda que o formato, a duração e a dinâmica desta entrega de conteúdo precisam ser diferentes para os dois públicos do evento híbrido, adequando-o assim às necessidades específicas de cada um deles.

Quanto mais interativo, objetivo e envolvente for, melhor serão os resultados obtidos. Veja este conteúdo para te ajudar a trabalhar o engajamento em eventos online e híbridos.

Cocriação, compartilhamento e engajamento

São palavras de ordem no digital. Vale qualquer formato, ferramenta ou recurso de app e/ou plataforma que vise estimular o participante à ação e ao envolvimento dele para com o evento, colegas, palestrantes e marcas.

E AGORA?

As marcas já descobriram essas e outras característica e vantagens que o evento hibrido pode oferecer. Muitas delas embarcaram neste trem-bala que é o híbrido e muitas outras o farão à curto e médio prazo, seduzidos pelos melhores resultados e ROI para suas empresas. Veja também meu ebook quando falo mais sobre eventos híbridos e virtuais.

A única entrada para a estação de embarque ferroviário que garante a entrada em grande estilo do profissional de eventos se dará através da constante capacitação de qualidade e da participação em comunidades ativas e fortes entre seus pares. Você já comprou a sua passagem para embarcar?


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