Depois de um ano lidando com a crise que mais atingiu o setor de eventos, continuamos surfando na era digital e, para quem é um produtor, o maior desafio é tornar seu evento online atrativo, com um formato que mantenha todos os stakeholders engajados.
No início deste período de pandemia, o efeito “wow” atingiu em cheio as lives, webinários e tantos outros eventos. As pessoas estavam em uma onda de “aproveitar” o tempo em casa para se capacitar e aprender, mas sabemos que essa não é mais a realidade.
Mesmo em meio a tantos desafios, queremos dizer que existem sim luzes no fim do túnel! Ainda é possível produzir um evento de qualidade, que gera valor para patrocinadores, engaja participantes e que dá bons resultados.
Queremos te provar que isso não é uma ilusão, por isso listamos 4 eventos online, cada um com seu atributo de impacto, para que você se inspire na hora de produzir o seu!
1 – Hostel RDsummit
Sim, todos nós conhecemos e acompanhamos de perto os passos da Resultados Digitais, por produzirem grandes eventos corporativos do mercado. Mas o que queremos destacar desse evento online é um fator que muitos produtores não se atentam.
O Hostel aconteceu no final do ano passado e, além de ter sido muito bem estruturado, com bons conteúdos e palestrantes, o evento teve uma sacada que poucos tiveram. A identidade e comunicação pré-evento foi muito bem intencionada, criando proximidade com os participantes e gerando desejo de fazer parte daquele momento.
Atrair participantes é o primeiro objetivo de qualquer evento, então a forma como a RD escolheu comunicar o seu evento é uma grande inspiração!
Para te ajudar a melhorar o marketing digital do seu evento pensando no pré, durante e pós-evento, nós, em conjunto com a Rock Content, preparamos este Guia de Marketing Digital para Eventos.
2 – Digitalks Expo 2020
Um grande obstáculo com que nos deparamos na hora de produzir um evento online é, com certeza, gerar valor para patrocinadores. Assim como eram nos presenciais, os patrocinadores esperam um evento que os auxilie a gerar uma conexão real com os participantes, e a principal pergunta é: Como?
A primeira edição virtual do Digitalks tirou isso de letra criando “salas” para que essa conexão aconteça, e não só com transmissão de banners ou vídeos, mas gerando momentos de conversas construtivas e com proximidade (mesmo que online).
O evento contou com mais de 60 patrocinadores, além de atrair em torno de 13 mil participantes. Um grande sucesso! Leia o case falando um pouco mais sobre o Digitalks Expo 2020, como ele foi organizado e quais foram os seus resultados.
Toda essa conexão entre os participantes e patrocinadores só foi possível porque usaram a plataforma para eventos online da mobLee – ainda não conhece?
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3 – RH Summit
Se fazer um evento presencial crescer a cada ano já é um desafio, imagina fazer isso virtualmente? Os organizadores do RH Summit conseguiram isso e com destreza! O evento que vai para sua 5ª edição, já começou sua trajetória no formato online, e vem crescendo a cada edição.
Seu grande diferencial, além de conteúdo de relevância com grandes nomes no mercado de RH, é a possibilidade de disponibilizar as palestras após o evento em uma plataforma paga, que é estruturada em formato de Streaming.
O evento acontece com data marcada e é gratuito, mas adquirindo a assinatura dessa plataforma os participantes podem ter acesso aos conteúdos de todos os anos do evento e alguns outros conteúdos exclusivos.
Essa é uma estratégia muito legal para quem deseja manter um relacionamento contínuo com seus participantes e ainda trazer retorno lucrativo para um evento digital.
Leia também este conteúdo falando da importância de criar comunidades em eventos e algumas dicas para ajudá-lo.
4 – Bots4U
Por mais que o evento seja pensado e bem planejado, ter um bom plano para gestão de crise pode tornar um desastre em apenas um percalço.
E quando estamos falando de evento digital, que depende de uma boa internet, estabilidade do navegador e tantas outras coisas imprevisíveis, essa preocupação deve ser bem maior.
Essa atenção à gestão de crise fez com que um problema técnico da edição passada do Bots4U fosse resolvido de forma fácil, sem atrapalhar o desenvolvimento do evento.
A plataforma em que o evento estava sendo transmitido teve uma inconsistência, mas com agilidade, mudaram para outra plataforma e imediatamente comunicaram todos os participantes.
Os produtores criaram uma solução prática para quem perdeu algum conteúdo durante a troca e, mesmo com esse contratempo, o evento foi muito estruturado e com ótimas avaliações.
Use este exemplo para se inspirar na hora de fazer sua gestão de crise, pontuando todos os problemas que podem acontecer e mapeando soluções para cada um deles para garantir excelência na sua produção. Deixarei alguns conteúdos abaixo que aprofundam sobre este tema também.
Leia também:
• 6 principais erros ao organizar um evento online e como evitá-los
• Experiência em eventos online: 4 formas de melhorá-la para o participante
E aí, conseguiu encontrar a inspiração que precisava?
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