Engajamento em eventos, Gestão de eventos | 6 minutos de leitura

6 principais erros ao organizar um evento online e como evitá-los


Ao longo deste ano atípico aprendemos um bocado de coisas novas. Desbravamos um novo universo, desenvolvemos e acompanhamos o desenvolvimento de uma porção de eventos digitais. Tivemos muitas conquistas, mas também cometemos erros! O erro permite a evolução, por isso, precisamos errar rápido para ter sucesso ainda mais rápido.

Portanto, preste atenção! Vou compartilhar aqui os principais erros que devem ser evitados durante a organização do seu evento online e algumas ideias de como solucioná-los.

Confira também este conteúdo falando sobre as quando vale a pena organizar eventos online

1. Acreditar que não é possível!

Um estudo recente da Eventsforce mostra que 53% dos organizadores de evento acreditam que não têm as habilidades necessárias para organizar eventos online. É claro, quando experimentamos algo pela primeira vez podemos nos sentir inseguros, com medo e sem prática. 

A boa notícia é que ao organizar esse tipo de evento pela primeira vez, muitas das  habilidades necessárias já são adquiridas, depois é só lapidar. O sucesso mora depois do medo! Você já é um organizador de eventos, agora é necessário adaptar suas habilidades para o modo virtual. Isso não é tão complicado! Para começar, você precisa basicamente entender a expectativa do público e o que pode dar errado.

2. Não focar na experiência do participante

Não se colocar no lugar do participante pode falir a estratégia de organização de qualquer evento. Quando falamos de evento online, onde tudo é muito novo, é fundamental comunicar os participantes de forma clara. Portanto, alinhe expectativas: como vou acessar o evento? Como participo das dinâmicas? Por onde envio minhas perguntas? Todas as possibilidades que o participante tem dentro do evento devem estar claras para ele. 

O seu conteúdo precisa ser de qualidade e sua comunicação com o participante também! Nesse sentido, um host virtual pode reforçar a comunicação feita no pré-evento. A equipe de organização precisa estar certa de que não irá pegar os participantes de surpresa. 

3. Esperar que o público engaje sem ações pró-ativas 

Negligenciar ações pró-ativas para engajar o público com o evento significa receber um público espectador. Eventos de sucesso trazem o público como colaborador nessa construção, e para isso, existem muitas estratégias de promoção de engajamento: gamification (temos diversas possibilidades no online), brindes, acesso ao conteúdo pós-evento, sorteio de ingresso para a próxima edição (se seu ingresso tiver um custo), são alguns exemplos de ações de incentivo ao engajamento do público. 

Leia também:
Experiência em eventos online: 4 formas de melhorá-la para o participante
Afinal, o que é um evento híbrido e quais são suas vantagens?
Por que o evento híbrido já é tão importante?

4. Negligenciar ações pró-ativas para engajar o patrocinador

Eu sei, tem sido um desafio provar o valor do evento online para o seu patrocinador, mas entenda que não tomar ações pró-ativas para engajá-lo é um grande erro! 

Alinhe expectativas: Não, as entregas não são as mesmas que as do evento físico e tudo bem! Aqui abrimos um leque de possibilidades, mas é preciso ter clareza para engajá-los. Primeiro, entenda qual retorno ele espera. Qualquer estratégia a ser desenvolvida depende do perfil do seu nicho. Ao mesmo tempo, esteja aberto para pensar em novas possibilidades e inserir novas ideias. 

Uma vez que você já entendeu os retornos que a plataforma que hospeda o seu evento te dá e sua estratégia de entrega para o patrocinador, você precisa informá-lo! 

O comportamento esperado de um patrocinador é que ele seja ativo durante o evento. Ele precisa traçar suas metas e estratégias e só vai conseguir ter sucesso se entender exatamente como o evento online vai funcionar. Você precisa ser apoiador e incentivador do seu patrocinador. 

Estratégias para o seu patrocinador

Algumas estratégias de sucesso que já acompanhamos por aqui envolvem agendar com antecedência uma simulação do evento com o patrocinador, definir junto com eles as ações que devem tomar durante o evento e como buscar ativamente os seus leads, seja chamando para conversas por videoconferência ou iniciando conversas por mensagens com os participantes. 

Outros exemplos são agendar e comunicar o lançamento de um novo produto ou funcionalidade com descontos para quem acessar o seu stand virtual, disponibilizar conteúdos no seu estande e explorar os espaços de visibilidade e divulgação da marca. 

Essas estratégias variam de acordo com o perfil do seu evento e público. Busque referências, mas seja crítico para entender o que melhor se aplica no seu cenário e criativo para propor novas ideias. Confira esse conteúdo para entender melhor como gerar valor para o seu patrocinador no seu evento online.

5. Não testar os mínimos detalhes e deixar de ensaiar

Não realizar testes com antecedência significa não identificar as possibilidades e consequentemente perder o controle da organização do seu evento. Você deve executar ensaios!

Todos os papéis envolvidos na realização do seu evento precisam saber o que fazer e quando fazer. Eles precisam estar cientes do que pode dar errado e como corrigir o problema. 

Lembre que seus palestrantes, patrocinadores e equipe estão realizando eventos online pela primeira vez ou há muito pouco tempo e precisam de instrução. Por isso, repasse a ordem de execução, cheque a transmissão, teste os seus acessos, ensaie com os patrocinadores e com os palestrantes e instrua-os  sobre os equipamentos necessários – principalmente se eles estiverem em casa e não no estúdio. Outras dicas importantes são: verificar todos os slides e reproduzir todos os vídeos. 

Apenas imaginar ou falar como vai acontecer não é o suficiente, você precisa passar por tudo como se estivesse ao vivo. É aí que você vai encontrar os desafios, identificar o que está funcionando bem e onde aplicar melhorias. Os detalhes podem ser corrigidos durante os ensaios, mas não ao vivo. Você garantirá melhores resultados e maior envolvimento do seu público dessa forma. 

6. Não ter um plano de gerenciamento de crise

Não seja super otimista! Com muito planejamento a tendência é que menos coisas saiam do controle, mas como organizador de eventos você sabe que imprevistos acontecem de onde menos esperamos. Por isso, separe um tempo para levantar junto a sua equipe o máximo de cenários possíveis. 

Converse com pessoas mais experientes na construção de eventos digitais e entenda o que pode dar errado. Uma vez que isto está mapeado, vocês devem construir soluções para cada um dos cenários. 

Veja também este webinar: Eventos em 2021: o que esperar dos eventos no primeiro semestre?

Tenha um plano B

Essa construção deve sair da imaginação: trabalhe nas imagens ou vídeos que serão compartilhados com os participantes em caso de atraso e de mudança de programação, por exemplo. Deixe os textos para as notificações, posts, e-mails prontos. 

Pense numa programação que substitua a principal, caso algum problema aconteça. Garanta que no local da transmissão a internet esteja 100%, mas deixe uma segunda opção preparada caso a primeira tenha qualquer problema. Atribua responsáveis pela execução do evento de backup (host, equipe de comunicação e transmissão). 

Dessa forma, a chance de surpresas diminui e você conseguirá agir de forma rápida sobre possíveis imprevistos.

LM mobLee 365

Conclusão

Você não pode esperar usar dos mesmos passos da criação do seu evento físico no online. Tentar reproduzir o evento físico no online, é um grande erro! O participante está olhando para a tela, mas tem muitas outras distrações, por isso, ele precisa do máximo de direcionamento possível. Isso vai garantir um bom engajamento! 

Você precisa adaptar as peças do seu evento, mas a essência continua a mesma. Precisamos quebrar a crença de que a organização do evento virtual é mais fácil e rápida do que a do presencial. Use a mesma dedicação e comprometimento que despendia para o evento físico agora no online.

Converse com colegas que já tiveram a experiência da organização para o digital, participe de outros eventos online mesmo que não seja da sua área, entenda o que pode ser feito de melhor e otimize a sua evolução para essa nova realidade.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!