Referências em eventos online
Colunistas mobLee | 5 minutos de leitura

7 Referências em eventos online: exemplos para você se inspirar!


Enquanto não voltamos definitivamente aos eventos presenciais, os eventos online estão ganhando espaço e fazendo história em diversos segmentos e de diversas formas. Isso significa que muitas ideias interessantes estão surgindo e se tornando nossas referências quando se fala em eventos online. Pois, se a pergunta era:  Será que realmente dá para fazer um evento online interessante e de sucesso? Digo a vocês: Com certeza, sim! 

Trago uma lista, bem legal e interativa, de eventos que já foram presenciais e hoje migraram para o online de forma bem interessante, não deixando de fazer sucesso e história.

Veja também: Tendências do mercado brasileiro para Eventos Online e Híbridos

Red Hat Summit 2020 Virtual Experience

O Red Hat Summit é um evento originalmente presencial, mas que em um mês se transformou em um big evento online, que não só teve uma estrutura fantástica, como também, acesso gratuito. Foram dois dias de evento: 28 e 29 de abril de 2020. 

O evento ainda contará com mais outras duas edições disponíveis na plataforma:  Red Hat Forum 2020 Virtual Experience, no dia  22 de setembro de 2020, e AnsibleFest 2020, nos dias 13 e 14 de outubro de 2020. 

Ao contrário de muitos eventos, nesse você ainda pode acessar todo o conteúdo mesmo após o evento finalizado, enquanto ele estiver disponível na plataforma. 

SAPPHIRE NOW Reimagined

Outra referência em eventos online é o SAPPHIRE NOW, que era presencial e que em pouco tempo migrou para o online. Este evento, não deixou a desejar e ainda mantém algumas  entrevistas e  palestras disponíveis no site oficial. O SAPPHIRE NOW Reimagined é um big evento que acontece anualmente em San Francisco, mas que também teve que se adaptar para o online, trazendo uma experiência inovadora e muito interessante.

Esse evento ainda conta com mais uma edição: o SAP NOW Brasil, que acontecerá  nos dias 14 a 18 de Setembro e já está com as inscrições abertas. 

Se lá fora as empresas estão fazendo bonito diante da pandemia e dando uma resposta à interdição aos eventos presenciais, aqui no Brasil também temos cases de sucesso que podem (e devem!) ser usados como referências .

Mulher Brilhante

Um dos maiores eventos de empreendedorismo e empoderamento feminino que, anualmente, arrasta centenas de mulheres em seus encontros. Esse ano, o Mulher Brilhante teve que migrar para o online e fez muito bonito! Já aconteceram duas edições totalmente online, nos dias 09 Maio e 15 de agosto, e mais uma vez teve um impacto gigantesco em todas as mulheres que participaram. 

FÓRUM e-Commerce 2020 Brasil,

Aqui, trago um modelo de evento online, mas com a produção realizada numa estrutura física!A recepção das imagens, edição e apresentadores estavam baseados em estúdios em São Paulo e Londres, com entradas online de palestrantes ao vivo e com transmissão em português e Inglês. Não podemos dizer que este seja um evento híbrido, pois, não haviam participantes no estúdio, porém, o evento teve uma audiência incrível e uma organização mais ainda. Dados colhidos do site do evento nos dizem que +30.000 participantes experimentaram o real poder da conexão e da interação. Tudo isso dividido em 3 dias: 28, 29 e 30 de julho de 2020.

Veja também: Precificação em eventos online: como definir o valor do seu ingresso

Virada Empresarial,

Este evento foi originado de um projeto inédito chamado Levante Sul de Minas, que reuniu associações, empresários e faculdades. Foram dois dias inteiros de rodadas de negócios, palestras e cursos totalmente online voltados para a região. O evento foi transmitido pelo YouTube e as palestras ainda estão disponíveis online, além disso, houve arrecadação de alimentos para ajudar instituições da região.. Esse evento teve sua primeira edição online, no entanto, foi muito inovador porque veio ao encontro da necessidades das cidades do Sul de Minas. Essas cidades precisavam encontrar mecanismos para superar a crise instalada devido ao fechamento de comércios por conta da pandemia. Um resposta rápida e à altura da necessidade. 

3º Encontro Gaúcho de Fundidores

Esse evento voltado ao setor industrial de fundição, em sua terceira edição, fez história no setor e sem dúvida tornou-se uma referência em eventos online. A previsão de realização era de 2 dias de evento presencial em Maio, para isso, tiveram menos de um mês para a organização de uma série de eventos do o setor. Os eventos tiveram início no dia 14/04  e já reuniram mais de 219 empresas em 5 eventos online, com uma participação de mais de 500 pessoas! Fora estes eventos, ainda acontecerá o Fórum Feminino no dia 08/09 e mais dois dias de evento em outubro nos dias 14 e 15 e tudo online. 

Reinventar-se

O evento Reinventar-se, que ano passado foi presencial e esse ano passou para o online, é um evento voltado para o setor de recolocação e transição de carreira. Ele  foi dividido em dois dias, com duas manhãs bastante animadas! Teve exercício físico, networking, palestras e ainda show ao vivo com Fernando Gonçallez, uma experiência diferente e com certeza se tornou uma referência de eventos online.

O que percebo em todos estes eventos é que não há uma receita de bolo para que se tornem uma referência. Não é o alto investimento ou uma lista fantástica de patrocinadores, é claro que tudo isso importa, no entanto, pensar no que você deseja entregar com esta experiência é que distancia um evento comum de um evento de referência. Por isso, quis trazer uma lista diversificada com características bem peculiares em cada evento para você se inspirar em investir nos eventos online e fazer do seu evento o próximo evento online de referência. E aí, vamos juntos?

LM mobLee 365

Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!