Colunistas mobLee | 3 minutos de leitura

Precificação em eventos online: como definir o valor do seu ingresso


Com tantos eventos, lives e ações online free, uma dúvida paira sobre as cabeças dos organizadores de evento: como cobrar? A precificação em eventos online precisa basear-se em um ponto principal, para que você possa ser justo no que vai cobrar pela ENTREGA DE VALOR.

Várias consultores e profissionais já me procuraram com a seguinte questão: 

Ana, nos meus eventos presenciais, eu cobrava X. Como  fazer uma precificação em eventos online, sem impactar no futuros eventos presenciais?

Leia também:
Conexão SíndicoNet: engajamento incrível no seu 1º evento online!
6 principais erros ao organizar um evento online e como evitá-los

Temos que levar dois pontos em consideração NESSE CASO: 

  1. Não sabemos quando os eventos presenciais serão liberados e como serão os protocolos de higiene, que, provavelmente, elevarão o custo final.
  2. Evento online não pode ser comparado ao presencial. A entrega de valor tem que ser essencial,  o participante precisa ver vantagem em participar e pagar. Ou seja, você precisa entregar mais.

Então, como fazer a precificação de eventos online?

  • Busque uma plataforma que traga estabilidade e segurança para seus usuários. Isso vai elevar sua presença no meio digital e trazer um diferencial.
  • Plataformas tem um custo. Mesmo as que estão free por tempo indeterminado,  e se de repente eles fecham a licença, como você fica? Você deve, de antemão, incluir o valor desta plataforma, fazendo uma projeção de quantos eventos você precisaria realizar para pagar o custo dela.
  • Faça um levantamento de quantos palestrantes serão convidados e quantos serão pagos. 
  • Veja, com seus patrocinadores, quanto será investido e quanto de retorno eles poderão ter com os participantes.
  • Você precisará de ajuda para que o evento seja impecável, então, se ele for 100% online, contrate um assistente para te ajudar e inclua esse custo também. 
LM mobLee 365

Somando essas informações você já terá uma visão geral de quanto custará seu evento. Partindo do custo, você poderá agregar o valor de acesso a esse conteúdo, que te levará a precificação do seu evento online. 

Então, será isso que ampliará o acesso de vários grupos de pessoas a seu evento e tendo acesso ao seu conteúdo, conforme o bolso deles permitir. 

  • A formação de lotes com combos ajudará bastante nessa precificação. 
  • Você pode liberar um valor para quem só quer assistir ao evento no momento da transmissão.
  • Outro valor para quem deseja ter acesso ao conteúdo no pós-evento.
  • Um valor diferente para quem deseja ter um bônus, como uma consultoria, desconto em produtos dos patrocinadores ou até mesmo em cursos e participação em eventos presenciais. 

Leia também:
Experiência em eventos online: 4 formas de melhorá-la para o participante
Afinal, o que é um evento híbrido e quais são suas vantagens?

Tudo isso te ajudará a fazer uma precificação de eventos online justa e que lhe traga lucro. Não podemos esquecer que estamos num terreno novo, mas não tão novo assim. Os eventos online já existiam, consultores já faziam consultoria, cursos online e eventos, fóruns e congressos online também já eram uma realidade. Portanto, não estamos em um terreno totalmente desconhecido, apenas pouco aproveitado.  Isso nos possibilita a exploração sem medo. 

Se você se sente inseguro em cobrar, faça um evento online beneficente em prol de uma causa e sinta como será o resultado. Você verá que, se as pessoas encontram valor, elas não se importam em pagar, pois, no fundo, elas só não querem jogar seu dinheiro fora.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!