Com tantos eventos, lives e ações online free, uma dúvida paira sobre as cabeças dos organizadores de evento: como cobrar? A precificação em eventos online precisa basear-se em um ponto principal, para que você possa ser justo no que vai cobrar pela ENTREGA DE VALOR.
Várias consultores e profissionais já me procuraram com a seguinte questão:
Ana, nos meus eventos presenciais, eu cobrava X. Como fazer uma precificação em eventos online, sem impactar no futuros eventos presenciais?
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Temos que levar dois pontos em consideração NESSE CASO:
- Não sabemos quando os eventos presenciais serão liberados e como serão os protocolos de higiene, que, provavelmente, elevarão o custo final.
- Evento online não pode ser comparado ao presencial. A entrega de valor tem que ser essencial, o participante precisa ver vantagem em participar e pagar. Ou seja, você precisa entregar mais.
Então, como fazer a precificação de eventos online?
- Busque uma plataforma que traga estabilidade e segurança para seus usuários. Isso vai elevar sua presença no meio digital e trazer um diferencial.
- Plataformas tem um custo. Mesmo as que estão free por tempo indeterminado, e se de repente eles fecham a licença, como você fica? Você deve, de antemão, incluir o valor desta plataforma, fazendo uma projeção de quantos eventos você precisaria realizar para pagar o custo dela.
- Faça um levantamento de quantos palestrantes serão convidados e quantos serão pagos.
- Veja, com seus patrocinadores, quanto será investido e quanto de retorno eles poderão ter com os participantes.
- Faça uma projeção do investimento em divulgação nas mídias sociais.
- Você precisará de ajuda para que o evento seja impecável, então, se ele for 100% online, contrate um assistente para te ajudar e inclua esse custo também.
Somando essas informações você já terá uma visão geral de quanto custará seu evento. Partindo do custo, você poderá agregar o valor de acesso a esse conteúdo, que te levará a precificação do seu evento online.
Então, será isso que ampliará o acesso de vários grupos de pessoas a seu evento e tendo acesso ao seu conteúdo, conforme o bolso deles permitir.
- A formação de lotes com combos ajudará bastante nessa precificação.
- Você pode liberar um valor para quem só quer assistir ao evento no momento da transmissão.
- Outro valor para quem deseja ter acesso ao conteúdo no pós-evento.
- Um valor diferente para quem deseja ter um bônus, como uma consultoria, desconto em produtos dos patrocinadores ou até mesmo em cursos e participação em eventos presenciais.
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Tudo isso te ajudará a fazer uma precificação de eventos online justa e que lhe traga lucro. Não podemos esquecer que estamos num terreno novo, mas não tão novo assim. Os eventos online já existiam, consultores já faziam consultoria, cursos online e eventos, fóruns e congressos online também já eram uma realidade. Portanto, não estamos em um terreno totalmente desconhecido, apenas pouco aproveitado. Isso nos possibilita a exploração sem medo.
Se você se sente inseguro em cobrar, faça um evento online beneficente em prol de uma causa e sinta como será o resultado. Você verá que, se as pessoas encontram valor, elas não se importam em pagar, pois, no fundo, elas só não querem jogar seu dinheiro fora.
Apaixonada por Inovação e Tecnologia, uso as redes sociais para conectar pessoas e projetos. Fundadora do À Mineira, transformo ideias em eventos de sucesso, em todo país. A facilidade em me expressar e me comunicar, faz com que as ideias fluam, projetos saiam do papel e conexões se transformem em parcerias. Quero comunicar e inspirar.