Estamos quase na metade de 2021. Há pouco mais de um ano a OMS declarava estado de pandemia, e, desde então, uma revolução vem acontecendo no mercado de eventos. Eventos online têm sido o que aproxima as organizações do público e garante que, nesse momento difícil, ainda possamos nos conectar e compartilhar conteúdo de qualidade.
No entanto, a pandemia insiste em permanecer, isso nos leva a pensar sobre quais são os próximos passos e alguns pontos já chamam atenção: a qualidade da experiência do participante em eventos online e, principalmente, a incerteza com relação a previsão de retorno de eventos presenciais.
Como será o 2º semestre de 2021? Entendendo o contexto nacional e internacional, quais serão as tendências que influenciarão o mercado de eventos no Brasil?
Separei alguns pontos que podem te ajudar a se preparar e melhorar ainda mais o seu evento. Vamos a eles!
Melhorando a experiência online
Claro, a atual situação mundial e a suspensão dos eventos presenciais fez com que os eventos online se desenvolvessem muito. Mas, ao longo de 2020, quem organizou eventos online notou algo.
Percebeu que existe sim a possibilidade de interagir e se conectar com a sua comunidade, e que, inclusive, esse formato amplia o alcance do evento para participantes que, por algum motivo, não poderiam comparecer a um evento presencial. O evento online abriu um mar de oportunidades para experimentar coisas novas.
Se em 2020 faltavam referências nacionais e mundiais de eventos online para ajudar a nortear o mercado, agora não falta mais. Dezenas de eventos que experimentaram e ousaram com ideias diferentes podem te trazer insights para aprimorar o seu evento para quem mais importa no final: o participante. Confira neste post algumas inspirações para eventos online.
Por mais que existam muitas barreiras digitais que podem dificultar a imersão do participante, esse novo formato abre muitas oportunidades, não só para adaptar o que já era feito no presencial, mas para criar novos modelos e novas possibilidades de conexão.
Quem absorver as referências de sucesso já existentes e pensar fora da caixa, com certeza vai guiar os novos formatos de eventos online.
Gerando (ainda mais!) valor para patrocinadores
Muito foi falado sobre a experiência do participante em eventos online. Como torná-la mais interativa, mais envolvente para que ele realmente se conecte com o evento.
Mas e o patrocinador? Como a experiência pode ser pensada para gerar mais valor para ele?
Eduque o seu patrocinador sobre a plataforma para eventos usada
Para que o patrocinador consiga tirar proveito de todas as funcionalidades que a plataforma tem, é muito importante que ele entenda com antecedência quais são as funcionalidades e estratégias disponíveis.
Educá-lo o quanto antes sobre como a plataforma funciona e como ele pode usá-la ajudará o patrocinador a planejar com antecedência e organizar a sua equipe para tirar o melhor proveito de tudo que o evento tem a oferecer a ele.
Mas não é só isso. Preparamos este conteúdo para ajudar a entender como gerar valor para patrocinadores em eventos online, e melhorar cada vez mais a experiência do patrocinador.
Mais baseados em dados do que nunca
Um tema que já vinha tendo destaque nos últimos anos, ganha um alcance muito maior com o online, o formato onde tudo pode ser metrificado.
Quer saber qual apresentação teve mais acessos, qual teve mais engajamento e qual o período teve mais participantes? Qual a persona do seu evento? E qual será o nível de engajamento de cada patrocinador? No online tudo isso pode ser medido e analisado.
Mas por que isso é tão importante para o resultado do meu evento?
Ao analisar esses dados, podemos dizer o que deu certo e o que não deu certo na estratégia do evento e, de fato, definir qual perfil mais participa no evento. Com essas informações, organizadores de eventos conseguirão ter dados para basear as suas ações e serem muito mais assertivos nas suas estratégias.
Eventos híbridos serão realidade (ainda) este ano?
De acordo com essa pesquisa feita pelo LinkedIn, 90% dos organizadores de eventos disseram que os eventos online criaram oportunidades que não existiam antes. Isso significa que eventos online serão uma realidade mesmo pensando num mundo pós-pandemia.
Entretanto, sabemos que existem pontos como o networking olho no olho e o contato físico que só um evento presencial pode promover.
Aqui entram os eventos híbridos.
Eventos híbridos são eventos que ocorrem tanto presencialmente quanto de forma online, preocupando-se com a experiência de ambos os participantes.
Para suprir essa necessidade e conseguir atender ambos os públicos, os eventos híbridos vêm como um formato ideal para aumentar o alcance com o online e atender um público menor que prefere o formato presencial.
A pergunta, acredito, não é se os eventos híbridos irão aumentar, mas quando eles irão aumentar. Vale a pena ficar ligado na previsibilidade realista de vacinação e os decretos de segurança do seu estado para entender a viabilidade de organizar o seu evento híbrido, mesmo que com um público presencial menor, neste primeiro momento. Claro, como sempre, colocando em primeiro lugar a saúde e experiência do participante.
E as feiras de negócios online?
Falamos bastante sobre o alcance dos eventos online e, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, eventos online também têm um retorno financeiro maior que eventos presenciais. Mas como está essa adaptação para as feiras de negócios?
Por mais que algumas feiras virtuais tenham tido um certo sucesso, como a InfoComm e a Feira Bombarco, esse resultado não foi notado no mercado como um todo. Por quê?
Interação entre participante e expositor no online
Quando pensamos no motivo pelo qual participamos de feiras de negócios, além de querer mostrar um produto novo e melhorar o posicionamento da marca, o objetivo principal é fazer novas parcerias e o networking. Pensando nestes objetivos, como isso está sendo tratado quando falamos de eventos online?
Além disso, as feiras online ainda são eventos e precisam de excelência na transmissão e experiência de qualidade para o participante. As primeiras grandes feiras que buscarem o equilíbrio entre esses pontos vão sair da frente dos demais e, provavelmente, serão referência.
Veja o que o Sean Wargo, diretor sênior de inteligência de mercado da AVIXA, tem a falar sobre o mercado de feiras de negócios no ambiente virtual.
Claro que estes são apenas palpites e, pela imprevisibilidade e poucas referências nessa nova fase do mercado de eventos, muita coisa pode acontecer.
O objetivo deste conteúdo é fazê-lo refletir não só sobre estes pontos, mas pensar fora da caixa, pensar em outras tendências que podem influenciar o futuro do mercado de eventos.
De novo, quem tiver visão a longo prazo e agir rápido na implementação no seu evento online, muito provavelmente terá sucesso no mercado.
Apaixonado por pessoas, impacto social e eventos. Analista de marketing na mobLee