Evento online
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Evento online: o que é e por que veio pra ficar


Evento online é aquele realizado no ambiente virtual, pela internet. O formato já vinha crescendo nos últimos anos, mas a partir da pandemia de coronavírus e do distanciamento social, tornou-se protagonista. E tudo indica que ele veio para ficar! 

Para entender o futuro do mercado, o LinkedIn conversou com mais de 200 organizadores de eventos B2B no Brasil. De acordo com a pesquisa, 85% dos entrevistados organizaram um evento virtual, webinar ou palestra online em 2020, e o número de organizadores com foco apenas em eventos online aumentou quase oito vezes. Além disso, 83% afirmam que vão continuar a promover eventos virtuais a longo prazo. 

Então, sua empresa está acompanhando essa tendência

Para entender o que é um evento online, quais as vantagens desse formato e por que vale a pena investir nele, continue lendo este artigo! 

O que é um evento online?

Eventos são encontros planejados com antecedência para reunir pessoas com um objetivo específico. Promover eventos é uma estratégia fundamental para impulsionar os negócios. Eles são uma excelente forma de dar visibilidade para a empresa, fortalecer a marca, lançar produtos, educar o mercado, firmar parcerias e conquistar clientes. 

Os eventos presenciais cumprem esses objetivos reunindo palestrantes e participantes em um mesmo ambiente físico, proporcionando uma experiência imersiva e intensa – em muitos casos, a produção é comparável a um espetáculo. Além disso, feiras de negócios, coffee breaks e happy hours servem para facilitar o networking e gerar conexões. 

Mas e os eventos online? Como podem contribuir para atingir os objetivos da empresa? Será que o conceito de evento online é tão simples como mencionamos lá no início?  É suficiente simplesmente transferir as mesmas práticas dos eventos presenciais no ambiente virtual? 

Afinal, o que define um evento online?

Para ir além das lives nas redes sociais e criar eventos online com cara de evento, podemos aprofundar um pouco a definição e considerar que um evento online é fundamentado em 3 pilares: 

  1. Transmissão de qualidade: ter imagem, áudio e efeitos gráficos profissionais, além de uma conexão sem falhas e interrupções. 
  2. Interatividade em tempo real: ter ferramentas para promover a interação entre anfitriões, palestrantes, participantes e patrocinadores.
  3. Networking: possibilitar conexões e negociações, oferecendo espaço e informações para que os envolvidos conversem entre si. 

Ao oferecer esses três elementos, um evento online pode proporcionar uma experiência tão imersiva quanto um evento presencial. Felizmente, há tecnologia e ferramentas disponíveis hoje que permitem criar dinâmicas próprias do ambiente virtual. Plataformas de transmissão, aplicativos para interação e ferramentas de análise de dados são alguns exemplos. Saber aproveitar esses recursos é crucial para diferenciar o evento online e potencializar os resultados. 

Saiba mais:
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Tipos de eventos online

Há diversos tipos de eventos online que podem aproveitar os recursos da internet para disseminar conhecimento e incentivar o networking. Entre os mais comuns estão:

Webinars

Um webinar é um seminário online no qual os participantes são cadastrados previamente. O diferencial desse tipo de evento online é a interação por chat, onde os espectadores podem acrescentar comentários, participar do debate e tirar dúvidas em tempo real. 

Palestras e Conferências

Este tipo de evento é realizado por meio de plataformas de streaming, que permitem fazer uma apresentação expositiva de um tema no qual o ministrante é especialista, à distância, sem a tradicional limitação de público dos auditórios. 

Workshops

Eventos mais orientados para a prática, nos quais o objetivo é debater um tema e desenvolver habilidades. Assim, é importante que a plataforma utilizada seja bastante dinâmica e interativa. 

Seminários

É um evento para reunir especialistas para debater um tema específico. Em geral é realizada uma apresentação introduzindo e apresentando informações sobre o assunto e, em seguida, é aberto o debate. Logo, também é fundamental oferecer recursos para que os participantes possam debater e interagir entre si. 

Meetups 

Servem para promover a troca de ideias e estimular o networking entre profissionais da mesma área. São focados na troca de conhecimento. O potencial deste evento online é a facilidade de reunir pessoas de diferentes cidades. 

Esses são apenas alguns exemplos, que já servem para perceber como cada evento online tem as próprias características e, consequentemente, demandam recursos e ferramentas apropriadas. Mesmo que alguns desses tipos tenham origem no presencial, no ambiente virtual a condução e o sucesso das dinâmicas dependem da tecnologia utilizada. Isso impacta diretamente no engajamento dos participantes. 

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Por que os eventos online vieram para ficar?

Não há dúvidas de que os eventos online vieram para ficar. As vantagens de promover encontros no ambiente virtual são muitas: 

  • Redução de custos em relação aos eventos presenciais
  • Maior alcance de público, uma vez que não há limitação de espaço físico e os participantes podem acessar de qualquer lugar do mundo
  • Mais oportunidades para patrocinadores, com maior geração de leads e potencial para coleta e segmentação de dados, além de outras formas de gerar valor 
  • Flexibilidade de dinâmicas e formatos (podem ser gravados, ao vivo, com programação simultânea etc)
  • Possibilidade de coletar dados dos participantes e fazer análises de participação, engajamento, retorno sobre o investimento (ROI). 

Por conta desses e outros benefícios, os eventos online já provaram o seu valor. De acordo com a pesquisa realizada pelo LinkedIn, citada anteriormente, os organizadores de eventos B2B reconhecem o potencial desse formato e pretendem continuar investindo nele, mesmo no cenário pós-pandemia:

  • 90% concordam que os eventos virtuais criaram oportunidades que não existiam antes
  • 79% concordam que os eventos virtuais forneceram um ROI maior do que os eventos presenciais
  • 93% concordam que os eventos online chegaram para ficar, mesmo em um futuro a longo prazo
  • Quando tudo voltar ao normal, 31,5% dos eventos serão físicos, 42% serão online e 26,5% serão híbridos (presenciais com streaming virtual)

Ou seja: a pandemia acelerou a digitalização do mercado de eventos e fez com que todos experimentassem essa mudança. Os eventos online são uma realidade e, daqui para frente, vão ganhar cada vez mais relevância. Nesse novo cenário, a inovação é a palavra-chave para criar eventos online que proporcionem uma excelente experiência e gerem ótimos resultados. Se você quer ficar por dentro das principais tendências em eventos online, continue acompanhando o nosso blog e assine nossa newsletter abaixo! 

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