Evento online
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Evento online: o que é e por que veio pra ficar


Evento online é aquele realizado no ambiente virtual, pela internet. O formato já vinha crescendo nos últimos anos, mas a partir da pandemia de coronavírus e do distanciamento social, tornou-se protagonista. E tudo indica que ele veio para ficar! 

Para entender o futuro do mercado, o LinkedIn conversou com mais de 200 organizadores de eventos B2B no Brasil. De acordo com a pesquisa, 85% dos entrevistados organizaram um evento virtual, webinar ou palestra online em 2020, e o número de organizadores com foco apenas em eventos online aumentou quase oito vezes. Além disso, 83% afirmam que vão continuar a promover eventos virtuais a longo prazo. 

Então, sua empresa está acompanhando essa tendência

Para entender o que é um evento online, quais as vantagens desse formato e por que vale a pena investir nele, continue lendo este artigo! 

O que é um evento online?

Eventos são encontros planejados com antecedência para reunir pessoas com um objetivo específico. Promover eventos é uma estratégia fundamental para impulsionar os negócios. Eles são uma excelente forma de dar visibilidade para a empresa, fortalecer a marca, lançar produtos, educar o mercado, firmar parcerias e conquistar clientes. 

Os eventos presenciais cumprem esses objetivos reunindo palestrantes e participantes em um mesmo ambiente físico, proporcionando uma experiência imersiva e intensa – em muitos casos, a produção é comparável a um espetáculo. Além disso, feiras de negócios, coffee breaks e happy hours servem para facilitar o networking e gerar conexões. 

Mas e os eventos online? Como podem contribuir para atingir os objetivos da empresa? Será que o conceito de evento online é tão simples como mencionamos lá no início?  É suficiente simplesmente transferir as mesmas práticas dos eventos presenciais no ambiente virtual? 

Afinal, o que define um evento online?

Para ir além das lives nas redes sociais e criar eventos online com cara de evento, podemos aprofundar um pouco a definição e considerar que um evento online é fundamentado em 3 pilares: 

  1. Transmissão de qualidade: ter imagem, áudio e efeitos gráficos profissionais, além de uma conexão sem falhas e interrupções. 
  2. Interatividade em tempo real: ter ferramentas para promover a interação entre anfitriões, palestrantes, participantes e patrocinadores.
  3. Networking: possibilitar conexões e negociações, oferecendo espaço e informações para que os envolvidos conversem entre si. 

Ao oferecer esses três elementos, um evento online pode proporcionar uma experiência tão imersiva quanto um evento presencial. Felizmente, há tecnologia e ferramentas disponíveis hoje que permitem criar dinâmicas próprias do ambiente virtual. Plataformas de transmissão, aplicativos para interação e ferramentas de análise de dados são alguns exemplos. Saber aproveitar esses recursos é crucial para diferenciar o evento online e potencializar os resultados. 

Saiba mais:
A tríade dos eventos online: plataforma, transmissão e pessoas
6 principais erros ao organizar um evento online e como evitá-los

Tipos de eventos online

Há diversos tipos de eventos online que podem aproveitar os recursos da internet para disseminar conhecimento e incentivar o networking. Entre os mais comuns estão:

Webinars

Um webinar é um seminário online no qual os participantes são cadastrados previamente. O diferencial desse tipo de evento online é a interação por chat, onde os espectadores podem acrescentar comentários, participar do debate e tirar dúvidas em tempo real. 

Palestras e Conferências

Este tipo de evento é realizado por meio de plataformas de streaming, que permitem fazer uma apresentação expositiva de um tema no qual o ministrante é especialista, à distância, sem a tradicional limitação de público dos auditórios. 

Workshops

Eventos mais orientados para a prática, nos quais o objetivo é debater um tema e desenvolver habilidades. Assim, é importante que a plataforma utilizada seja bastante dinâmica e interativa. 

Seminários

É um evento para reunir especialistas para debater um tema específico. Em geral é realizada uma apresentação introduzindo e apresentando informações sobre o assunto e, em seguida, é aberto o debate. Logo, também é fundamental oferecer recursos para que os participantes possam debater e interagir entre si. 

Meetups 

Servem para promover a troca de ideias e estimular o networking entre profissionais da mesma área. São focados na troca de conhecimento. O potencial deste evento online é a facilidade de reunir pessoas de diferentes cidades. 

Esses são apenas alguns exemplos, que já servem para perceber como cada evento online tem as próprias características e, consequentemente, demandam recursos e ferramentas apropriadas. Mesmo que alguns desses tipos tenham origem no presencial, no ambiente virtual a condução e o sucesso das dinâmicas dependem da tecnologia utilizada. Isso impacta diretamente no engajamento dos participantes. 

Saiba mais:
7 Referências em eventos online: exemplos para você se inspirar!
Inspiração para eventos online: 4 eventos para se inspirar!

Por que os eventos online vieram para ficar?

Não há dúvidas de que os eventos online vieram para ficar. As vantagens de promover encontros no ambiente virtual são muitas: 

  • Redução de custos em relação aos eventos presenciais
  • Maior alcance de público, uma vez que não há limitação de espaço físico e os participantes podem acessar de qualquer lugar do mundo
  • Mais oportunidades para patrocinadores, com maior geração de leads e potencial para coleta e segmentação de dados, além de outras formas de gerar valor 
  • Flexibilidade de dinâmicas e formatos (podem ser gravados, ao vivo, com programação simultânea etc)
  • Possibilidade de coletar dados dos participantes e fazer análises de participação, engajamento, retorno sobre o investimento (ROI). 

Por conta desses e outros benefícios, os eventos online já provaram o seu valor. De acordo com a pesquisa realizada pelo LinkedIn, citada anteriormente, os organizadores de eventos B2B reconhecem o potencial desse formato e pretendem continuar investindo nele, mesmo no cenário pós-pandemia:

  • 90% concordam que os eventos virtuais criaram oportunidades que não existiam antes
  • 79% concordam que os eventos virtuais forneceram um ROI maior do que os eventos presenciais
  • 93% concordam que os eventos online chegaram para ficar, mesmo em um futuro a longo prazo
  • Quando tudo voltar ao normal, 31,5% dos eventos serão físicos, 42% serão online e 26,5% serão híbridos (presenciais com streaming virtual)

Ou seja: a pandemia acelerou a digitalização do mercado de eventos e fez com que todos experimentassem essa mudança. Os eventos online são uma realidade e, daqui para frente, vão ganhar cada vez mais relevância. Nesse novo cenário, a inovação é a palavra-chave para criar eventos online que proporcionem uma excelente experiência e gerem ótimos resultados. Se você quer ficar por dentro das principais tendências em eventos online, continue acompanhando o nosso blog e assine nossa newsletter abaixo! 

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