imagem do espaço sideral representando os principais objetivos das feiras de negocios e exposicoes
Organização de eventos | 5 minutos de leitura

Descubra os principais objetivos das feiras de negócios e exposições

Entenda nesse artigo os principais objetivos das feiras de negócios e exposições


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No momento de realizar o planejamento de marketing, muitas vezes as feiras de negócios e feira de exposições são deixadas de lado pela organização. Geralmente isso ocorre por conta de um orçamento reduzido ou a própria falta de interesse da empresa em participar.

Mas a verdade é que poucas são as empresas que realmente aproveitam essa ferramenta ao máximo. Isso porque, visa-se muito um retorno financeiro calculado em vendas durante o evento, enquanto apenas 33% dos negócios são, de fato, fechados durante a feira.

Buscando explorar melhor os benefícios que as feiras de negócios podem proporcionar, a seguir, vamos elencar alguns dos principais objetivos desse evento. Confira!

Ser visto por clientes em potencial

Esse é, provavelmente, o ponto mais óbvio da participação com um expositor em feira de negócios e exposições: encontrar e ser visto por novos participantes, alavancando as vendas.

De fato, as feiras permitem mostrar, de maneira pessoal e muito próxima dos participantes, quem é a sua empresa, o que você faz, quais os seus diferenciais, entre outros pontos que sejam relevantes para atrair a atenção de seu público-alvo.

Como mencionado acima, mais de 67% dos negócios são fechados em até 12 meses após a conclusão da feira — deixando claro que essa estratégia de marketing funciona não somente a curto prazo, como também traz resultados a médio e longo prazo aos negócios.

Geração de contatos qualificados

Se o intuito do seu negócio é obter participantes em potencial para o seu time de vendas entrar em contato, a feira de negócios e exposições também se torna o local certo.

Leve para expor com você seu time da área de marketing e vendas e crie ferramentas interativas. Pode ser um jogo, uma versão trial, um desconto ou até uma amostra do seu produto.

Para isso, os participantes do evento podem responder a um questionário ou preencher um cadastro que será filtrado pelo seu time de vendas para entrar em contato somente com aqueles mais interessantes.

Como as feiras de negócios e exposições são voltadas a uma área específica, as chances do seus contatos serem altamente qualificados são grandes. Por isso, prepare suas ferramentas e obtenha mais informações nas feiras.

Quero conhecer um coletor de dados para feiras

Fortalecer o relacionamento com os diversos públicos

Olhando para outras possibilidades, não somente participantes ou consumidores são impactados. De forma geral, as feiras de negócios e exposições permitem que a grande maioria dos seu público seja envolvida durante o evento: fornecedores, acionistas e parceiros são outros exemplos de públicos.

O ambiente, geralmente organizado em estandes, permite uma boa recepção, conversa e troca de experiências que podem levar a grandes parcerias, novas ideias e negócios.

Portanto, a participação em feiras abre canais com os mais diversos stakeholders, garantindo networking e uma rede de relacionamento mais abrangente para sua equipe.

Maior posicionamento de marca

Além da mídia espontânea gerada em uma feira de exposições e feira de negócios, em sua própria divulgação, também existe a possibilidade de utilizar outras mídias para mostrar seus valores e se posicionar frente à comunidade.

Qual a sua contribuição no mercado? Quais seus valores? Quais são suas perspectivas?

Mais uma vez, o ambiente da feira permite o uso de recursos de divulgação, tais como:

  • a identidade visual do estande;
  • o uso de banners;
  • exibição de vídeos e imagens;
  • distribuição de catálogos,  panfletos, pastas e encartes;
  • brindes personalizados.

Uma estratégia bem delineada permite que os participantes do evento levem para a casa a sua marca ou, ao menos, tenham alguma experiência de integração com ela durante a própria visita — seja por meio de uma conversa ou por meio de uma atração especial no seu estande.

É palco para lançamento de novos produtos e serviços

Uma feira de negócios ou exposições reúne compradores, vendedores, fornecedores e acionistas do ramo a que se destina. Portanto, configura -se como uma vitrine ideal para mostrar seu novo produto ou serviço.

Como aproveitar as oportunidades em feiras de negócios

No espaço da sua organização, é possível garantir o primeiro contato com seu produto ou uma pequena amostra daquilo que a sua empresa pode oferecer. Isso torna a divulgação mais completa e mais focada em seu público-alvo, ainda mais se o seu negócio for B2B.

Possibilidade de atualização sobre as novidades do mercado

Seguindo os objetivos anteriores, notamos que é um evento perfeito para exibir uma marca e também ofertar produtos e serviços, portanto, se torna também o local mais apropriado para ter contato com as novidades do mercado.

Feiras e exposições são ambientes ideais para profissionais que desejam se aprofundar no mercado atuante e se antecipar frente às tendências.

Portanto, durante a participação em feiras de negócios e exposições, é possível realizar pesquisas de mercado e também se preparar para ampliar o negócio, identificar a necessidade de produtos e adequar os serviços.

Realização de pesquisas de satisfação

Por fim, outro objetivo muito interessante de expor em feiras é conhecer como está sua marca no mercado e saber o que a comunidade pensa de seu produto ou serviço.

Aproveite o momento para questionar e conversar com a comunidade e com os participantes. Busque entender se o produto ou serviço alcança as expectativas do público, e se há falhas no atendimento cotidiano da empresa.

Fora da zona de conforto e do ambiente comum de trabalho, fica muito  mais fácil ter uma visão crítica dos processos internos. Portanto, a feira de negócios se torna também uma ferramenta de autoavaliação de acordo com a visão externa do negócio.

Existem feiras de negócios e feiras de exposições das mais variadas áreas e formatos buscando atender os negócios que trabalham tanto no modelo B2B (negócios para negócios) como B2C (negócios para consumidor final).

É interessante sempre entender onde está o seu público-alvo e avaliar quais se encaixam em sua estratégia de marketing. Feiras, de fato, devem estar alinhadas a um bom planejamento e a um orçamento compatível.

Caso a empresa opte por não participar como expositor, existe sempre a possibilidade de ir como visitante e utilizar o evento como forma de atualização

Esses são apenas alguns dos principais objetivos que as feiras de negócios e feira de exposições cumprem no mercado. Saiba mais sobre o assunto conhecendo agora as 7 maiores feiras de negócios do Brasil!


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