imagem de participantes em eventos
Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

Nada pode vencer a experiência de um evento presencial

Como o desenvolvimento tecnológico vai revolucionar os eventos presenciais


Estava lendo este artigo de The Economist com um sorriso no meu rosto. Depois de mais de 25 anos em torno de eventos presenciais (organizei 500 feiras, conferências, etc.), mídia e tecnologia, sou bastante apaixonado pela “interseção entre eventos digitais e presenciais“.

Eu fundei e investi em empresas de todas as áreas de eventos e tecnologia de eventos. Consigo ver claramente as incríveis oportunidades (e desafios) que os organizadores atuais estão enfrentando por causa das diferentes formas que os participantes vivem os eventos presenciais e principalmente, como a tecnologia desempenha um papel crítico nessa experiência.

Independente da forma como você participa de um concerto, uma conferência esportiva ou uma feira comercial, a tecnologia afeta de alguma forma esse evento e terá um grande impacto durante as próximas décadas. Existem fortes debates e argumentos sobre como a tecnologia pode e irá perturbar os eventos presenciais, e existem diversas teorias e teses que circulam por diferentes especialistas que são extremamente interessantes para analisar.

As principais mudanças no mercado de eventos

Depois de quase dez investimentos em startups de tecnologia de eventos, inúmeras experiências como organizador de eventos e finalizar um livro sobre esse tópico (que espero ser publicado neste verão), só posso dizer que ainda estamos nos começo da tecnologia de eventos.

Como o jornalista do artigo que citei no início deste post escreveu: por que você pagaria milhares de dólares para participar de um musical ou concerto, se você pode experimentar a qualidade de HD ou experiências da realidade virtual em uma fração do custo? Ou por que você pagaria milhares de dólares para viajar por todo o mundo e passar dias de sua vida participando de uma conferência ou feira, se você pode acessar – literalmente – um conteúdo semelhante usando as diferentes tecnologias existentes?

A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo. Nada substitui a conexão humana em eventos presenciais. Quando se trata de entretenimento ou paixões como shows, festivais ou esportes, estar lá ao invés de assistir tv (ou participar de livestreaming, realidade virtual ou aumentada) torna sua experiência única e memorável.

Se é um negócio como feiras comerciais, conferências ou eventos corporativos, nada substitui a oportunidade de conexão cara a cara. O aperto de mão, a reunião pessoal e a confiança que você cria é extremamente difícil replicar online. Como o filósofo polonês Zygmunt Bauman explicou genialmente quando ele tinha quase 90 anos neste vídeo, há uma enorme diferença entre um amigo do Facebook e um amigo real ou entre uma rede social e uma comunidade. Os eventos presenciais criam uma experiência única através de conexões humanas e pessoais que são extremamente difíceis de substituir através da tecnologia.

Agora, isso significa que a tecnologia não está afetando os eventos presenciais? Não, exatamente o contrário. Você pode melhorar e aumentar a experiência do evento presencial através da tecnologia. Afinal, a tecnologia está afetando cada tipo de evento presencial e continuará a ter um enorme impacto em toda a indústria.

Com base no relatório de eventos Tracxn, mais de US$ 1,4 bilhões foram investidos em mais de 1.600 startups de tecnologia de eventos desde 2011. Muitas dessas empresas estão reinventando e interrompendo diferentes aspectos da experiência de eventos presenciais e são apoiadas por vários dos investidores tecnológicos mais sofisticados do planeta. Seria ingênuo pensar que a maioria dessas empresas não afetará a indústria de eventos nos próximos anos, de forma bastante dramática.

E isso é bom ou ruim para os organizadores do evento e para a indústria?

Sobre o futuro dos eventos presenciais

Estas e muitas outras questões importantes ainda estão sendo analisadas, mas como empresário e investidor que passou tempo suficiente em eventos presenciais e tecnologia, devo dizer que estou mais otimista que nunca sobre o futuro da indústria.

Estou convencido de que os organizadores de eventos inteligentes e inovadores aproveitarão as novas tecnologias de forma a aumentar suas empresas mais rapidamente, produzir melhores experiências de eventos para seus clientes e maximizar o retorno do investimento de seus investidores e acionistas. A tecnologia é e será o melhor parceiro para esses organizadores de eventos e os ajudará a reforçar uma verdade universal: nada pode vencer uma experiência de evento presencial.

Que tal melhorar a experiência do seu evento?

Conheça as nossas ferramentas!


Originalmente publicado em www.marcogiberti.com


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!