As feiras de negócios são usadas pelas empresas patrocinadoras como uma ferramenta de marketing cujo objetivo é expor seus novos produtos, emplacar negócios e gerar leads para uma futura negociação. Geralmente, elas são focadas em um determinado setor e, por isso, o público tende a ser mais específico — o que é muito propício a novos negócios, já que o participante muito provavelmente terá interesse no que sua empresa oferece.
Exatamente por esses motivos, é importante investir nesse tipo de projeto, afinal, trata-se de uma oportunidade única para se aproximar de seu público-alvo, encantá-lo e mantê-lo engajado mesmo após o término do evento. Isso, sem dúvidas, vai contribuir para a fidelização dos participantes e alavancar muito a lucratividade dos negócios.
Uma boa estratégia para isso é fazer um benchmarking, ou seja, pesquisar as melhores práticas do mercado. Trata-se de um processo de aprendizado, a partir do qual você ganhará recursos para melhorar seus próprios projetos. Assim, você conseguirá criar seus próprios eventos encantadores.
![Imagem de LM - resultados em feiras-100](https://www.moblee.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/2/2018/08/Imagem-de-LM-resultados-em-feiras-100.jpg)
Para te ajudar com isso, listamos neste artigo as 7 maiores feiras de negócios do Brasil. Confira nossa lista e inspire-se com esses exemplos!
1. Feira do Empreendedor – SEBRAE
A Feira do Empreendedor é promovida pelo SEBRAE e acontece em diversos estados do país. Em cada um deles, ela é realizada de uma forma diferente, levando em consideração a cultura, o mercado e a economia local. Seus objetivos principais são:
- estimular a criação de novos empreendimentos sustentáveis;
- gerar oportunidades de novos negócios;
- difundir a ideia de empreendedorismo.
Sua importância no mercado é enorme, já que ela oferece oportunidade de participação para empresas de menor porte e startups, o que beneficia a todos os lados. Nela, as oportunidades de grandes negócios são reais, além dos cursos, palestras e oficinas voltadas aos empreendedores de todos os setores e portes — responsáveis pela atração de boa parte do público.
2. Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
Acontecendo há 56 anos, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é hoje o 4º maior evento do gênero no mundo e o maior na América Latina. Com isso, ele é uma das maiores feiras de negócios do Brasil, e uma das mais importantes para a economia brasileira.
A feira movimenta em torno de R$ 280 milhões para a cidade de São Paulo e gera 30.000 empregos diretos e indiretos. Em 2016, conseguiu um incrível número de 715 mil visitantes, gerando centenas de milhares de oportunidades de negócios. Ela conta com diversos expositores, nos quais é possível encontrar peças, acessórios e mais de 540 modelos de veículos.
3. Salão Duas Rodas
Ainda no setor automobilístico, temos o Salão Duas Rodas. Assim como o anterior, é o maior da América Latina no seu segmento e também contribui muito para a economia do país.
Todas as novidades sobre o universo do motociclismo podem ser encontradas nela, que é uma das maiores feiras de negócios do Brasil. Novos modelos de motocicletas, acessórios e equipamentos de segurança que logo estarão no mercado são apresentados nela.
4. WTM Latin America
A World Travel Market Latin America também acontece em São Paulo e é o maior evento mundial B2B (business to business) do setor de viagens e turismo. Seu objetivo é promover a América Latina e proporcionar oportunidades de negócios para quem se interessa em oferecer serviços de viagem e turismo para o continente.
Nesse evento, é possível encontrar mais de 600 expositores que, juntos, chegam a receber cerca de 10.000 visitantes nos três dias em que o evento acontece, incluindo compradores e imprensa. Isso gera um buzz enorme para os expositores e, com certeza, é garantia de bons negócios e ótimos leads.
5. Agrishow
O Agrishow é uma das três feiras de tecnologia agrícola mais completas do mundo. É a maior da América Latina e conta com as principais tendências tecnológicas para o setor.
A feira conta com uma área de 440 m², onde mais de 800 marcas estão em exibição, oferecendo tudo que seja relacionado ao mercado — desde equipamentos de segurança até grandes transportes e máquinas, como aviões.
A cada evento, cerca de 159 mil visitantes chegam a Ribeirão Preto/SP interessados em acompanhar as novidades do setor, reduzir os custos de produção, aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade de seus negócios. Esse evento é vital para o país, já que grande parte do PIB brasileiro vem de setor agrícola.
6. Expo Arquitetura Sustentável
Sem dúvidas, esse é um grande evento com sucesso incontestável. A construção sustentável tem crescido cada vez mais e não foi nenhuma surpresa que a Expo Arquitetura Sustentável tenha se tornado rapidamente a maior feira de negócios no setor.
Expondo aproximadamente 100 marcas nacionais e internacionais, nela, é possível encontrar tudo da indústria — como arquitetos, construtores e incorporadores. Além, é claro, de todas as novidades tecnológicas, conceitos, inovações e práticas de sustentabilidade para construção. Ela acontece em São Paulo e tem como objetivo estimular e oferecer soluções e negócios sustentáveis para o mercado.
7. Feiplastic
A Feira Internacional do Plástico — que também acontece em São Paulo — é a maior da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do mercado para apresentar as novas tendências do setor. Contando com cerca de 1.400 expositores e 70.000 visitantes em uma área de 85.000 m², você pode encontrar por lá inovações em produtos e serviços, inovações e novas tecnologias, aprimoramento técnico e, principalmente, soluções em reciclagem.
As principais empresas do setor plástico estão presentes para apresentar todas as suas novidades, o que dá a certeza de um bom networking e grandes oportunidades de negócios.
Como você deve ter percebido, todas as feiras que citamos são de extrema importância para o seu setor. Em cada uma delas, é possível encontrar inovações tecnológicas, novos produtos, serviços e soluções — o que é ótimo tanto para a empresa promotora quanto para os participantes. Afinal, elas são possibilidades incríveis para geração de leads, já que você já tem um público qualidade e interessado em saber como anda o mercado.
Por isso, é preciso estar sempre atento às inovações em eventos, para que você possa propor projetos que serão realmente eficazes. Assim, com toda a certeza, entregará um trabalho de cada vez mais qualidade.
Clique para acessar o checklist completo para feiras e eventos
Agora que você já conhece as maiores feiras de negócios do Brasil, compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esses eventos!
![](https://www.moblee.com.br/blog/wp-content/plugins/lazy-load/images/1x1.trans.gif)
Oi! Sou Jubs, adoro eventos, marketing, tecnologia e design. Estou aqui para compartilhar minha experiência para ajudar organizadores de eventos e profissionais de marketing com dicas para organizar eventos, aproveitar ao máximo a tecnologia e criar experiências incríveis no mundo real.