imagem com uma equipe unida fazendo pesquisas e contas em um evento
Gestão de eventos, Organização de eventos | 3 minutos de leitura

5 passos para montar um time para evento campeão

Quer montar uma grande equipe para o seu evento ser um sucesso ainda maior? A mobLee tem as dicas certas para você!


Contar com pessoas envolvidas dentro de uma equipe de eventos é essencial para alcançar o sucesso. Além de exercerem papeis indispensáveis nos bastidores, elas contribuem para cativar o público e fazer com que a sua experiência seja satisfatória.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar bons profissionais que estejam dispostos a mergulhar no contexto de cada evento. Pensando nisso, montamos 5 passos para que você possa planejar e montar um time campeão de verdade. Confira!

1. Entenda o seu evento

Antes mesmo de pensar nas contratações, é preciso entender o perfil do evento e do público para, então, definir a demanda de pessoal. Então, catalogue as ações, serviços e pessoas que são necessários para o planejamento, desenvolvimento e execução do evento.

Essa será a base para encontrar o número de pessoas a serem contratadas e o nível de qualificação e experiência para cada função.

2. Trace o perfil adequado e selecione pessoas

Com os serviços e ações determinados, chegou a hora de traçar o perfil de cada equipe. O evento precisa de pessoas que saibam se comunicar, falar outra língua ou ter alguma formação específica? Os selecionados podem ser profissionais iniciantes ou é necessário que possuam experiência na função?

Quero saber quem é a persona do meu evento

Faça esse levantamento para que seja possível escolher pessoas que se aproximem do perfil desejado. Entreviste os candidatos pessoalmente e tente conhecer ao máximo o potencial de cada membro que integrará o seu time.

3. Defina lideranças para gerenciar as equipes

Por envolver muitas pessoas em diferentes áreas, é impossível para o organizador controlar o trabalho de todos os grupos. Por isso, divida essa tarefa com supervisores ou coordenadores, que terão a função de delegar aos integrantes as atividades a serem realizadas, além de serem responsáveis pela qualidade dos serviços.

Os líderes também devem ter autonomia para solucionar as adversidades que possam surgir.  Essa independência, além de tirar parte das responsabilidades do organizador do evento, garante muito mais agilidade nos processos e na solução do problema em si.

4. Passe informações aos grupos e treine-os a cada evento

Por fim, para montar um time campeão também é necessário treinamento. Por mais experiência que cada membro da equipe possa ter em suas respectivas atividades, cada evento é único e, portanto, todos devem estar cientes de seu exato papel na ocasião. Além disso, eles estarão preparados para lidar com qualquer imprevisto ou problema.

Por isso, vale a pena investir tempo na fase preparatória. Repasse a eles todas as informações relacionadas ao evento, como programação, horários, localização de pontos estratégicos. É importante que eles conheçam o local e o evento em si para que possam responder com segurança às possíveis dúvidas de participantes.

5. Estabeleça propósitos para sua equipe de eventos

É muito importante que os membros da sua equipe estejam envolvidos com o evento. Por isso, mantenha sempre um bom relacionamento com cada um e faça com que eles o abracem e criem vínculos pessoais e profissionais. Lembre-se que pessoas motivadas trabalham felizes, contribuem de maneira mais ativa e se sentem realizadas com o resultado final.

O sucesso de um evento depende, entre outros fatores, do envolvimento de pessoas que trabalhem em sintonia. Parece trabalhoso montar uma equipe de eventos eficiente, mas encare como um investimento a longo prazo. Ter pessoas inspiradas para trabalhar no seu evento reflete de maneira muito positiva no resultado final.

Se você gostou das nossas dicas de como montar um time campeão, não deixe de compartilhá-las com seus colegas de profissão nas redes sociais.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!