imagem da taça da copa do mundo na Rússia com vuvuzelas
Gestão de eventos, Organização de eventos | 5 minutos de leitura

4 coisas que você pode aprender sobre eventos com a Copa do Mundo

Confira nosso checklist com os 4 principais insights que você pode aprender e aplicar agora mesmo no planejamento do seu próximo evento


A cada 4 anos temos o maior evento do mundo acontecendo no mês de Junho. É isso mesmo, estamos falando da Copa do Mundo de Futebol, evento que durante um mês inteiro e reúne os grandes jogadores mundiais representando suas respectivas seleções.

Esse é indiscutivelmente o maior evento global por todos os números que apresenta a cada edição. A última, que aconteceu em 2014 e foi realizada no Brasil, teve nada mais nada menos do que 3,2 bilhões de pessoas assistindo os jogos. Isso equivale a 42% de toda a população mundial! Que sucesso ein?

Só a grande final, que é o jogo mais esperado de todos, conseguiu uma audiência de 695 milhões de pessoas, um significativo aumento em relação a edição de 2010. Então baseado em tudo isso, podemos afirmar que existem muitas coisas a aprender sobre eventos com a Copa do Mundo.

Fonte: Buda Mendes (Getty Images)

Confira nosso checklist com os 4 principais insights que você pode aprender e aplicar agora mesmo no planejamento do seu próximo evento.

Aprendizado nº 1: Crie um planejamento de divulgação das atrações

Para a Copa do Mundo, os participantes, que nesse caso são as seleções que se enfrentaram pelo título, são escolhidas através das eliminatórias em seus diversos continentes. Aos poucos elas vão sendo definidas, começando sempre pelas melhores, que conseguem as vagas antecipadas.

Você pode usar a mesma fórmula e estratégia no seu evento, principalmente para ir revelando os palestrantes ou atrações que farão presença no grande dia. Comece aos poucos, divulgando um por vez, mas já liberando nomes importantes que chamem a atenção do público interessado.

Já crie esse planejamento antecipado, como um calendário, para que já saiba as datas certas de fazer as divulgações. Dessa forma você vai gerando cada vez mais expectativa por parte dos inscritos. Quando estiver bem mais próximo, faça a divulgação do seu cronograma completo.

Aprendizado nº 2: Divulgue seu evento durante a Copa do Mundo

Entre os ensinamentos que podemos ter com a Copa do Mundo, está as diversas ideias geradas pelas ações do próprio campeonato e que podemos usar para promover os eventos durante esse período.

É fato que o tempo da Copa do Mundo nos causa um pouco de confusão envolvendo datas e horários, principalmente nos dias de jogos da nossa seleção. Mas tenha certeza que sim, dá para fazer uma ótima divulgação do seu evento durante esse mês.

Faça a associação do seu evento com a Copa do Mundo

Outra coisa importante que aprendemos com a Copa do Mundo é que os brasileiros gostam bastante de acompanhar a maioria dos jogos, mesmo que não seja da nossa seleção. O fato de alguns times reunirem grandes nomes do futebol mundial ajudam a explicar esse fenômeno.

Mas a verdade é que nem todas as partidas serão tão interessantes assim. Em 2018 teremos alguns jogos assim, como Marrocos e Irã, que acontece no dia 15 de Junho, ou Japão e Senegal, que será no dia 24 de Junho.

Então se você acreditava que não daria certo realizar um evento nesse período pela falta de interesse do público, que estaria voltado totalmente para as partidas, está equivocado! Você pode associar ambos para chamar ainda mais atenção.

É possível criar chamadas criativas para seu evento como “Tem certeza que quer ver esse jogo da Copa do Mundo ao invés de conseguir todos os insights que serão passados no nosso evento?” ou até mesmo “Você vai deixar de acompanhar nosso evento para ver a Copa do Mundo? Veja só o que vai perder!”.

Aprendizado nº 3: Comece a venda de ingressos com bastante tempo de antecipação

Você certamente já viu alguns eventos que começaram a fazer a venda dos ingressos bem em cima da hora do evento, com pouquíssimo tempo de antecedência para se planejar e conseguir confirmar sua participação.

A sensação que esse tipo de ação passa é a pior possível, já que o público começa a perceber que tudo foi feito às pressas, e isso pode influenciar negativamente na qualidade do evento.

Com a Copa do Mundo, aprendemos que a fórmula de sucesso para esse cenário é justamente o inverso. O ideal é começar a fazer a venda dos ingressos online com muito tempo de antecedência.

Como exemplo temos essa próxima Copa da Rússia, onde os ingressos começaram a ser vendidos no dia 14 de Setembro de 2017, exatamente 9 meses antes dos primeiro jogo ser disputado, e com todos os agendamentos de viradas de lote e valores definidos para cada um deles.

Essa é uma ótima estratégia para o seu evento, pois cria aquela sensação de ansiedade e vontade para que o evento chegue logo, além de mostrar para todos que existe toda uma preparação antecipada, podendo gerar um evento de alta qualidade.

Aprendizado nº 4: Mantenha um alto nível de organização

Para que tudo aconteça dentro do esperado, as partidas que são realizadas durante a Copa do Mundo precisam ter um trabalho muito detalhado em todas as frentes que qualquer outro evento possui, como por exemplo:

  • Infraestrutura do espaço (arquibancadas para o público);
  • Pontos de entrada (verificação dos ingressos);
  • Segurança (dentro e fora do local);
  • Disponibilização de transporte para chegar ao local (parceria com o governo);
  • Acompanhamento durante a saída (auxílio ao público).

Toda essa organização é fundamental para que cada um dos eventos seja um sucesso, em todos os aspectos. Com a transmissão dos jogos você pode acompanhar todo esse trabalho que acontece antes, durante e depois da partida na intenção de adquirir insights importantes para seu próprio evento.

Lembre-se que acompanhar esse grande evento mundial que é a Copa do Mundo também pode te ajudar a encontrar diversas outras lições importantes. Se sabe de mais alguma que ficou faltando na nossa lista, deixe aqui abaixo o seu comentário.

Gostou de saber mais sobre os aprendizados que podemos tirar da Copa do Mundo e usar no mundo dos eventos? E que tal unir isso com uma ótima ferramenta de divulgação online? Conheça agora o Promote, sistema desenvolvido pela mobLee que potencializa suas inscrições e faz toda a divulgação do seu evento na web.

Divulgar o meu evento na internet


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!