imagem representando diversos tipos de food trucks em eventos
Organização de eventos, Tendências em eventos | 4 minutos de leitura

Praça de Food truck para eventos: 7 coisas que não podem faltar para tudo correr bem

Saiba quais são os itens essenciais que devem ser considerados no planejamento antes que você decida reunir food trucks em um só lugar


O food truck para eventos está na moda em todo o Brasil. Por serem uma proposta alternativa e permitirem que os participantes desfrutem de uma alimentação variada ao ar livre, essa modalidade de negócio vem crescendo nos últimos anos, o que ampliou também a demanda por tudo aquilo que envolve a organização de um evento.

O planejamento, portanto, deve começar com muita antecedência, contemplando itens que vão desde a escolha do local, passando pela seleção dos comerciantes até a obtenção de todas as licenças necessárias.

Cada município tem liberdade para legislar sobre esse assunto, de forma que as exigências em São Paulo são diferentes das de Belo Horizonte, por exemplo.

Abaixo, fizemos um check-list completo com 7 coisas sobre food truck para eventos que não podem faltar para que tudo possa correr bem. Confira:

1. Atenção à escolha do local para o food truck para eventos

Antes mesmo de colocar no papel o seu evento, é preciso decidir primeiramente o lugar no qual ele vai acontecer. Quantos food trucks cabem estacionados no lugar? Eles têm capacidade de atender quantas pessoas por dia? Qual é a infraestrutura do lugar e o que será necessário alugar?

Calculadora de tamanho de salas

Todas essas perguntas devem compor a primeira parte do projeto, para que você tenha uma ideia de quantos comerciantes estão dispostos a entrar nessa empreitada junto com você.

Pode ser que o lugar dos seus sonhos não seja o mais adequado e você tenha que buscar outras opções.

2. Consiga todas as autorizações necessárias

Uma vez que o local tenha sido escolhido, é fundamental procurar a prefeitura do município para verificar quais autorizações e requisições são necessárias para incluir o food truck para eventos.

As exigências variam de local para local e incluem desde a requisição de policiamento para a segurança até a obrigatoriedade de deixar o local limpo ao retirar toda a infraestrutura. Em outro texto que produzimos, separamos tudo o que você precisa saber para conseguir o alvará do seu evento.

Dependendo do porte de alguns eventos, pode ser necessário ainda deixar algum tipo de atendimento médico de emergência à disposição da população, além de banheiros químicos.

3. Fique de olho na geração de energia

Outro aspecto importante diz respeito à geração de energia no local. Mesmo em casos onde exista uma infraestrutura mínima, é quase certo que você vai precisar contratar geradores para se precaver.

Empresas que trabalham com aluguel de geradores em São Paulo podem ajudar bastante sugerindo os modelos mais adequados na hora de passar um orçamento.

4. Dê atenção para o conforto do público

Está tudo certo para a presença dos comerciantes, mas qual é a infraestrutura que o público poderá usufruir? É preciso pensar se haverá ou não estandes para compra de fichas ou se os pagamentos serão feitos diretamente aos food trucks.

Além disso, mesas e cadeiras plásticas deverão ser contratadas. O número total vai depender de fatores como espaço e expectativa de público, especialmente nos horários de pico. Muitas pessoas deixam de consumir nesses eventos por conta de filas ou de desconforto na hora da alimentação.

5. Estilo e horário do evento

O estilo e o horário em que o evento será realizado influenciam diretamente na estrutura que será necessária para a organização do food truck para eventos.

Por exemplo, se o público esperado consome mais comidas alternativas, é bom contar com um número maior de opções veganas e vegetarianas no seu food truck para eventos.

Eventos voltados para o público jovem requerem mais food trucks que vendem cerveja enquanto os eventos mais familiares demandam mesas e cadeiras para que grupos inteiros possam ficar melhor acomodados.

6. No final das contas, você é o responsável

A partir do momento em que você organiza o food truck para eventos, tenha em mente que você é o responsável por tudo o que acontece nele – seja bom ou ruim. Por isso, é importante contar apenas com comerciantes profissionais, que tenham condições de atender demandas mais altas.

Busque ainda expor uma boa variedade de lanches e alimentos para todos os gostos. Cervejas, refrigerantes, sucos, lanches, refeições, doces e salgados… A recomendação é que no local exista pelo menos um food truck capaz de agradar a um tipo específico de público.

A frustração em um evento como esse pode comprometer a organização dos próximos.

7. Planejamento antecipado e divulgação

O planejamento para ter um food truck para eventos não deve acontecer do dia para a noite. Além de muita dedicação à organização, a recomendação é que exista um bom tempo hábil para a divulgação das atrações.

Diferente de um comércio local, que tem mais tempo para informar o público, um food truck para eventos precisa ter uma divulgação ágil.

Assim, estabeleça um prazo mínimo de 30 dias para divulgar as atrações que estarão no local. Vale a pena pensar ainda em alternativas secundárias como entretenimento para as crianças ou atrações musicais, se for possível. O importante é não deixar para decidir as coisas de última hora ou você pode acabar saindo no prejuízo.

Gostou do nosso texto? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!


*Este artigo foi escrito pela equipe da SEO marketing.


Compartilhe esse conteúdo!

Uma caixa de correio representando a caixa de entrada de email

Ei, quer nossos conteúdos direto na sua caixa de entrada?

Mais de 25.000 empresas já recebem os nossos conteúdos gratuitos sobre produção e organização de eventos. Cadastre-se agora, receba também!