imagem de vários participantes conectando-se pelo networking e sendo engajados antes do evento começar
Engajamento em eventos, Gestão de eventos | 4 minutos de leitura

Engajamento pré-evento: por que você deve se preocupar com isso?

Saiba tudo o que você precisa fazer para engajar os seus participantes antes do evento


Continuando as dicas sobre organização de eventos, nesse post vamos falar um pouco sobre a quarta fase do planejamento: como manter, criar e administrar o engajamento do público durante o pré-evento. Ou seja, vamos contar tudo sobre o engajamento pré-evento!

Se você quiser ler os nossos outros posts da série, sinta-se à vontade:

De imediato, você precisa conhecer os dois pontos primordiais para iniciarmos o nosso texto: é preciso manter as informações acessíveis e estabelecer uma comunicação de qualidade.

Continue a leitura e entenda mais sobre engajamento antes do seu evento começar:

Deixe a informação acessível na fase pré-evento

Todos nós somos bombardeados por vários tipos de informação diariamente. Mas quando se trata de engajamento, precisa-se priorizar os canais de veiculação que mais são acessados por seu público.

Para manter os participantes envolvidos com o seu evento, assegurando uma boa participação e interesse dos mesmos, é preciso garantir que a informação esteja ao alcance dos participantes das maneiras mais variadas e pensar nos diferentes modos que o seu público possa procurá-la.

Smartphones e redes sociais são os caminhos mais curtos para garantir esse acesso. Mas antes de priorizar o canal que mais faz sentido para você, busque entender o perfil dos interessados pelo conteúdo do seu evento.

Tudo sobre aplicativos de eventos

Lembre-se que aqueles que não conseguiram se deslocar das suas cidades, ou que não tiveram liberação do seu trabalho, também são parte do público que pode (e deve!) usufruir do conteúdo do seu evento. Criar esse  possibilidade faz parte do trabalho de preparação e engajamento pré-evento.

Crie um ambiente que possa estabelecer comunicação direcionada, ele pode garantir o sucesso do seu evento e o interesse em novos eventos do mesmo tipo. Um exemplo disso é um site próprio para o seu evento, onde você possa divulgar e gerar mais inscritos, e também possa deixar todas as informações acessíveis.

Mantenha uma comunicação de qualidade

A comunicação com seu público é peça-chave quando falamos sobre engajamento pré-evento. Priorize por um tipo de comunicação que, antes de qualquer coisa, combine com o seu público. Por isso atente para alguns pontos fundamentais:

  • Evite falas robotizadas: o seu público tem mais chances de se interessar sobre o conteúdo do seu evento se eles perceberem que estão sendo tratados de maneira singular e amigável, ou seja, de forma bem pessoal e personalizada;
  • Entenda quais ações terão mais alcance: no grupo de participantes que você quer atingir, foque na busca pela execução de comunicações que inspiram seu público a participar do seu evento. Não é sempre que somente a sua cartilha de nomes importantes vai empolgar o seu público;
  • Permita a criação de expectativa sobre o evento: ao criar uma comunicação que seja interativa e que dê ao seu público a possibilidade de compartilhar impressões sobre o seu evento, eles passarão automaticamente a ser um dos principais propagadores do seu nome.

Dicas práticas sobre engajamento

Para que consiga alcançar os resultados práticos que precisa nessa fase pré-evento, confira as dicas essenciais que deve seguir:

Seus usuários querem conteúdo sempre “fresco” e frequente

Se o conteúdo que você disponibiliza é o mesmo que o de outros lugares, é menos provável que ele acesse os seus veículos de comunicação para buscar informações, por isso é importante planejar também conteúdos exclusivos, além de direcionados para uma base específica.

Faça um planejamento de comunicação contínuo

Se você quer que seus participantes interajam dentro do canal de comunicação, é importante que também interaja com eles, seja como organização ou como próprio usuário. Você pode enviar mensagens aos usuários individualmente, criar postagens ou comentar e curtir as que eles criam.

Pesquise os diversos modelos de conteúdo

Foque e programe-se para que sua equipe consiga estabelecer uma boa comunicação com seu público, compreenda quais os tipos de conteúdo criará expectativa para o evento e qual tipo de comunicação é mais efetiva. Você pode  utilizar os recursos do marketing digital para entender todas essas particularidades.

Conclusão sobre o engajamento pré-evento

O período de pré-evento é complexo e considera algumas variáveis importantes para que você consiga alcançar seus objetivos e oferecer uma experiência memorável aos participantes do seu evento mesmo antes que ele aconteça. Então não perca de vista essas oportunidades.

Tudo isso deve ser realizado cumprindo um cronograma, respeitando seu orçamento e utilizando ferramentas que auxiliem seu caminho para o sucesso.

A jornada é árdua, mas extremamente gratificante quando você consegue ver resultados claros de intensificação de procura por coisas relacionadas ao seu evento e seu público empolgado em testemunhar a experiência que você está tentando criar para ele.

O que você achou desse artigo? Sua empresa organiza eventos e possui outras etapas de planejamento? Conta pra gente quais são! =)

Fique ligado no nosso blog e não deixe de acompanhar os próximos posts da série. E se quiser saber como manter seus participantes engajados mesmo após o término do seu evento, confira esse link! :)


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