O LinkedIn tem aproximadamente 500 milhões de usuários, 29 milhões apenas no Brasil, e é uma das redes sociais que mais cresce no país. Com um foco mais profissional, a plataforma é uma excelente ferramenta para a criação da identidade de uma marca, encontrar profissionais com o perfil que a sua empresa precisa, além de gerar visibilidade entre possíveis clientes.
Mas você sabia que é possível utilizar o LinkedIn para eventos? O site pode se transformar em um importante aliado na estratégia de marketing digital da sua empresa, auxiliando na divulgação, engajamento e até mesmo nas vendas dos seus produtos e serviços.
É ou não é uma plataforma incrível? Diante desse cenário, listamos 5 dicas para te ajudar a promover e atrair o público certo para o seu evento por meio do LinkedIn. Confira!
1. Seja encontrado na rede
Pode parecer meio óbvio, mas o primeiro passo para aplicar qualquer estratégia de marketing digital no LinkedIn é criar uma “Company Page” de qualidade. Essa página corresponde ao perfil no Facebook o qual os seguidores vão encontrar e se informar sobre a sua marca.
Para que sua página tenha relevância entre o público e atinja ainda mais pessoas é fundamental que ela seja responsiva e tenha todos os dados e informações devidamente preenchidos. Além disso, nenhum patrocinador vai querer se associar a uma marca desorganizada, não é mesmo?
Divulgue as principais competências da sua empresa, dicas e formas para entrar em contato e experiências anteriores. Além disso, lembre-se de sempre envolver os seus funcionários e parceiros, convidando-os a interagir e acompanhar as postagens.
2. Produza conteúdos relevantes
Essa é uma dica de ouro para qualquer estratégia de marketing digital! Independentemente de você usar o LinkedIn para eventos ou não, produzir conteúdos relevantes para o seu público-alvo é sempre importante e necessário.
Em vez de ficar apenas autopromovendo sua marca, que tal oferecer aos seus seguidores algo que eles estejam interessados e que possa agregar algum valor real para suas vidas? Esse é um dos passos mais importantes para promover a sua empresa no meio digital e atrair ainda mais pessoas para a sua página.
Atualmente, existem mais de 3 milhões de empresas que utilizam a plataforma para promover o seu conteúdo e construir relacionamentos. Por isso, a sua marca precisa se destacar na multidão e oferecer um conteúdo realmente atraente para o público que você pretende atingir.
Ao desenvolver essa estratégia, os seus seguidores estarão cada vez mais interessados no que você tem a oferecer e será ainda mais fácil convencê-los do valor do seu evento.
3. Interaja com o seu público
Nunca deixe o seu público sem resposta! Você está dentro de uma rede social, logo, a interação é óbvia e necessária à sobrevivência. Use o seu perfil para criar e fortalecer relacionamentos e deixe os seus seguidores ainda mais engajados com a sua marca.
Monitore discussões, faça comentários, tire dúvidas, interaja de todas as formas de puder. Dessa forma você se faz sempre presente e seleciona os perfis que realmente valem a pena ter por perto, sejam eles possíveis participantes ou patrocinadores.
E quando o assunto é a divulgação de um evento, o contato direto com os possíveis participantes é ainda mais importante. Solicite confirmações, peça sugestões, crie enquetes e sempre abra a possibilidade de os seguidores opinarem sobre o seu evento.
Lembre-se de sempre responder de forma cortês e evitar qualquer tipo de linguagem ofensiva. Sua Company Page é a representação da sua marca no LinkedIn, e tudo que for dito ou feito nesse ambiente contribui, positivo ou negativamente, para a imagem da sua empresa.
4. Participe de grupos
O LinkedIn permite a criação de grupos sobre assuntos específicos e você pode (e deve!) usar isso a seu favor. A partir dessas pequenas comunidades fica ainda mais fácil atingir as pessoas certas, mandando uma mensagem personalizada de acordo com cada segmento.
Além de proporcionar o compartilhamento de conteúdo nos grupos adequados de interesse, essa é uma excelente oportunidade para atrair possíveis frequentadores para o seu evento. Ao invés de falar com uma multidão, você direciona os seus esforços para pessoas que se identifiquem com a sua proposta.
Você pode criar ou apenas participar de um grupo já existente. Independentemente da forma com que isso aconteça, é fundamental que você esteja presente nas discussões e se posicione como uma fonte confiável. Assim, o direcionamento dos participantes para o seu perfil acontece de forma natural e é possível firmar novas parcerias.
5. Encaminhe os seus seguidores para o site do evento
Após seguir as dicas acima, você já deve contar com uma boa base de seguidores interessados na sua marca. Finalmente chegou a hora de executar a estratégia final e transformar os seus seguidores em possíveis participantes do evento.
Mas como isso é possível? A primeira coisa que você deve pensar é que os seguidores já te conhecem, se interessam pelo seu conteúdo, interagem com você e estão começando a se engajar com a sua marca. A partir disso, você deve apresentar o seu evento e encaminhar os seus seguidores para o seu site.
Apesar de você já ter divulgado o evento anteriormente, postar a mensagem com um link externo gera um engajamento duas vezes maior na postagem. Ou seja, mais pessoas serão impactadas pela sua mensagem.
Além disso, é uma excelente forma do seu público ser inserido no contexto da situação, tirando todas as dúvidas e checando as informações sobre a programação, convidados etc.
Agora que você já conhece a melhor forma de usar o LinkedIn para eventos é hora de colocar todas as dicas em prática e atrair um público ainda maior! Lembre-se de sempre implementar as estratégias com muito planejamento e paciência, pois assim os retornos serão mais satisfatórios.
Para garantir resultados ainda melhores na promoção do seu evento, invista em estratégias de marketing digital integradas entre as diferentes redes sociais. E não se esqueça, o suporte profissional de uma equipe especializada faz toda a diferença!
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