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Divulgação de eventos | 7 minutos de leitura

Como implementar os 4 Ps do marketing em um evento?

Confira neste artigo como aplicar da melhor forma o marketing para eventos!


É bem provável que você já tenha ouvido falar nos 4 Ps do marketing, não é mesmo? Também chamados de composto de marketing ou marketing mix, o conceito abrange quatro elementos fundamentais: produto, preço, praça e promoção.

O que muita gente não sabe, porém, é que a aplicabilidade dos 4 Ps não se restringe somente ao plano de marketing de uma empresa! A lógica por trás desse conceito é tão ampla e completa que pode (e deve!) ser utilizada nas mais diversas áreas — inclusive no planejamento do seu evento.

Duvida? Então, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o marketing mix de eventos para encantar o seu público!

Os 4 Ps do marketing

Embora tenha sido criado pelo professor Jerome McCarthy, foi Philip Kotler quem difundiu os 4 Ps do marketing. Basicamente, o conceito abrange quatro variáveis que, se bem manipuladas, podem contribuir para a conquista e a fidelização de clientes: produto, preço, praça e promoção.

Enquanto a variável produto abrange aspectos relacionados ao que está sendo ofertado, o preço refere-se a tudo aquilo que impacta no valor repassado ao consumidor final. A praça, por sua vez, contempla a logística do produto ou serviço. Por fim, a promoção dedica-se ao conjunto de atividades que divulgam a sua oferta.

Ao contrário do que ocorre com fatores externos, como a concorrência e o cenário socioeconômico, os 4 Ps do marketing são absolutamente controlados pelo gestor da empresa ou projeto. Se realizado de forma estratégica, esse controle pode aumentar as vendas e, de quebra, agregar muito valor à marca.

Aplicação dos 4 Ps do marketing ao seu evento

Agora, que você já sabe a teoria, é hora de partir para a prática e utilizar cada um dos 4 Ps no planejamento e execução do seu evento!

Se bem aplicadas, essas quatro variáveis ajudarão você a modelar um evento efetivamente desejado pelo seu público-alvo, identificar o melhor preço, definir o local mais indicado e, ainda, pensar nas estratégias de divulgação mais eficazes.

Aplicação dos 4 Ps do marketing no planejamento e organização do evento

Preparado para pôr a mão na massa e entender como aplicar cada P no planejamento e organização do seu evento? Confira:

1. Produto

Esqueça aquela ideia de que produtos são objetos postos à venda! Para aplicar corretamente os 4 Ps do marketing ao seu evento, é fundamental compreender que produto nada mais é que um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis capaz de atender a uma necessidade ou desejo. Em outras palavras: o seu evento é um produto!

O primeiro passo para um evento de sucesso é entender quem é o seu público-alvo. Onde ele está? Como ele se comporta? O que ele espera da programação? Embora pareçam óbvias, essas perguntas atuam como uma verdadeira bússola na hora do planejamento e ajudam a planejar cada detalhe da experiência do consumidor.

Também é fundamental antecipar eventuais barreiras que possam surgir. Um workshop sobre metodologia científica, por exemplo, pode ser desejado por estudantes que estão no fim da graduação. Caso o evento ocorra no fim do ano, porém, é possível que o público já não possa participar, uma vez que precisará priorizar a efetiva redação do trabalho de conclusão de curso em razão do prazo apertado.

2. Preço

Muita gente não percebe, mas o preço tem relação direta com o público que será atraído por um evento. Não é à toa que, com frequência, duas festas com atrações e estruturas semelhantes atraem pessoas com perfis tão distintos.

É por isso que conhecer o comportamento do público é tão importante. Um evento voltado a estudantes universitários, por exemplo, deve oferecer preços mais acessíveis e opções de pagamento mais flexíveis, como ocorre com os parcelamentos no cartão de crédito. Caso contrário, as chances de as vendas de ingressos não decolarem são grandes.

Também é fundamental ter pleno controle sobre cada gasto envolvido desde o planejamento até a execução do evento, hein? Afinal, nenhum produtor quer sair no prejuízo ou trabalhar simplesmente para cobrir os custos, sem nenhuma margem de lucro.

3. Praça

O terceiro dos 4  Ps do marketing, a praça, abrange tudo aquilo que está relacionado com a localização.

Assim como o preço, essa variável influencia diretamente na segmentação do público e, muitas vezes, é a grande responsável por boa parte dos problemas que assombram os organizadores de evento.

Na hora de definir o local, é fundamental considerar pontos como:

  • tamanho e adequação do espaço à quantidade de pessoas esperadas;
  • condições das instalações, sobretudo em eventos de maior duração;
  • o que está incluso ou não incluso no aluguel do espaço;
  • acesso à rede de transporte público e disponibilidade de vagas.

Mas lembre-se: a relevância de cada um desses fatores variará de acordo com o seu público e com a proposta do seu evento! Um local isolado e de difícil acesso dificilmente funcionará para uma palestra de poucas horas, mas pode ser a opção ideal para o retiro de uma semana.

4. Promoção

A promoção é o último dos 4 Ps do marketing e contempla todas as ações e materiais voltados à divulgação do seu evento, do logotipo à fachada.

Ao traçar a estratégia de divulgação do seu evento, tenha em mente quem é o seu público e onde encontrá-lo. Um evento científico, por exemplo, dificilmente precisará investir em meios de comunicação de massa, uma vez que o seu público é restrito e extremamente segmentado. Uma grande festa popular, por outro lado, pode se utilizar de outdoors, anúncios em rádio e mídia out of home para chegar ao seu público-alvo.

Para gerar expectativa e engajar o seu potencial consumidor, aposte no marketing de conteúdo e abuse do poder das redes sociais para divulgar a relevância do tema abordado, a qualidade da programação, os diferenciais do evento e os palestrantes.

Mas nada de revelar todas as informações de uma só vez, hein? É importante definir um cronograma e divulgar os detalhes aos poucos, para não sobrecarregar a sua audiência. Uma campanha de e-mail marketing e a utilização de plataformas e aplicativos também podem ser explorados para otimizar o seu evento e gerar engajamento!

E então, entendeu como utilizar os 4 Ps do marketing no seu evento? Agora, que você já está por dentro do assunto, não deixe de compartilhar o nosso artigo em suas redes sociais e ajudar outras pessoas a produzirem eventos cada vez melhores!

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